quarta-feira, 30 de agosto de 2017

VIVENDO O TEMPO DE GRANDE ALEGRIA

VIVENDO O TEMPO DE GRANDE ALEGRIA


Mt 1:22-23.
“Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”
Você vai se preparar para um NOVO TEMPO, um tempo poderoso, de grande alegria, onde com certeza o Senhor se manifestará em sua vida, trazendo as bem-aventuranças, grandes realizações e conquistas.
Alegria, segundo definição do dicionário é: Contentamento, júbilo, prazer, regozijo, divertimento, festa. Salmo 16:11 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.”
Mateus relata os acontecimentos onde Maria e também José receberam o anúncio do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, aquele que traria a verdadeira alegria à sua vida.
 Porém o diabo nosso adversário, tenta sob todas as maneiras roubar a verdade da palavra de Deus em você e busca através de suas estratégias retirar esta alegria do seu coração.

COMO AS PESSOAS PODEM SER ROUBADAS NA SUA ALEGRIA:


1-ATRAVÉS DA INDISPOSIÇÃO – Quem é indisposto, perdeu a alegria da prontidão para realizar. Tudo para ele é problema e já não tem mais a motivação para fazer.
2-ATRAVÉS DA INCERTEZA EM RELAÇÃO AO FUTURO – É aquele que vive na dúvida, cercado no temor. Ao perder sua alegria, deu lugar aos sentimentos enganosos do seu coração, e vive então, escravo deles.  
3-PERMITINDO A AMARGURA DO PASSADO – A perda da alegria traz para as pessoas a angústia, a aflição, o desgosto. É a ausência do prazer de viver.
4-DESCONTENTAMENTO – Muitos se tornam murmuradores, pois não tem autoridade sobre as lutas e dificuldades, não conseguem entender os propósitos de Deus em todas as situações nas nossas vidas.


O TEMPO DA ALEGRIA VEM PARA A TUA VIDA:

1º QUANDO VOCE ENXERGAR COM A ÓTICA DO REINO DOS CÉUS.

Mt 6:22 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;”
A queda trouxe para o homem a malignidade do descontentamento – tem tudo pra ser feliz, mas… (síndrome do filho pródigo e do irmão dele).
Você tem tudo – casa, família, amor, uma Igreja Apostólica, um Deus de poder que te ama e te acolheu… Ainda que você não tenha algo que deseja, poderia ser pior.
Enxergue ao teu redor, daquilo que você não tem hoje, Deus já te cercou com a promessa do futuro.
BONS OLHOS – Seria não ver defeito nas pessoas? Não!
 Os olhos saudáveis vêem qualidades e também defeitos, eles vêem tudo, e com clareza, porque estão bons. Os olhos quando estão doentes, sem foco, embaçados, trocam o certo pelo errado.
Quando o Sr. Jesus disse para vigiarmos Ele queria dizer: “olhe em sua volta e cuide da sua vida.”  Vigia-se exatamente com os olhos, por isso eles precisam estar saudáveis.
Agora, onde está a cura para olhos? A cura é o colírio de Apocalipse 3:18.
Apocalipse 3:18 – aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

Bons olhos não tem nada haver com sentimentalismo ou bondade, mas se refere à ver nitidamente a diferença entre o certo e o errado.

2º QUANDO VOCÊ QUEBRA A MALIGNIDADE DO PECADO E DOS VÍCIOS DA CARNE.

Salmo 31:10 “Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.”
Pv 15:13 “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.”
Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria.
A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor ou pelo excesso de tédio; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste.
É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
A tristeza pode ser a consequência de emoções como o egoísmo, a insegurança, a baixa autoestima, a inveja, o medo e a desilusão. São emoções que, quando não são tratadas logo, podem terminar gerando tristeza, ou em casos extremos a depressão nervosa; dependendo do estilo de cada pessoa, a pessoa pode desenvolver um instinto negativo (vingança, raiva).
A Palavra é tão tremenda que Deus coloca a alegria como uma lei espiritual. A tristeza é uma maldição – não é algo normal. A tristeza muitas vezes é uma maldição hereditária que vem de geração em geração.
 Para muitos a tristeza se torna um vício – vício de reclamar, de criticar, de arrumar defeito, de se indispor – em resumo, a pessoa sempre encontra um motivo para estar triste.  O mandamento do Senhor É: Fl 4:4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” 

3º QUANDO VOCÊ APRENDE A FALAR DE COISAS QUE TRAZEM ALEGRIA. (BOAS NOVAS)

1 Jo 1:3-4 “o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4 Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.”
Às vezes as pessoas agem como religiosos. Começam a classificar as bênçãos como “a bênção grande ou a bênção pequena” e até só escrevem um testemunho quando estas pessoas classificam que a bênção foi grande. Tem uns que até falam: “estou esperando acumular para contar”.
Tudo o que Deus fizer, qualquer conquista em sua vida é um grande milagre – pare para pensar, não era nem para nós estarmos aqui. E INAUGURANDO ESSE TEMPO DE GRANDE ALEGRIA:
VOCÊ ESTARÁ CAPACITADO PARA ENFRENTAR GRANDES DESAFIOS, POIS A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA; VOCÊ RECEBE A MISERICÓRDIA E PROTEÇÃO DE DEUS TODOS OS DIAS; VOCÊ TERÁ CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO ACIMA DA SUA PRÓPRIA EXPECTATIVA. TEMOS A CERTEZA QUE O NOSSO AMANHÃ SERÁ DE GLÓRIA EM GLÓRIA E DE VITÓRIA EM VITÓRIA.


terça-feira, 22 de agosto de 2017

VIVENDO O IMPOSSÍVEL

 VIVENDO  IMPOSSÍVEL


Ne 6.15-16 – “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. 16 Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra.”

O feito de Neemias era algo impossível. Todas as oposições, todas as ameaças, o povo despreparado, enfim, realizar a obra em 52 dias, era a realização de um impossível. Se o comando da situação estivesse nas mãos do inimigo, certamente a obra não se completaria.
A condição de domínio, o governo, foi exercido por Neemias, pois o comando estava em suas mãos! O inimigo não ditava as regras, mas Neemias ditava o compasso e a velocidade da obra.
QUEM VAI DETERMINAR SE A OBRA NA SUA VIDA ACONTECERÁ NO PRAZO DETERMINADO, NÃO SÃO AS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS VOCÊ, NO EXERCÍCIO DO DOM DE GOVERNO!
Significado de Governar: Administrar, governar o país com firmeza e sabedoria, reger, dirigir, ter autoridade, regular o andamento, conduzir.
QUEM REALIZA O IMPOSSÍVEL? DEUS OU EU?
O religioso crê que só Deus faz o impossível. Então por que os religiosos não vivem o impossível? Por que Deus não faz, ou por que Deus não age nele?
Há alguns anos atrás surgiu um livro: Os supercrentes! Foi uma tentativa religiosa de dizer que os cristãos estavam se sentindo muito poderosos, foi uma crítica. A religião tenta refutar tudo que ela não pode viver, e sempre tenta ridicularizar o que ela não é capaz de fazer.
Se Deus habita em nós para que façamos apenas o que é possível, então por que temos Deus? 
Saiba que a obra que Deus te deu é impossível, Deus nos chamou para viver o impossível, sempre!
(1 Co 2.9 – ) (Sl 60.12)
Deus realiza o impossível, e nós somos agentes de Deus. Exercer o dom de governo é saber que na hierarquia espiritual Jesus é o cabeça, nós somos o seu corpo, e o inimigo está debaixo dos nossos pés.
QUANDO SOMOS DOMINADOS PELO
IMPOSSÍVEL:
Deixamos de exercer o governo;
Somos paralisados;
Somos derrotados antes de lutarmos;
Não temos voz de comando;
O Inimigo se assenhora da situação e toma o domínio.
Neemias, apesar de todas as oposições, nunca foi governado. Ele governava tudo: sentimentos, dificuldades, e o próprio povo. Deus governa quando eu, que sou o Seu corpo, não desfaleço, mas me disponho a governar.

COMO EXERCER ESSE GOVERNO E REALIZAR O IMPOSSÍVEL?

TOME AS RÉDEAS DA SITUAÇÃO – 
2 Sm 8.1 – “Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole.” – Como Davi, é necessário sempre sujeitar os filisteus e tomar as rédeas da situação. 
Muitos não conseguem ter o comando pois são sujeitados aos filisteus, dependem de opiniões, dependem de pessoas, dependem dos seus sentimentos. Outros vivem atrás de sinais, vivem inseguros, esperam mil confirmações.
Há quem demore anos para tomar uma decisão e dar um simples passo. Tome as rédeas! Sujeite o que sempre te sujeitou. Quem tem as rédeas nunca será comandado pelas circunstâncias, nem pelos seus sentimentos doentios, mas sempre terá convicções na palavra, na promessa.
Há ainda os que não tomam as rédeas por medo! Vão deixando a coisa acontecer para ver no que é que dá. Tudo que você não comanda vai dar mal, pois o diabo tentará comandar.
Tome as rédeas! Davi exercia o governo desde de sua meninice. No desafio de Golias, um passou para o outro, o rei deixou para o exército, o exército deixou para o general, o general deixou para o rei, e Davi tomou para si o desafio.
DECLARE COM FÉ: “DEUS QUER HOMENS QUE TOMEM AS RÉDEAS, PARA QUE REALIZEM IMPOSSÍVEIS PELO SEU PODER. “

COMO EXERCER ESSE GOVERNO E REALIZAR O IMPOSSÍVEL?
MANTENHA A PALAVRA PROFÉTICA FIRME EM TUA BOCA –
(Js 3.12-13)
(Js 4.1-3 E 11-14)
Deus fez milagres através de Josué. Ele governou o povo com o governo apostólico. Era necessário ser respeitado, Moisés era morto e o povo confiava em Moisés. Muitos no meio do caminho começam a fraquejar. Desistem da promessa.
QUEM GOVERNA MANTÉM A PALAVRA. O rio Jordão vai abrir, andem! Estamos andando, mas ainda não abriu! Vai abrir! E se não abrir! Toquem os pés e ele se abrirá!
Há pessoas que perdem o governo e não realizam impossíveis porque não mantém na sua boca, viva a palavra que Deus lhe deu, escolhem outro caminho, não são convictas na promessa, nunca vêem o rio se abrir, pois, sempre desistem antes.
O povo não lhes dá crédito, pois sempre diminuem seus desafios de acordo com o crescimento de sua incredulidade na palavra. Mantenha essa palavra viva na tua boca e vá, e governe, o impossível vai acontecer.

COMO EXERCER ESSE GOVERNO E REALIZAR O IMPOSSÍVEL?
NÃO TENHA MEDO DE ENFRENTAR O DESAFIO –
(I Rs 18.19 e 22.-24)

Eram 450 profetas contra Elias. Quem governava? Quem estava acima de quem?
Quem é você?
Quem é maior, o que está em nós ou o que está no mundo? 
O impossível é tudo aquilo que o diabo esconde atrás dos teus medos. Nada é impossível diante da Igreja. Elias exerceu este governo, e o impossível se tornou possível. Na verdade, sempre foi possível, no Espírito, sempre foi possível.
O milagre apenas esperava por um homem que encarasse o desafio e não fosse governado pelo medo, mas governasse desafiando o inimigo. Desafie seus limites, desafie seus medos, não seja governado pelos profetas de Baal, nem por Jezabel. Governe, e realize impossíveis.
CONCLUSÃO
Gn 1.28 – “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”
Assuma a sua postura de servo de Deus ungido. Desfaça tua religiosidade. Exerça o dom de governo e o Senhor te levará a viver impossíveis.


terça-feira, 15 de agosto de 2017

QUEM VEM PRIMEIRO?

 QUEM VEM PRIMEIRO?

 QUEM VEM PRIMEIRO


Provérbios 3.5-10
Confie no Eterno do fundo do seu coração; não tente resolver tudo sozinho.
Ouça a voz do Eterno em tudo que fizer, aonde for. Ele manterá́ você no melhor caminho.
Não pense que você sabe tudo.
Corra para o Eterno! Fuja do mal!
Seu corpo irradiará saúde,
seus ossos irão vibrar de tanta vida!

Minha religião consiste em uma admiração humilde do espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com nossa mente frágil e finita. — Albert Einstein

Honre o Eterno com tudo que você possui: dê a ele o primeiro e o melhor. Seu celeiro se encherá até não dar mais, seus barris de vinho transbordarão.
Quem ocupa o primeiro lugar na sua vida? Seu trabalho? Seu passatempo favorito? Dinheiro? Lazer? O que está no topo?
Historiaà Quando somos jovem, com frequência falamos o que não devemos. Nunca vou esquecer-me de uma ocasião, em um estádio lotado, quando acompanhei Billy Graham até o púlpito, no início de uma campanha evangelística em outro país. O oficial de polícia designado para escoltar o sr. Graham nos acompanhava, e então, em um arroubo de entusiasmo, eu lhe disse: “Se não tomar cuidado, vamos fazer você se tornar protestante”. Billy virou-se para o homem com um sorriso gentil e disse: “Não, nós não vamos fazer isso. Mas eu espero que possamos ajudar você a encontrar Deus”.
Você já encontrou Deus? Ele o tem procurado por toda a sua vida. Mas você deve se lembrar de que Deus é um cavalheiro; ele não o irá forçar. Você precisa convidá-lo. E há um segundo passo em qualquer relacionamento, adquirir intimidade e amizade que ultrapassem o nível superficial.
        Você tem intimidade com Deus? Uma intimidade tal que permita que você creia que Deus vai cuidar dos seus interesses, de modo que você não precise fazê-ló?  De fato, todos lutamos para estabelecer prioridades e nos apegarmos a elas. Mas você já se decidiu quanto à prioridade que quer dar a Deus na sua vida? A sabedoria de Provérbios a firma que, se Deus estiver no topo, tudo o mais estará́ no lugar certo.  Já testei essa promessa na minha vida e posso dar testemunho de sua veracidade. Deus sempre cumpre sua palavra. Nós falhamos, mas ele nunca falha.
VERDADE REVELADORA: Decida pôr Deus antes de qualquer outra coisa na sua vida.

O coração a sede das emoções.
A felicidade de um homem nesta vida não consiste na ausência, mas no domínio de suas paixões.

Provérbios 4.23-27.
Vigie sempre os seus pensamentos: deles depende a sua vida!
Não se distraia com conversas maldosas; evite a falsidade, mentiras e fofocas.
Mantenha os olhos fixos à frente; não se distraia com coisas fúteis.
Olhe sempre por onde anda,
e que o chão onde pisar seja bem firme.
Não olhe nem para a direita nem para a esquerda: e que bem longe da maldade.
O mundo ocidental considera o coração como a sede das emoções. Mas não é assim em outras culturas. Por exemplo, na África considera-se o fígado como tal. Portanto, na África você não deve dizer “acalme seu coração”, mas “Não deixe seu fígado nervoso”. Não são as palavras, mas o significado que o escritor de Provérbios quis transmitir no capítulo 4. Guarde o seu coração.
Suas emoções são uma força poderosa. Você as controla, ou elas o controlam? Suas paixões podem ser a fonte de muitos males. Ao mesmo tempo, um grande bem pode ser feito se o foco do seu coração estiver corretamente direcionado.
Deus legou-nos um conjunto de orientações perfeitas e confiáveis em sua Palavra que direcionarão nossa vida, se dispusermos nossas paixões a sua autoridade. Mas isso exige uma decisão que precisamos realizar na teoria antes do teste prático. A espontaneidade moral é terreno fértil para o fracasso ético. A oração pode desempenhar um papel importante ao nos ajudar a predeterminar nosso comportamento enquanto encaramos os desafios da vida.
Se formos sábios, controlaremos nossas emoções por intermédio da vontade e do intelecto. Nós o faremos se pensarmos nos nossos valores e princípios antes que a adrenalina comece a pulsar.
Já vi líderes perderem sua reputação e autoridade moral em um estalar de dedos. Você pode destruir algo que levou muito tempo para construir em questão de segundos se permitir que suas paixões o dominem.
VERDADE REVELADORA: Dê seu coração a Deus e canalize suas paixões em direção ao seu crescimento pessoal.
Mantendo um lar firme
A ferramenta de persuasão mais importante de todo o seu arsenal é a integridade.

Provérbios 5.21,22
Lembre-se de que o Eterno não perde um movimento seu: ele está atento a cada passo que você dá.
A sombra do seu pecado virá sobre você, e você se verá perdido na escuridão.
O que uma pessoa faz em sua vida particular é uma indicação forte do que acontece em seu coração. E o que poderia ser mais particular que o relacionamento que você tem com a sua esposa? Se um líder é infiel a seu cônjuge, é infiel a todos que o seguem. Isso é assim porque o relacionamento conjugal é a base de todos os outros relacionamentos que temos na sociedade e que refletem nosso caráter.
O casamento é uma promessa que põe os interesses de outra pessoa acima dos seus. A liderança, assim como o casamento, é tanto uma responsabilidade quanto um privilégio e é baseada em confiança adquirida ao longo do tempo por meio de trabalho árduo. Se um seguidor não pode confiar em você, quem o fará?
VERDADE REVELADORA: A integridade começa no lar. Aprenda a ser uma pessoa de palavra e apegue-se ao seu compromisso ainda que você não sinta mais nada.


terça-feira, 8 de agosto de 2017

RECEBENDO CURA

 RECEBENDO CURA

“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.” 
É muito comum esse estado de dor para uns e festa para outros, pois Jerusalém estava em festa, e Jesus subiu para Jerusalém. Não é incomum Jesus participar de festas bíblicas, ou seja, algumas vezes foi registrado a presença dele, porém, em sua infância, quando fez seu bar mitzvah, e a cada ano seus pais subiam a Jerusalém para as festas, agora, pois já tinha mais de trinta anos, ele estaria indo sem seus pais, sendo que uma multidão fez a mesma rota que ele, pois saíam de todas as cidades em Israel e mesmo de outros países para as festas em Jerusalém, por haver dificuldade de saber o dia certo das festas, se sabia a época, mas não os dias, por ser definido pelas luas, sendo assim, os sacerdotes que anunciavam, e para que soubessem das festas, acendiam fogueiras que eram repetidas a distância de cada aldeia e tocavam o shofar, isso anunciava que Jerusalém estava em festa, pois agora teriam os sete dias para chegar as festas. 
Muitos faziam aquele trajeto, entravam pela porta das ovelhas, passavam pelo tanque de Bethesda e entravam em Jerusalém em direção ao templo, antes de mais nada é importante saber que essa porta agora tem outro nome, chamada porta do leão, pois no profético sabemos que Jesus entrou ali como cordeiro, como ovelha mas saiu como um leão. O nome porta das ovelhas é porque era onde se tinha a maior concentração de ovelhas em currais, inclusive para os sacrifícios que aconteciam nas festas, era uma espécie de porta necessária, de passaporte para as festas, era um lugar sujo por natureza pela concentração de animais no lugar, Jesus passou por ali, mas enquanto alguns se concentravam no tipo de sacrifício que iriam levar para o templo, Jesus se concentrou na dor de alguém, ele decide olhar para aquele paralítico, cujo texto diz que estava ali a 38 anos esperando ser curado. 
Eis a questão, esse ambiente ainda se forma em nosso tempo, aqui alguns estão em festa, alguns estão em dores, só que nada garante que você que está em festa hoje não esteja em dores amanhã, mas tenha certeza que você que está em dores hoje não esteja em festa amanhã.
A porta era das ovelhas, o tanque era da misericórdia, porém, veja que havia nesse lugar uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos, o lugar contradiz ao público presente, parece que essas ovelhas não tinha pastor e que essa casa não tinha misericórdia.
1O) A presença de Jesus transforma realidades.
A condição do povo que estava lá contradiz ao que diz sobre o lugar.  Para chegar na festa você passará pelo portão da dor. Tudo aquilo que é contradição na sua vida quando Jesus chegar será uma realidade. 
A porta era das ovelhas, o tanque era de misericórdia, quando Jesus chega aquelas ovelhas que sofriam ganharam um pastor e aquele tanque que não tinha nada de misericórdia se tornou a casa da misericórdia, tudo aquilo que é só profecia em sua vida quando chega Jesus será real.
Eu não tenho dúvida ainda mais em um contexto de festa que muitos davam esmola para aqueles que sofriam, mas digo, que ele parou, ele se importou, ele se envolveu. Não sei o que é pior, ser este que sente dores e ver aqueles que estão indo para festa sem sentir a dor daquele que está sofrendo ou ser aquele que está indo para a festa sem se preocupar com o ambiente de dor, não sei o que é pior.
Enquanto uns festejam outros sentem dores e enquanto alguns sentem dores, outros festejam. Mas tem um que está indo para a festa mas decide parar em um ambiente onde pessoas estão sentindo dores, Só ele que para.
2o) JESUS ME VÊ.
“ Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado?” João 5:6. Uma das perguntas que os comentaristas fazem nesse texto é porque Jesus não curou outros doentes, sendo que o evangelista relata que haviam muitos doentes naquele lugar. Uma tradução diz: vendo este deitado.
Quando Jesus se revela para alguém, Ele não revela para outros porque ele parou para este, Ele pode se revelar a pessoas específicas sem se revelar a todos. 
Em uma casa, uma família vemos isso acontecendo, em uma igreja, pois, há tantos que precisam de sua misericórdia hoje, mas enquanto estamos tomados por nossas crenças que nos paralisam, ficamos esperando do tanque tendo a fonte do nosso lado. 
Este não sabe que aquele parou por causa dele, era o dia dele. E sabendo que estava neste estado a muito tempo como relata João 5:6. Quando Jesus subiu para Jerusalém, ele tinha doze anos e aquele paralítico já estava lá, pois como lhe disse, a porta das ovelhas era um caminho necessário para ter acesso ao templo e comprar seu passaporte, seu animal para o sacrifício. Ele estava lá a 38 anos quando Jesus o curou, porém, já fazia pelo menos 20 anos que Jesus o via naquela condição, pois diz o texto que já haviam 38 anos. 
Jesus sabia que ele estava neste estado a muito tempo, mas porque não aconteceu antes, porque não havia chegado o tempo. Ele fará as coisas no tempo dele, veja que ele passou pela porta das ovelhas e o paralítico estava lá. Não adianta você tentar resolver aquilo que Deus decidiu resolver para você. Jesus já tinha visto ele lá várias vezes e muitas festas, com 18 anos, com 21 anos, com 25 anos, agora com mais de 30 anos.
Daqui a pouco eu volto, ou algo parecido estava sendo dito ali, pois não foi só o paralítico que esperou 38 anos, mas Jesus que por mais de 20 anos o viu ali, esperou por esse momento. Ele não olha hoje, ele já está olhando a muito tempo. 
3O) SEMPRE TEM ALGUÉM PARA NOS AJUDAR.
Eu não tenho ninguém - João 5:7: “Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim". Mas alguém o levou até o tanque, alguém teve que carregá-lo até lá, pode ser que ele não tinha alguém para levá-lo as águas, mas alguém já o conduzia até aquele ambiente. 
Alguém te trouxe até aqui. Tem gente que desqualifica aqueles que já fizeram, desconsideram o que foi feito por ele, por se encontrarem ainda na mesma condição não significa que não tenha passado pessoas por sua vida que merecem ser lembradas, não tenho ninguém, um sentimento que paira na alma de muitos. 
‘Enquanto eu vou’. Veja que ele se arrastou várias vezes para o tanque, porém, a fonte se encontra ao seu lado, porque o tanque vem dos homens, a fonte vem de Deus. Ele foi curado e tomou seu leito e andava, e aquele dia era sábado. 
Ele se arrastou algumas vezes até o tanque, mas não chegou a tempo, como ele, você tem se arrastado até pessoas, ou estruturas esperando uma oportunidade, mas a fonte está ao seu lado. 
O que fora curado não sabia quem era. João 5:13: “O homem que fora curado não tinha ideia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.” Veja que após ser curado, esse homem põe o leito na cabeça e sai andando pela rua em pleno sábado, sendo que um dos adendos da lei é que no sábado não se pode carregar nada de fora para dentro de casa ou de casa para fora de casa, assim, os religiosos o confrontaram de fazer tal coisa. 
A resposta dele é ótima, pois ele diz que só estava carregando a cama, o leito, porque aquele que o curou mandou carregar - João 5:11: “Mas ele respondeu: "O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ " Pode não fazer sentido, mas quem mandou foi quem o curou, então faz sentido. 
O mesmo que me curou me disse - Toma teu leito e anda. O mesmo que me curou me deu um sentido para viver, levantar, tomar o leito e andar, pois aquele que te curou, que te salvou, o que mais ele disse? Porque as pessoas não vão te questionar pelo que Ele fez em você, mas eles o farão quando você fizer o que Ele disse para fazer. 
O que ele fez não era o problema, mas o que ele disse sim, pois queremos seus feitos, mas rejeitamos sua palavra, queremos a cura, mas não queremos carregar o leito, porém, o que Jesus queria ensinar é que aquilo que te carrega será carregado por você. 
Aprenda que o exercício da obediência será resistido. Quem te curou? As pessoas não querem só saber o que ele fez, mas quem fez, pois não glorificamos o que foi feito, mas quem fez.
Ele foi curado, mas não havia sido salvo. João 5:14: “Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça". Veja que mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe dá um alerta para que não aconteça algo pior, mas me diga uma coisa, o que seria pior do que ficar 38 anos esperando uma cura? Te digo, a eternidade no inferno, não pense que o que você vive hoje é o pior, mas sim uma vida sem Jesus, isso sim será pior.


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Fé, a Chave Para o Milagre

 Fé, a Chave para o Milagre

Mc 5.21-43.
A fé é o caminho que nos conduz ao milagre. É a chave que abre a porta para o sobrenatural. Se você tem uma chave, mas a usa na porta errada, não conseguirá resultado. Assim também é a nossa fé, ela deve ser colocada exclusivamente em Deus. Não é o homem nem a religião que poderá lhe levar ao milagre que mudará a sua história, mas o Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Ele está sempre disposto a agir na vida daqueles que n’Ele confiam (Na 1.7).  7 O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,

1.  EM BUSCA DO MILAGRE
O texto bíblico desta ministração nos apresenta a história de um homem e uma mulher que enfrentaram obstáculos para receberem o milagre de Jesus. A fé os levou a ver o sobrenatural de Deus acontecer em suas vidas.
O relato bíblico nos fala que assim que Jesus aportou nas margens do Mar da Galiléia, uma multidão de pessoas começou a formar ao Seu redor, e se tornou tão numerosa que Jesus era seguido e comprimido por ela.
Naquele momento, aproximou-se de Jesus um homem, principal da sinagoga, por nome Jairo, e prostrou-se aos Seus pés a implorá-Lo para ir até a sua casa onde sua filha, enferma se ultimava. Naquele mesmo momento, uma mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, “ouvindo falar de Jesus (vs. 27)”, aproximou-se d”Ele dizendo: “se tão somente tocar na orla dos seus vestidos, ficarei curada” (vs. 28). E, vindo por detrás, entre a multidão, tocou em Jesus, ficando imediatamente curada.
2. O MILAGRE DA FÉ.
Muitas vezes estamos em meio a um problema onde tudo parece nos sugerir que não haverá solução, que não há mais esperança. Entretanto, os que andam pela fé, não dependem do que vêm ou sentem. É preciso crer que Deus fará o milagre. Em outras palavras, ter a certeza de que Deus agirá sobrenaturalmente, ainda que as circunstâncias não apontem para isto. Se você quer um milagre, precisa crer de todo o seu coração que Deus pode intervir a seu favor.
Após curar a mulher do fluxo de sangue, Jesus voltou para Jairo para com ele ir ter com sua filha que morria. Alguns, vindos da casa de Jairo, trouxeram-lhe a triste notícia: “sua filha está morta, não incomodes mais o Mestre” (vs. 35). Ao ouvir estas palavras, Jesus, olhando para Jairo, disse-lhe: “não temas, crê somente."
A Palavra de Deus é que alimenta a fé em nosso coração (Rm 10.17). Não devemos temer as más notícias, nem aceitar as palavras negativas que alguém, nos nossos momentos de adversidades, libera sobre nós. Não podemos ficar incrédulos diante da realidade dos fatos, mas crer, apesar das circunstâncias, que o milagre acontecerá.
Chegando à casa de Jairo, Jesus “viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam”(vs. 38). Na busca por um milagre de Jesus, podemos enfrentar obstáculos. A grande questão é como vamos reagir diante deles. Confiando no Senhor da ressurreição, ou nos entregando ao desespero.
Nenhum problema é maior que nosso Deus. Na cruz, Jesus “tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si…” (Is 53.4-5). Na cruz, Jesus venceu a morte.
Ao dizer: “a menina não está morta, mas dorme” (vs. 39), os que choravam e pranteavam se puseram a rir de Jesus. Diante da incredulidade deles, levando consigo somente os que criam, Jesus entrou no quarto onde estava a criança morta e operou o milagre da ressurreição.
CONCLUSÃO
Os milagres acontecem quando usamos a chave para abrir a porta dos céus – a fé. A porta é Jesus. É através do nome de Jesus que abrimos portas no mundo espiritual, mudando situações adversas.