As pessoas precisam mais que de pão para a sua vida; elas precisam alimentar-se de cada palavra de Deus.
Mateus 4.1-4.
1 Então foi Jesus conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, ele teve fome;
3 e chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães.
4 Mas ele respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.
A palavra graciosa de Deus pode fazer de vocês o que ele quer que vocês sejam e dar-lhes tudo o que vocês venham a necessitar.
Atos 20.32.
E agora, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça, que é capaz de edificar- vos e dar-vos herança entre todos os que são santificados.
A verdade nos transforma.
O crescimento espiritual é o processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades. Jesus orou: João 17:17 Santifica-os pela tua verdade; tua palavra é a verdade.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.Santificação exige revelação. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus. Para nos tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a sua Palavra. A Bíblia diz: Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus tem para nós.
2 Timóteo. 3: 16 Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça,
17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. Ela é viva. Jesus disse: As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. João 6:63. Quando Deus fala, as coisas mudam. Tudo ao seu redor — toda a Criação — existe porque: disse Deus. Foi pelas suas palavras que tudo veio a existir. Sem elas, você nem estaria vivo. Tiago1:18. De sua própria vontade, gerou-nos pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. observa: Deus decidiu nos dar vida pela palavra da verdade, de modo que sejamos a mais importante de todas as coisas que ele fez.
A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas. A Palavra de Deus gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o Diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante o futuro eterno! Não podemos viver sem a Palavra de Deus! Nunca subestime o valor dela. Você deve considerá-lá tão essencial para sua vida como a comida. Jó 23:12. disse: Dei mais valor àspalavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.
Permanecendo na Palavra de Deus
Milhões de crentes são assolados pela anorexia espiritual, morrendo de fome com a alma subnutrida. Para ser um saudável discípulo de Jesus, alimentar-se da Palavra de Deus deve ser a primeira prioridade. Jesus chamou isso de “permanecer”. Ele disse: João 8:31. Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. Na vida cotidiana, permanecer na Palavra de Deus inclui trêsatividades:
1. Devo aceitar sua autoridade.
A Bíblia deve se tornar o critério definitivo para minha vida: a bússola na qual confio para saber a direção, o conselho a que dou ouvidos para tomar decisões sábias, e o parâmetro que utilizo para avaliar todas as coisas. A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida.
Muitos de nossos problemas ocorrem porque baseamos nossas escolhas em critérios duvidosos: Cultura (“Todos estão fazendo isso”), Tradição (“Sempre fizemos isso”), Razão (“Isso pareceu lógico”) ou Emoção (“Pareceu-me a coisa certa”).
Todos esses critérios foram corrompidos pela entrada do pecado neste mundo. O que precisamos é de um critério perfeito, que nunca nos leve na direção errada. Somente a Palavra de Deus supre essa necessidade. Salomão nos lembra em proverbio 30:5. A Palavra de Deus é comprovadamente pura, Ele é um escudo para quem nele confia totalmente.
A decisão mais importante que você pode tomar hoje é definir o critério definitivo para sua vida. Decida que, independentemente de cultura, tradição, razão ou emoção, você escolhe a Bíblia como autoridade definitiva em sua vida. Estabeleça que antes de tudo você vai perguntar “O que a Bíblia diz a respeito?”, e depois tome sua decisão.
2. Devo assimilar sua verdade.
Não basta acreditar na Bíblia; devo preencher minha mente com ela, de forma que o Espírito Santo possa me transformar com a verdade. Existem cinco maneiras de fazer isso: você pode recebê-lá, lê̂-lá, pesquisá-lá, relembrá-lá e refletir sobre ela.
Primeira: você recebe a Palavra de Deus quando a ouve e aceita com uma postura aberta e receptiva. A parábola do semeador em Mateus 13 ilustra como nossa receptividade determina se a Palavra de Deus irá ou não criar raízes em nossa vida e dar frutos. Jesus identifica três atitudes de repúdio — mente fechada (à beira do caminho), mente superficial (solo pedregoso) e mente distraída (entre os espinhos) —, e então diz: Considerem atentamente como vocês estão ouvindo.
Toda vez que sentir que não está aprendendo nada com o sermão ou com um professor de Bíblia, você deve verificar sua disposição interior, especialmente em relaçãoao orgulho. Deus pode falar até mesmo por meio do professor mais enfadonho quando você é humilde e receptivo. Tiago 1:21 aconselha: Em um espírito humilde (gentil, modesto), recebam de bom grado a palavra que, implantada e arraigada no coração, tem o poder de salvara alma.
Muitos que afirmam crer na Bíblia “de capa a capa”jamais a leram de uma capa a outra. Mas, se você separar quinze minutos de seu dia para a leitura da Bíblia, a lerá inteiramente uma vez por ano. A leitura diária da Bíblia o manterá ao alcance da voz de Deus.
3. Devo aplicar seus princípios.
Podemos receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir na Palavra de Deus; mas tudo será inútil se falharmos em pô-la em prática. Devemos nos tornar praticantes da palavra.Tiago1:22. Esse é o passo mais difícil de todos, porque Satanás combate com muita intensidade. Ele não se importa que você frequente estudos bíblicos, contanto que não faça nada com o que aprendeu.
Enganamos a nós mesmos quando presumimos que, apenas por termos ouvido, lido ou estudado a verdade, nós a assimilamos. Na verdade, você pode estar tão ocupado indo para a próxima aula, seminário ou conferência bíblicaque não tem tempo de pôr em prática o que aprendeu. Você esquece o que aprendeu a caminho do próximoestudo. Sem o pormos em prática, qualquer estudo bíblicoé inútil. Jesus disse em: Mateus 7:24. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Jesus também destacou que as bênçãos de Deus veem de obedecer à verdade, e não apenas de conhecê-lá. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.
A Palavra de Deus expõe nossas motivações, aponta nossas faltas, repreende nosso pecado e espera que nos transformemos. Faz parte da natureza humana resistir a mudanças; então aplicar a Palavra de Deus é uma tarefa difícil. Por isso é tão importante discutir as aplicaçõespessoais com outras pessoas. “A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”.