quarta-feira, 27 de junho de 2018

TRANSFORMADO PELA VERDADE


As pessoas precisam mais que de pão para a sua vida; elas precisam alimentar-se de cada palavra de Deus.
Mateus 4.1-4.
1 Então foi Jesus conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, ele teve fome;
3 e chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães.
4 Mas ele respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.
A palavra graciosa de Deus pode fazer de vocês o que ele quer que vocês sejam e dar-lhes tudo o que vocês venham a necessitar. 
Atos 20.32.
E agora, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça, que é capaz de edificar- vos e dar-vos herança entre todos os que são santificados.

A verdade nos transforma.
O crescimento espiritual é o processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades. Jesus orou: João 17:17 Santifica-os pela tua verdade; tua palavra é a verdade.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.Santificação exige revelação. O Espírito de Deus usa a Palavra de Deus para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus. Para nos tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a sua Palavra. A Bíblia diz: Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus tem para nós.
2 Timóteo. 3: 16 Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça,
17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. Ela é viva. Jesus disse: As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. João 6:63. Quando Deus fala, as coisas mudam. Tudo ao seu redor — toda a Criação — existe porque: disse DeusFoi pelas suas palavras que tudo veio a existir. Sem elas, você nem estaria vivo. Tiago1:18. De sua própria vontade, gerou-nos pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. observa: Deus decidiu nos dar vida pela palavra da verdade, de modo que sejamos a mais importante de todas as coisas que ele fez.
A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas. A Palavra de Deus gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o Diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante o futuro eterno! Não podemos viver sem a Palavra de Deus! Nunca subestime o valor dela. Você deve considerá- tão essencial para sua vida como a comida. Jó 23:12. disse: Dei mais valor àspalavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.
Permanecendo na Palavra de Deus
Milhões de crentes são assolados pela anorexia espiritual, morrendo de fome com a alma subnutrida. Para ser um saudável discípulo de Jesus, alimentar-se da Palavra de Deus deve ser a primeira prioridade. Jesus chamou isso de “permanecer”. Ele disse: João 8:31. Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. Na vida cotidiana, permanecer na Palavra de Deus inclui trêsatividades: 
1. Devo aceitar sua autoridade. 
A Bíblia deve se tornar o critério definitivo para minha vida: a bússola na qual confio para saber a direção, o conselho a que dou ouvidos para tomar decisões sábiase o parâmetro que utilizo para avaliar todas as coisas. A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida. 
Muitos de nossos problemas ocorrem porque baseamos nossas escolhas em critérios duvidosos: Cultura (“Todos estão fazendo isso”), Tradição (“Sempre fizemos isso”), Razão (“Isso pareceu lógico”) ou Emoção (“Pareceu-me a coisa certa”). 
Todos esses critérios foram corrompidos pela entrada do pecado neste mundo. O que precisamos é de um critério perfeito, que nunca nos leve na direção errada. Somente a Palavra de Deus supre essa necessidade. Salomão nos lembra em proverbio 30:5. A Palavra de Deus é comprovadamente pura, Ele é um escudo para quem nele confia totalmente. 
decisão mais importante que você pode tomar hoje é definir o critério definitivo para sua vida. Decida que, independentemente de cultura, tradição, razão ou emoção, você escolhe a Bíblia como autoridade definitiva em sua vida. Estabeleça que antes de tudo você vai perguntar “O que a Bíblia diz a respeito?”, e depois tome sua decisão
2. Devo assimilar sua verdade. 
Não basta acreditar na Bíblia; devo preencher minha mente com ela, de forma que o Espírito Santo possa me transformar com a verdade. Existem cinco maneiras de fazer isso: você pode recebê-̂-, pesquisá-, relembrá- e refletir sobre ela. 
Primeira: você recebe a Palavra de Deus quando a ouve e aceita com uma postura aberta e receptiva. A parábola do semeador em Mateus 13 ilustra como nossa receptividade determina se a Palavra de Deus irá ou não criar raízes em nossa vida e dar frutos. Jesus identifica três atitudes de repúdio — mente fechada (à beira do caminho), mente superficial (solo pedregoso) e mente distraída (entre os espinhos) —, e então diz: Considerem atentamente como vocês estão ouvindo.
Toda vez que sentir que não está aprendendo nada com o sermão ou com um professor de Bíblia, você deve verificar sua disposição interior, especialmente em relaçãoao orgulho. Deus pode falar até mesmo por meio do professor mais enfadonho quando você é humilde e receptivo. Tiago 1:21 aconselha: Em um espírito humilde (gentil, modesto), recebam de bom grado a palavra que, implantada e arraigada no coração, tem o poder de salvara alma.
Muitos que afirmam crer na Bíblia “de capa a capa”jamais a leram de uma capa a outra. Mas, se você separar quinze minutos de seu dia para a leitura da Bíblia, a lerá inteiramente uma vez por ano. A leitura diária da Bíblia o manterá ao alcance da voz de Deus. 
3. Devo aplicar seus princípios.
Podemos receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir na Palavra de Deus; mas tudo será inútil se falharmos em pô-la em prática. Devemos nos tornar praticantes da palavra.Tiago1:22. Esse é o passo mais difícil de todos, porque Satanás combate com muita intensidade. Ele não se importa que você frequente estudos bíblicos, contanto que não faça nada com o que aprendeu. 
Enganamos a nós mesmos quando presumimos que, apenas por termos ouvido, lido ou estudado a verdade, nós a assimilamos. Na verdade, você pode estar tão ocupado indo para a próxima aula, seminário ou conferência bíblicaque não tem tempo de pôr em prática o que aprendeu. Você esquece o que aprendeu a caminho do próximoestudo. Sem o pormos em prática, qualquer estudo bíblicoé inútil. Jesus disse emMateus 7:24. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Jesus também destacou que as bênçãos de Deus veem de obedecer à verdade, e não apenas de conhecê-Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.
A Palavra de Deus expõe nossas motivações, aponta nossas faltas, repreende nosso pecado e espera que nos transformemos. Faz parte da natureza humana resistir a mudançasentão aplicar a Palavra de Deus é uma tarefa difícil. Por isso é tão importante discutir as aplicaçõespessoais com outras pessoas. “A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”. 

quinta-feira, 21 de junho de 2018

PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO?

PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO?
II Cor. 3:18  
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

A Igreja de Corinto era cheia de potencialidades (muito poder do Espírito, sinais), mas também era cheia de problemas – filosofias, partidarismos e carnalidades. Era como se cada um seguisse por um caminho diferente, assim como a Igreja de Cristo em nossos dias.
O propósito de Deus é que você ande de glória em glória, não de caos em caos. Deus quer que você viva uma vida gloriosa. Glória é algo que reflete a luz. E Deus quer que a sua vida seja marcada por diferentes patamares de glória, onde um patamar vai te levar a outro patamar de glória superior.

O caminho proposto
Conhecemos crentes que, mesmo sendo sinceros, em algumas áreas vivem uma vida miserável. Por quê? Porque as pessoas tem uma visão errada acerca do propósito de Deus para suas vidas. Como assim? Deus não vai nos levar de um lugar de caos para um lugar de glória. O Seu propósito é nos levar a viver de GLÓRIA EM GLÓRIA. Assim, antes de você mudar de patamar, Deus vai transformar o lugar onde você está: de um lugar de caos a um lugar de glória.
Quando a pessoa vive no caos a sua tendência é fugir dali – muda de emprego, de cônjuge, de igreja... Enquanto teu caos não virar glória você não pode mudar de patamar.
Deus vai transformar o teu casamento, pra que você não tenha que mudar de cônjuge; Deus vai mudar a tua relação no seu emprego, pra que você não tenha que mudar de empresa. O propósito de Deus é que sua vida seja de glória em glória.
Você está fazendo tudo o que tem que fazer para que o teu casamento, o teu relacionamento no trabalho, na vizinhança melhore? É muito fácil culpar os outros, mas temos que ser corajosos para deixar Deus nos mudar e, só assim, mudar o nosso caos em glória.

Esse é um caminho que todos podem trilhar
Todos nós – isso vale pra mim e pra você. Isso não é para um supercrente, mas isso é pra você. Isso nos leva a concluir que não resolve se livrar do problema e tentar caminhar adiante, você vai só mudar de endereço e vai levar o problema junto. Você pode sonhar com uma vida de glória em glória.

Os pré-requisitos para se trilhar esse caminho.
A única coisa que é de graça é a salvação; para todo o resto existem pré-requisitos. Crescer, amadurecer espiritualmente demanda trabalho, e o texto nos mostra os pré-requisitos para viver uma vida de glória em glória:
Desvendar o rosto – com o rosto desvendado.
As mulheres desta época usavam véu, e o homem só a conhecia de fato no dia do casamento, quando ele tirava o véu que lhe cobria.
Há muitos véus que impedem que nos conheçamos a nós mesmos. Qual o véu, a desculpa que você está usando? Quem não quer crescer usa desculpas. Decida tirar o véu (de uma vez por todas) e reconheça quem você é pra que Deus possa mudar a sua vida.

Ir diante do espelho.
O espelho revela quem você é. Os espelhos da época eram de latão e não mostravam uma imagem perfeita. Se você coloca como espelho uma pessoa imperfeita, você corre o risco de ficar acomodado. Mas o texto diz que vamos diante do espelho com honestidade e olhar pra Jesus, que é o nosso modelo. E a glória dEle vai iluminar quem você é. Enquanto você olha pra glória do Senhor você vai ser transformado por essa glória.

A transformação encontrada nesse caminho.
A palavra usada é metamorphoo = metamorfose = mudança interior. Quando alguém tira o véu e se expõe a Jesus duas coisas acontecem: uma transformação interior e outra exterior. Quando você andar de glória em glória até o seu semblante vai mudar.
Se torne uma pessoa amável! Seja delicado, elogie! Quando Deus começa a trabalhar em nossa vida, nós somos transformados de dentro pra fora. Deixe de ser iracundo ou rixosa, dê desconto! Reconhece o teu defeito, onde você tem que melhorar e Deus vai mudar o teu caos em glória.
Somos transformados na própria imagem de Cristo. É como se olhar no espelho e ver a imagem da Gisele B. A glória de Deus muda o teu interior o teu exterior, como a maquiagem faz com nosso rosto.
Somos transformados através do Espírito. Não vamos mudar na nossa força ou capacidade, mas pelo Espírito do Senhor e pelo Seu poder. Se é no Espírito, pode acontecer comigo e contigo! Como Ele faz? Pela nossa obediência ou usando

quarta-feira, 13 de junho de 2018

A RAZÃO DE TUDO VIVENDO O PROPÓSITO

A RAZÃO DE TUDO
VIVENDO O PROPÓSITO
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; a ele seja a glória para sempre! Amém.
Romanos 11.36.
O SENHOR criou todas as coisas para os seus própriopropósitos
Provérbios 16.4; NLT

Em todo o universo, somente duas das criações de Deus falham em glorificá-lo: anjos caídos (demônios) e nós (pessoas). Todo pecado, basicamente, consiste na incapacidade de dar glória a Deus, ou seja, amando qualquer outra coisa mais do que a Deus. Recusar-se a dar glória a Deus é rebelião e arrogância, e foi este pecado que causou a queda de Satanás — bem como a nossa. De formas diferentes, todos já vivemos para nossa própria glória, e não a de Deus. A Bíblia diz: Romanos 3:23. Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.
Nenhum de nós tem dado a Deus toda a glória que ele merece em nossa vida. Esse é o pior pecado, e o maior engano que podemos cometer. Entretanto, viver para a glória dele é a maior realização que podemos alcançar em nossa vida. Deus diz: Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza,ISAÍAS 43:7. logo, esse deve ser o objetivo supremo de nossa vida. 
Como posso dar glória a Deus?
Jesus disse ao Pai: O SENHOR criou todas as coisas para os seus próprios propósitos. Jesus glorificou a Deus cumprindo seu propósito na terra. Nós honramos a Deus da mesma forma. 
Qualquer coisa na criação glorifica a Deus quando cumpre seu propósito. Os pássaros glorificam a Deus ao voar, gorjear, fazer um ninho e ao realizar outras atividades próprias dos pássaros, conforme os planos de Deus. Mesmo uma humilde formiga dá glória a Deus quando cumpre o propósito para o qual foi criada. Deus fez as formigas para serem formigas, e fez você para ser vocêIrineu disse: “A glória de Deus é um ser humano em plenitude de vida!”. 
Damos glória a Deus ao adorá-lo. Adorar é o nosso primeiro dever para com Deus, e nós o adoramos ao apreciá-lo. C. S. Lewis disse: “Ao nos orientar para adorá-lo, Deus está nos convidando para apreciá-lo”. Deus deseja que nossa adoração seja motivada por amor, açãode graças e alegria.  “É quando estamos mais satisfeitos em Deus que ele é mais glorificado em nós”.
Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar a Deus. É um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-lo e nos doar para sermos usados em seus propósitos. Quando você usa sua vida para a glória de Deus, tudo que faz pode se tornar um ato de adoração. A Bíblia dizUsem o seu corpo inteiro como instrumento para fazer o que é justo, para a glória de Deus. 1coríntios 6:20.

Quando nasceu de novo, você se tornou parte da família de Deus. Seguir a Cristo não é apenas uma questãode acreditar, mas também inclui pertencer e aprender a amar a família de Deus. Joao escreveu: I João 3:14. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Paulo disse: Romanos 15:7.Aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.
É sua responsabilidade aprender a amar como Deus ama, porque Deus é amor, e isso confere honra a ele. Jesus disse: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
Damos glória a Deus ao nos tornar como Cristo.
Uma vez que tenhamos nascido na família de Deus, ele quer que prossigamos crescendo até a maturidade espiritual. E o que seria isso? Maturidade espiritual é nos tornar como Jesus na forma de pensar, de sentir e de agir. Quanto mais você desenvolver o caráter cristão, mais dará́ glória a Deus. À medida que o Espírito do Senhor trabalha em nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a ele e refletimos a sua glória ainda mais.
Quando você aceitou a Cristo, Deus lhe deu nova vida e nova natureza. Agora, pelo resto de sua vida sobre a terra, Deus quer dar continuidade ao processo de transformação de sua personalidade
Damos glória a Deus servindo a outras pessoas com nossos dons.
Cada um de nós foi exclusivamente planejado por Deus com talentos, dons, capacidades e habilidades. O modo de você estar relacionado aos outros não é um acidente; Deus não lhe deu suas habilidades para propósitos egoístas. Elas lhe foram concedidas para beneficiar outras pessoas, assim como outros receberam habilidades para o seu benefício
A Bíblia diz: "Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." 1 Pedro 4:10 (NVI).
Deus concedeu dons a cada um de vocês, dentre a sua grande variedade de dons espirituais. Administrem-nos bem, para que a generosidade de Deus flua por meio de vocês. Vocês são chamados para ajudar aos outros? Ajudem com toda a força e energia com que Deus lhes supre.
Damos glória a Deus falando dele às outras pessoas.
Deus não quer que seu amor e propósitos sejam mantidos em segredo. Uma vez que tenhamos conhecido a verdade, ele espera que a partilhemos com os outros. Este é um enorme privilégio — apresentar Jesus às outras pessoas, ajudando-as á descobrir seus propósitos e preparando-as para seu destino eterno. Mateus 28: 19 Portanto, ide, ensinai a todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco sempre, até o fim do mundo Amém.

Qual será o objetivo de sua vida? 
Viver o resto de sua vida para a glória de Deus exigirá uma mudança em suas prioridades, agenda, relacionamentos e tudo o mais; e algumas vezes significará pegar o caminho mais difícil, em vez do mais fácil. Até mesmo Jesus teve dificuldades com isso. Consciente de que estava para ser crucificado, ele clamou: Minha alma está perturbada; e será que devo dizer: “Pai, livra-me desta hora”? Mas, foi para esse propósito que eu vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome. João 12:27-28.
Jesus deparou com uma bifurcação em seu caminho: cumpriria ele seu propósito, glorificando a Deus, ou recuaria e viveria uma vida confortável e egoísta? Você agora enfrenta a mesma escolha. Você viverá para seus próprios objetivos, conforto e prazer ou viverá o resto de sua vida para a glória de Deus, sabendo que ele prometeu recompensas eternas? A Bíblia diz: Quem quer preservar a vida como ela é acaba por destruí-la. Mas, se você abrir mão dela, ela será sua para sempre, real e eterna. Lucas 17:33.
Este é o momento de definir esta questão: “Para quem você irá viver: para si ou para Deus?”. Você pode titubear, imaginando se terá́ forcas para viver para Deus, mas não se preocupe. Deus lhe dará tudo que for necessário, se você apenas fizer a escolha de viver por ele.