quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

MUDANDO O REGISTRO DE FÉ


 MUDANDO O REGISTRO DE FÉ


Você está lidando com coisas novas, com sentimentos novos. Isto é Mudança! Deus está mexendo com você!
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações (Ato de prensar, opressão, aflição, angústia), sabendo que a tribulação produz (Transformar, modelar, preparar) perseverança; (Estabilidade, constância, pessoa que não se desvia do seu propósito, que espera pacientemente por algo ou alguém) e a perseverança, experiência; (Pessoa de caráter aprovado, pessoa de valor) e a experiência, esperança.(Regozijo e expectativa confiante, expectativa) Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:3-5.
Estamos lidando com coisas novas, com sentimentos novos, com situações que nunca lidou com elas. O fato é que ainda nem sabemos do que se trata ou que nome dar a esse novo momento de nossas vidas. Mudança! Esta é a palavra, Deus está mexendo com você, porém antes de pedir para o Senhor tirar de um ambiente de sofrimento e dor, peça a Ele para vir onde você está, porque até o inferno virou um céu por três dias quando Jesus desceu lá para proclamar, Kerigma aos espíritos que estavam em prisão que ele venceu – I Pedro 3:19.
O que eu quero dizer é que antes de você chamar um acontecimento em sua vida de uma tormenta ou tempestade, veja se não é o Senhor mudando seu registro de fé. “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação,” (II Coríntios 4:17)
Aqui vamos entender o poder de ressignificar as coisas, de mudar as referências que carregamos a respeito do que nos dá prazer e o que nos promove dor, vamos perceber que assim como o Apóstolo Paulo chega a dizer que se gloriava nas tribulações, ou em outra passagem que ele chama a tribulação de leve e momentânea, enfim, vamos aprender a ressignificar as coisas, a dar outro sentido para aquilo que nos oprime, vamos descobrir a força que cada elemento negativo pode produzir positivamente uma mudança em nós.
O texto aqui fala de uma produção, assim como a azeitona colocada em uma prensa entrega seu azeite, assim, o melhor de nós pode ser exposto a partir de uma dificuldade, vamos ressignificar as coisas em nossa vida. A tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência, a experiência produz esperança é a esperança preenche nossos vazios. Veja que o que importa é o que essa tribulação produziu em você, pois o problema é passar por tudo que passou e não ter tirado nenhum proveito, a questão é doer sem um propósito, sem produzir, sem nascer nada.
Nosso cérebro em todo tempo quer formar padrões, sendo difícil tratar de coisas fora dos padrões que foram criados, veja que o apóstolo Paulo nos dá o entendimento que ele ainda não havia alcançado seu propósito, mas que estava redirecionando suas estratégias, porém o alvo, o prêmio continuavam os mesmos. O destino não mudou, mas as estratégias sim.
1ª) Mudando a estratégia - O alvo e o prêmio eram os mesmos, mas houve um redirecionamento de estratégias. Davi tinha um plano, uma estratégia para trazer de volta a glória de Deus. Ele estava trazendo de volta a redenção, renovação, restauração, mas no meio da sua jornada, ele foi redirecionado, veja que a promessa de Deus continua em sua frente, o destino não mudou, mas o método mudou.
Não queira ficar na frente da arca da glória de Deus, não queira dar direção para o que Deus vai fazer, pois nosso Deus é um Deus de redirecionamento, às vezes vamos precisar desacelerar e esperar no Senhor, reciclar e fazer as coisas de novo. Estamos muito propensos a dizer o que Deus tem que fazer e não adequar-se aos que Deus planejou. Na muralha de Deus nós é que temos que nós moldar ao buraco não o buraco à nós.
Deus nos permite saber seus planos desde o início, quando a crise se apresenta, Ele tem um plano para te tirar dela, pois quando você sabe o plano de Deus, mesmo que as coisas deem errado, Deus continua tendo um plano, você precisa estar disposto a ser reescrito, ser redirecionado.
Seja humilde e esteja disposto a mudar. Ninguém pode humilhar o que já é humilde. Quando Davi entendeu que precisava mudar a estratégia, ele foi humilde para mudar. Esteja disposto a mudar de plano se for necessário, não esteja engessado. Mude seu ritmo, mude sua posição. Você é a pessoa certa, mas talvez algumas coisas erradas precisam ser tiradas da sua vida.
Elias estava tão acostumado a ver descer fogo do céu que até quando os capitães tentaram prendê-lo, o fogo vinha fácil, segundo o comando do profeta, e os consumia. Mas quando ele precisou alterar o registro da fé, a situação mudou como II Reis 1:9-15 nos conta. No texto de I Reis 18:36-38, ele orou para descer fogo do céu no altar no monte Carmelo e em I Reis 18:42-43 o Senhor mudou o registro da fé dele. Elias precisou de ajuda. Ele precisou de um discípulo para aquele novo momento. Não tenha medo de novos desafios, Deus pode estar te moldando para outra etapa de sua vida. Elias já tinha provado que podia fechar o céu, mas o mesmo que Deus usou para fechar, agora está usando para abrir. Deus quer mudar o registro da sua fé!


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

SAINDO DA ZONA DE CONFORTO


SAINDO DA ZONA DE CONFORTO

Provérbios 4:18.
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Vamos começar declarando: Eu declaro que vou crescer, minha vida vai mudar, minha fé vai aumentar!
Você precisa entender que, Deus não quer somente que tua fé cresça. Pedro caminhou sobre as águas, e mais tarde, sem ele tocar nas pessoas, ficavam curadas, pois a sombra dele era o bastante para curá-las.
Quando a sombra de Pedro curava os enfermos, o nível de sua fé era maior, ele havia crescido, amadurecido e a fé também. Foi uma ocasião especial, e ele precisou usar a quantidade da fé que possuía naquele momento, para poder caminhar até Jesus.
Entenda isto, a fé que Deus dá, serve para que tenhas a capacidade de usá-la, de acordo com as circunstâncias que você está vivendo, em (Atos 5:16.) A necessidade de usar a fé não seria para caminhar sobre as águas, mas sim para curar enfermos, por isso é muito importante saber em que momento devemos usá-la e para que usá-la.
Filipenses 1: 6 – Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

Crescemos quando Jesus pode continuar trabalhando em nós.
Ele tem uma obra para realizar, não somente através de nós, mas primeiramente em nós, e esta obra chama-se transformação. Sabe por que muitos param de fazer a obra de Deus, porque esta obra parou, na vida deles.
João 5:17 – E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
QUAL É A SUA PROFISSÃO ? Médico, pintor, advogado, dentista, pedreiro, cabeleireiro, etc.
VOCÊ SABE QUAL A PROFISSÃO DO TEU PAI CELESTIAL?
A profissão dele é CRIADOR. Se você entrar na fábrica de Deus para buscar aquilo que está necessitando, sabe o que ele vai dizer? Aqui nós criamos coisas, o que não existe, nós podemos fazer. Amém!
Se Deus continua trabalhando, ele continua criando, se o pai cria, você também pode criar, então você vai viver milagres criativos na escola, faculdade, empresa, trabalho, em seu Ministério.
I Corintios 15: 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
A obra de Deus está destinada a CRESCER!
Quero destacar nesta mensagem duas zonas que limitam o poder de Deus em sua vida, e você precisa sair delas hoje:
1ª – ZONA DE CONFORTO – ACOMODAÇÃO
Entenda que a zona de conforto ou acomodação, é um estado de vida, onde nos sentimos acomodados com os resultados que temos obtido, nossas aspirações parecem que já se cumpriram, vivemos aliviados das pressões, não queremos fazer nada porque implica em uma ação!
Quantas vezes somos desafiados, mas ficamos na zona de conforto, já estava andando em santidade, mas volta para zona de conforto do pecado, do conformismo, dos pensamentos impuros, o crescimento pessoal, familiar cessam, as economias secam, a empresa fica estagnada, a cidade já não é importante para Deus, e pela nação já não ora mais. Estas pessoas não querem mais desafios, estão na zona de conforto.
Quero que saiba, você precisa passar hoje para zona da vitória! Sabia que o povo de Israel queria passar do Egito para terra prometida, sem passar pelo deserto? Você tem fé o suficiente para poder sair desta zona de conforto?
Zona de acomodação: Algumas pessoas não gostam das pregações que as desafiam a sair dela, não gostam dos desafios, constroem uma cerca e falam; aqui ninguém entra e ninguém sai!
A zona de conforto é um aparente estado de acomodação, que leva uma pessoa a morte, em vida. É a justificação perfeita para não fazer nada, não crescer, não romper, não viver, é um lugar cômodo, onde nada acontece, pois o que teria que acontecer já passou.
É preciso tirar a mente da zona de conforto. Encontramos na bíblia todo tipo de milagre, podemos entender que existe um mundo, um reino de milagres. Deus está tratando seus filhos, ele mostra através dos milagres, que existe um outro mundo que podemos ter acesso.
Saiba de uma coisa, Deus vive aqui, ele não saiu desta cidade assustado e correndo de medo! Precisamos deixar Deus criar em nós, uma estrutura mental, que ocupem outros pensamentos, que antes não cabiam! Pois TUDO posso naquele que me fortalece…..TUDO é possível ao que crê……TUDO que pedirdes ao meu pai… TUDO! TUDO! TUDO!
Quando Deus quer fazer algo novo, ele nos desafia a buscarmos a Ele com mais ousadia, e alguns dizem, Deus não existe, mas esta pessoas, nem sequer saem da zona de conforto para buscá-lo!

2ª ZONA DE CONFORTO – MEDO:
Mateus 25: 24 – Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
QUEM DEU O TALENTO? DEUS!
Muitos falam, não posso fazer a obra de Deus, tenho muito trabalho, muito serviço, Se você é este tipo de pessoa, Deus fala hoje pra você; egoísta, me deixou de amar, como me amava antes! (Mateus 25: 25-30)


É Comodo as pessoas dizerem não!

Eu tenho medo, então eu vou enterrar o meu talento, o trabalhador desta parábola tentou justificar seus atos por causa das suas emoções, então ele parou em outra zona que se chama, ZONA DAS TREVAS. Entenda hoje, se não nos atrevermos a ultrapassar a zona do medo, podemos parar na zona das trevas, ele não administrou corretamente o que Deus lhe deu, e neste caso específico DINHEIRO!.
A zona de transição é de temor. Algumas pessoas falam, será que Deus está comigo, será que vou conseguir, será que vai dar certo, será que vão me apoiar, será, será, será, e faz uma lista de será. Aí um espírito do MEDO o aprisiona e ele não consegue mais sair dali.
Em Números 13: 32 a bíblia nos mostra que 10 dos 12 homens que foram espiar a terra prometida inflamaram o coração do povo, porque estavam parados na zona do medo, e o que falaram foi: “à terra que passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
Em Números 14:1-4 nos mostra que todos murmuraram contra Moisés e contra Arão. O mais incrível da zona do medo é que, as pessoas não só querem ficar em sua zona de conforto, que é a morte e acomodação, mas querem um líder para levá-las para lá, a fim de mantê-las paralisadas.
Algumas pessoas falam o pastor está errado, Moisés não estava errado, estava correto, estava levando o povo para a terra prometida, os demais falaram, é melhor morrer aqui, ao invés de lutarmos para viver.
Se você está na zona do conforto, precisa passar pelo medo. Deus o criador, continua fazendo! Davi era um pastor de ovelhas e foi transformado em Rei; o Rei de Israel. Lembra do episódio que Davi mata o gigante com uma pedra? Deus é tremendo, ele queria promover seu servo Davi e preparou um GIGANTE!
Declaro que você vai sair da tua zona de conforto hoje, Israel queria voltar à trás, mas Deus colocou inimigos atrás para eles não voltar, chegaram a ter saudades dos pepinos e dos melões, queriam voltar por alhos? Diziam, agora nossa alma se seca, tem somente este maná para comer. Saiba que Deus quer mostrar o mundo que não vemos, eles só viam o maná porque estavam olhando para baixo, por isso não conseguiam ver a terra prometida, porque não levantavam a cabeça.

DECLARE: SOU FILHO DO MEU DEUS, MEU PAI E MEU CRIADOR!
Saiba que quando você passar pela ZONA QUE TE DÁ MEDO, Deus diz, não temas porque eu estou contigo!
Josué 1: 5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

DECLARE! EU ESTOU SAINDO DESTA ZONA DE ACOMODAÇÃO, ULTRAPASSO A ZONA DO MEDO, MINHA VIDA, MINHA FAMÍLIA, MEU MINISTÉRIO, TAMBÉM SAI AGORA, EM NOME DE JESUS.


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A DIFERENÇA ENTRE SER FIRME E NÃO SER FIRME


  A DIFERENÇA ENTRE SER FIRME E NÃO SER FIRME



Mateus 7:24-27 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.
Umas das maneiras das pessoas se referirem a Jesus era “Mestre”. Certamente Ele era digno de tal fama, pois, desde muito cedo, se destacou não somente por causa de sua grande habilidade com as Escrituras Sagradas, mas também pela capacidade de transmitir para os outros suas idéias e defendê-las. Era, portanto, um grande professor.
A Bíblia nos fala que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus; diz também que a fé sem obras é morta. Daí a preocupação de Jesus sobre o que as pessoas faziam com o ensinamento que estavam recebendo dEle. Elas estavam ouvindo e praticando?
Ele compara esse processo de firmeza ao alicerce de uma casa: quanto mais consistente for esse aprendizado, mais sólidos e seguros serão esses alicerces contra as adversidades próprias da vida. Diferenciar uma pessoa firme de uma que não é firme baseando-se em um alicerce de casa facilita muito para nós o entendimento e a comparação dessas duas edificações.

CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA FIRME – versos 24-25 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
1.         Ouve a Palavra.
Existe uma diferença entre escutar e ouvir. Ouvir indica que a pessoa realmente está prestando atenção no que é falado e essa é uma característica de uma pessoa focada e que realmente tem interesse no assunto. Precisamos fugir das distrações e fitar nossos olhos no que realmente o Senhor Jesus quer nos ensinar. Só assim teremos compreensão e seremos capazes de raciocinar a respeito daquilo.

2.         Pratica.
Muitas pessoas detêm grande conhecimento sobre a Bíblia, mas são incapazes de colocarem em prática tudo que aprenderam. João nos fala em uma de suas cartas que, o que pratica a Palavra de Deus o ama, portanto, colocar em prática aquilo que você tem aprendido da Palavra é prova de amor a Deus.
3.         Não cai.
A consequência de ouvir e praticar a Palavra é que você fica cada vez mais consolidado, seu alicerce será como uma rocha e, por isso, você permanecerá de pé diante de adversidades ou ventos de doutrina.

CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA QUE NÃO É FIRME – versos 26-27 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.
1.         Não ouve a Palavra.
Como um tolo, a pessoa que não é firme deixa tudo entrar por um ouvido e sair pelo outro. Muitas vezes por distração, pois está prestando a sua atenção a outras coisas. Outras, por rebelião, só é capaz de ouvir a voz de seu próprio coração. A vida no pecado e o amor a ele são a causa mais comum de as pessoas não darem ouvidos a Palavra.
2.         Não pratica a Palavra.
A consequência imediata de não ouvir é não praticar, além de entristecer o coração de Deus você se torna vulnerável. Não praticar a Palavra também nos levará a uma vida de hipocrisia dentro da igreja, pois com o tempo daremos mau testemunho ao não fazermos aquilo que pregamos ou que é pregado. Não praticar o que se aprendeu possui sintomas de dois possíveis cenários: ou a pessoa não se envolveu nesses ensinamentos por pouco ou nenhum real interesse e por isso, é ignorante no que se refere a Palavra, ou um ato de rebeldia.
3.         É insensato.
Com o tempo essa pessoa não consolidada se torna sem noção de seus próprios atos. Ela não percebe que sua escolha de ir contra a vontade de Deus tem feito mal a si próprio e também aos que estão à sua volta.
4.         Facilmente cairá.
Uma das características mais contundentes daquele que não é firme é sua fragilidade espiritual. Uma pequena crise é o suficiente para ele decidir sair da igreja, uma pequena situação adversa já faz com que sua fé seja duramente abalada. Ele também é facilmente envolvido em falsas doutrinas e instigado a abandonar a igreja para ir para outros lugares. Uma pequena tentação já é capaz de fazê-lo abrir mão de tudo que conquistou em Deus para se sujar no pecado.

Conclusão: Em linhas gerais, a diferença entre uma pessoa consolidada e uma não consolidada está no fato de que seus alicerces são de naturezas distintas: O consolidado constrói para si um forte alicerce na rocha (que representa ouvir e praticar a Palavra de Cristo), enquanto o não consolidado se coloca sobre o incerto alicerce de areia (viver pela própria vontade ou distraído, não dando ouvidos e nem praticando a Palavra de Cristo). Como consequência o consolidado estará muito mais preparado para as adversidades da vida, para os testes à sua fé e aos ventos de falsas doutrinas, enquanto que o não consolidado estará muito vulnerável a tudo isso.

Aplicação: Qual tem sido o seu alicerce? Procure listar 10 mandamentos que Jesus prega no Sermão da Montanha (Mateus 5 e 6) e veja se você tem ouvido e praticado cada um deles no seu dia a dia.


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Os Inimigos da Cruz de Cristo

                                                                        
 OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO


                                          Filipenses 3:18-19

 Filipenses 3 -  18. porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;
 19. cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.
 

Vivemos em um tempo peculiar, no qual a Palavra de Deus se expandiu entre as nações e tornou-se conhecida como nunca. Por causa disso, as igrejas cresceram e mais pessoas passaram a afirmar que são crentes em Jesus Cristo, embora muitas delas não demonstrem com obras a fé que professam com os lábios.

Na verdade, conquanto afirmem ser evangélicos, infiltraram-se na igreja verdadeiros inimigos da cruz de Cristo. Quem são esses inimigos? São os que desprezam inteiramente o sacrifício de Cristo e vivem de acordo com suas próprias vontades, muitas vezes perse-guindo os que anunciam o evangelho.

No vs.19, vemos as características dos inimigos da cruz de Cristo:

1. O futuro deles é a perdição eterna.

Não existe meio termo: ou a pessoa vive de acordo com a Palavra e herda a vida eterna ou terá como futuro a perdição eterna. É necessário atentar para isso, pois não sabemos o dia de amanhã e a morte ou a vinda de Jesus podem acontecer repentinamente (Mt.24.38-44).
 Mateus 24 -  38. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
 39. e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
 40. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro;
 41. estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.
 42. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor;
 43. sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
 44. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.
 

2. Seu deus é o apetite (estômago).

Os inimigos da cruz de Cristo são amigos do mundo e priorizam a satisfa-ção dos desejos da carne, isto é, a concupisKcência da carne, a concupiscên-cia dos olhos e a soberba da vida (I Jo.2.15-17;          1 João 2 -  15. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Tg.4.4). 

 Tiago 4 -  4. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
 

Por isso, são ávidos por riqueza e utilizam frequentemente de meios fraudulentos, enganando os fracos na fé, com o intuito de espoliá-los.

3. Eles tem orgulho daquilo que deveria envergonhá-los.

Os inimigos da cruz de Cristo invertem os valores (Is.5.20).
 Isaías 5 -  20. Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!
 

4. E tudo o que pensam é nesta vida, aqui na terra.

Os inimigos da cruz são materialistas, pensam apenas nas coisas terrenas, não se preocupando com as que são eternas. Desprezam a existência de Deus (Sl.14.1). 
 Salmos 14 -  1. Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem.
 

Essa não deve ser a pos-tura dos filhos de Deus, que devem pen-sar nas coisas que são do alto (Cl.3.2; II Co.4.18). Colossenses 3 -  2. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;


  2 Coríntios 4 -  18. não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.
 


Como visto, os inimigos da cruz estão infiltrados nas igrejas como joio no meio do trigo, possuem o estômago como deus, têm orgulho do que deveria envergonhá-los e pensam apenas nas coisas terrenas, mas o seu destino está traçado: a perdição eterna.

Se você identificou em sua vida alguma das características acima referidas, arrependa-se e confesse os seus pecados, e o sangue de Jesus Cristo o purificará de toda injustiça


. Filipenses 2 -  5. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
 6. o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
 7. mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
 8. e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
 
 Gálatas 5 -  17. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
 18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
 19. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
 20. a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
 21. as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
 22. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
 23. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
 24. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
 25. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

 Hebreus 12 -  14. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
 

Em Levítico, capítulo 19, verso 2, Deus fala a Moisés e ordena: “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sejam santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. O apóstolo Pedro confirma essa palavra na carta de I Pedro, capítulo 1, versículo 16, que diz: “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. Isaías, capítulo 6, verso 3, afirma: “E clamavam [os querubins] uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. Meus irmãos, o Deus de Israel é Santo e irrepreensível. Só vai morar com Ele quem for santo. Não há dois caminhos com Jesus: Ou é santo ou é santo.


No capítulo 19 do livro do Êxodo lemos quando Deus falou com Moisés e resolveu se revelar ao povo. O Senhor fez um concerto com Israel. Ele foi claro e categórico: Se vocês fizerem a minha vontade, serão sempre protegidos, serão meu povo peculiar, porque toda a terra é minha. Depois, Ele instruiu Moisés. Para que o povo pudesse ver a glória de Deus, que seria revelada por meio de uma espessa nuvem, eles teriam que se santificar durante três dias. Neste terceiro dia o Senhor se revelaria. Para que o Santo dos Santos se revele a nós, temos que ser santos. Você quer ser ouvido por Deus? Então o ouça antes, faça a vontade dEle. Seja santo.

PERDIDO DENTRO DE CASA

 PERDIDOS DENTRO DE CASA

LUCAS 15:11-32.

Neste texto, vemos uma parábola de Jesus, acerca de dois rapazes. Um que vai embora e depois volta e outro que jamais saiu de sua casa. 
Esta parábola conhecida como a PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO, traz algumas informações que são poucas compartilhadas sobre a vida do irmão mais velho, aquele que jamais saiu de casa.
Se pararmos para analisar a vida do IRMÃO MAIS VELHO Ele é exatamente o símbolo daquele crente que está na igreja devido a uma lei, que para ele é muito severa, mas o medo o impede de se aproximar de seu Deus, que para ele é muito severo.
Queridos podemos ver que Ele está MAIS PREOCUPADO EM SER SERVO DO QUE SER AMIGO: Verso 25. Ora, o seu filho mais velho estava no campo;
Aparentemente isto é muito bonito, o serviço o trabalho. Mas note que não é o serviço aqui que está em questão, mas sim porque se está obedecendo. 
O filho mas velho estava preocupado em tentar obedecer como um servo comum, ao invés de se aproximar de seu pai, e então, obedecê-lo por amor e não por obrigação. 

EU PRECISO OBEDECER POR AMOR E NÃO POR OBRIGAÇÃO.

Em João 15:15, Jesus diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”
Isso significa comunhão. Comunhão é muito mais que serviço, e conhecimento através da convivência
Em Gênesis 18: 17 diz: “Disse o Senhor: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?”. 
Também em Amós 3:7 está escrito: “Certamente o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”
A igreja do Senhor hoje está cheia de pessoas que querem obedecer sem conhecer a Deus. Isto é um engano. 
Deus tem mais interesse em que você seja amigo dele, do que ser seu servo. 

A idéia que este tipo de crente tem sabe qual é? É dizer assim: Eu  preciso fazer alguma coisa para não ser castigado, e não a ideia de fazer algo por amor a Deus. 
Alguns, fazem logo aquilo que está em suas mãos, para se ver livre da responsabilidade, ele nunca imagina, que poderá ter experiências profundas com seu Senhor no decorrer de sua obediência.
 Aquele filho que nunca saiu de casa é o ultimo, a saber, das coisas
Verso 26 “Chamou um dos servos e perguntou-lhe que era aquilo.”
Muitos crentes estão tão envolvidos em querer mostrar que é obediente, que nem sabe o que se passa em sua própria casa. 
Tem irmão que o pastor ou apostolo dá um aviso e você vai falar com ele sobre o aviso ou evento, ai ele diz: “Como é? Que evento. Que dia? Ele é da igreja e nem sabe que teria este evento.”
Este tipo de crente, por estar tão ocupado com seus afazeres, estranha quando o seu Deus opera um milagre.
Sabe por quê? Por que não está acostumado a ver a alegria de Deus, pois só o conhece como Senhor impiedoso que manda e não como um amigo.

As noticias boas a cerca dos outros, lhe trazem um sentimento de injustiça por parte de Deus Verso 27.28 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. 

Este tipo de crente está preocupado consigo mesmo sempre. E isso não importava para ele a alegria de seu Pai, o que importava naquela hora, era que o seu pai estava sendo injusto para com ele. Afinal, aquele senhor que ele tanto queria servir, estava sendo agradado e não era por causa dos seu feitos, e isso em sua cabeça não era justo. 
Na cabeça destas pessoas, Deus é sempre injusto, aí fala que Deus não vê o meu esforço, e está sempre gastando tempo com quem não quer nada.

NÃO ACEITA A RECONCILIAÇÃO, POIS SE SENTE INJUSTIÇADO. (v:28) “...porém, o pai procurava conciliá-lo.”

Ele acha, que aceitar uma conciliação, seria perder o posto de certinho. Palavras de cura, de libertação, de reconciliação são liberada deste altar e quando muitas pessoas deixam de receber porque acha que se vier aqui na frente o que não vão pensar de mim.
Admitir que está errado, seria demais, para quem procura sempre “cumprir todas as ordens sem desobedecer uma...”
Justiça para esse tipo de crente seria, o pai lhe pedir perdão, pela suposta injustiça, e o irmão ser escorraçado, e não ter direitos mais a filiação e comunhão.

QUER JUSTIFICAR-SE DIANTE DE DEUS PELAS OBRAS DA CARNE E NÃO PELAS OBRAS DA FÉ (v: 29) “Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir uma ordem.....”
Ele não entende nada, pois na sua cabeça não entra amizade, só entra recompensa. Ele jamais imagina que Deus o justificará pelo que ele acredita e não pelo que ele faz. 

“Sem fé é impossível agradar a Deus.”

Samuel falou para Saul, que Deus tem mais prazer em que lhe obedeça, do que em sacrifícios. 
Exatamente, o sacrifício não estava errado, mais a vontade de Deus não estava sendo cumprida. O problema não estava no sacrifício em sim na desobediência. Saul estava mais preocupado em cumprir uma cerimônia do que em agradar a Deus.

NÃO TEM CONSCIÊNCIA DO QUE É SEU E NEM DO QUE TEM DIREITO(v:30-31) “30. vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 
31. Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; 

Este tipo de crente, por não entender que Deus o tem como filho e amigo, não entende que o que é de Deus é dele. 
Por se sentir apenas um servo, não se vê no direito de usufruir qualquer benefício que tenha direito como filho.
A indignação do irmão mais velho aparentemente era pura, achar que o irmão acabou com parte da fortuna do pai, mas ele não entendia que aquela fortuna também era dele, por direito de filiação.
 Mateus 3:17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Este é o meu Filho amado, que me dá muito prazer/alegria!” 
Que Deus ama os seus filhos, isso nós já sabemos. Mas, será que Ele tem prazer em todos eles? Você que é pai/mãe sabe do que eu estou falando. Nós amamos os nossos filhos, mas nem sempre eles nos dão prazer, ao contrário, muitas vezes eles nos dão tristeza e até mesmo desgosto.
O amor de Deus pelos seus filhos é incondicional, mas o sentir prazer e a alegria dependem do comportamento de cada um deles.

Por isso 3 João 1.4 disse “Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”.
Jesus proporcionava prazer e alegria a Deus porque Ele andava na verdade e o tempo todo fazia aquilo que agradava a Deus. 
Jesus não estava preocupado em agradar as pessoas, a preocupação de Jesus era agradar a Deus e fazer a vontade do Pai (João 6:38  Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou).
E quanto a nós? Se Jesus é o modelo pelo qual devemos seguir, será que temos andado de forma que proporcionamos prazer e alegria ao nosso Pai? Ou será que Ele nos ama apenas porque somos seus filhos e apenas isso? 
Muitas vezes, sequer conseguimos retribuir a Deus o amor que temos recebido d’Ele. 
Veja o exemplo de Lázaro: “Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente” (Jo 11:3). As Escrituras não mencionam o amor de Lázaro, mas sim o amor de Jesus.
Que tal andarmos de tal forma que proporcionemos alegria e prazer ao nosso Pai celestial? 

Todas as bênçãos que Deus opera em nós Ele o faz por causa do amor d’Ele a nós e nunca por causa do nosso amor a Ele.

Hoje nesta noite o senhor trouxe essa palavra  para você fazer uma reflexão da sua postura como crente dentro da casa do seu pai, o teu Deus está te proporcionando este momento para uma reconciliação com seu pai, não importa como você esteja, ele que te abraçar e celebrar uma festa com esta aliança de amor entre pai e filho.