quinta-feira, 26 de julho de 2018

FORJADOS POR DEUS PARA A GRANDEZA (SERVIR)


Salmos 18
A tua vida não foi criada para ser medíocre, mas para a grandeza.
O Salmo 18 é um salmo longo por ser autobiográfico. Davi conta a sua vida neste salmo, falando de tudo o que ele passou.
Davi começa louvando a Deus – versos 1 e 2: 1 Eu te amo, ó SENHOR, força minha. 2 O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte.
Depois ele fala de seus sofrimentos – versos 4 a 18.De 0 a 10, quanto é a sua luta?
Versos 6-9 – Davi diz que quando clamou o Senhor ouviu, Ele ficou indignado contra os inimigos do seu filho. Quantos são capazes de qualquer coisa para proteger os seus filhos? Deus é assim. Dobre seus joelhos e clame a Ele.
A partir do verso 19, Davi começa a relatar o livramento de Deus e seu coração começa a mudar: 19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim. Aquele que invoca ao Senhor será por Ele colocado em um lugar espaçoso, porque Ele se importa com aqueles que O buscam. 
Dos versos 29 a 45, já vemos Davi cheio de confiança – versos 29-35:
O verso 35 resume o tratamento de Deus com os seus filhos. 35 Também me deste o escudo da tua salvação, a tua direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu.
Tudo começa com a salvação. No dia em que você confessou a Jesus como teu salvador, o teu nome foi escrito no Livro da Vida e, a partir deste dia, o teu problema se tornou um problema de Deus. Ele está interessado com a tua história.
A destra, a direita, representa o braço forte. Às vezes, temos o sentimento de que Deus não está enxergando o nosso problema. Mas entenda que, ainda que o Senhor esteja oculto, Ele está te sustentando com a Sua direita. Davi reconhece isto. Depois de ter enfrentado todo tipo de luta e perseguição, ele reconhece que o Senhor o guardou em todo o tempo. 
Diga ao seu irmão: DEUS ESTÁ PRESENTE TODO O TEMPO. VAI DAR CERTO. DEUS ESTÁ NA CAUSA E VOCÊ SERÁ MAIS DO QUE VENCEDOR.
Nós fomos criados por Deus para a grandeza – A tua clemência me engrandeceu. A tua vida não foi criada para ser medíocre, mas para a grandeza. Algumas verdades nos mostram isto.

1. OS HOMENS SÃO CAPAZES DE ALCANÇAR A GRANDEZA.
Como posso saber disto? Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn. 1:26). O homem é criativo, tem ambições, não se satisfaz com o pouco, tem a visão de grandeza, quer progredir e ir além.
No entanto, o pecado distorceu a natureza de Deus em nós e a imagem de Deus em nós se tornou uma pálida lembrança daquilo que Deus criou.
Precisamos que esta natureza decaída perca força e a nova natureza domine as nossas vidas.Quando isto acontece, na sua vida o espírito da grandeza se torna o amor; o instrumento da grandeza se torna o servir ao semelhante. Deixa Deus trabalhar na sua história, e a sua biografia será como a de Davi – uma vida de grandeza.
2. DEUS É CAPAZ DE FAZER O HOMEM GRANDE.
Ele já o fez uma vez em Adão, e é capaz de fazer novamente do homem um instrumento para revelar a Sua grandeza. Mas, o que é a grandeza? A grandeza é quando o individuo alcança o propósito para o qual Deus o criou e aí o seu galardão é sobremodo grande.
Na visão humana, a grandeza é para poucos, mas Deus te criou para a grandeza e, quando Ele trabalha no coração dos Seus filhos, todos podem conquistar a grandeza.
A grandeza não vem de fora, mas de dentro; não tem a ver com as circunstancias, mas com o caráter; não depende dos outros, mas de nossa atitude interior. Precisamos ser grandes primeiro no coração, para depois sermos grandes na vida. 
O maior exemplo de grandeza é o próprio Jesus. A grandeza de Jesus estava dentro dEle. Exemplo quando Ele está no meio da tempestade com os Seus discípulos e não se perturba. Jesus não tinha medos, não tinha brechas, não tinha temores.
No trabalho de Deus de forjar a grandeza em nosso interior, Ele vai nos colocar em algumas circunstancias que não serão agradáveis. Entenda: A força de uma corrente é igual ao elo mais fraco – existem pessoas talentosas, competentes, que realizam grandezas, mas que tem áreas de fraqueza em suas vidas (Ex.: Elvis Presley, Michel Jackson). Deus trabalha em nossas vidas para forjar um caráter forte. A área em que Deus está tratando e, às vezes, você está tentando fugir, Ele vai continuar agindo até realizar o Seu propósito.
Quando Deus vai forjar um homem para a grandeza, Ele trabalha no seu espírito, o coloca debaixo de disciplina e de dificuldades. Deus fez isto com vários de seus servos. 
Ef. 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. – Feitura = poema. Quando Deus te forja, a tua vida se torna linda e bela aos olhos dos ímpios. O resultado do trabalho de Deus em nós é tornar-nos mais belos aos olhos daqueles que não O conhecem. O trabalho pode estar sendo tão duro, mas, ao final, a obra (o poema) vai ficar linda. Deus não te chamou para ser um problema, mas para ser uma benção.

3.DEUS FAZ O HOMEM GRANDE COM GENTILEZA - Verso 35 Também me deste o escudo da tua salvação, a tua direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu.
Davi diz: a tua clemência me engrandeceu.Clemência = humildade, mansidão, generosidade, gentileza. Deus é tão forte que, quando vai tratar conosco, Ele tem que medir a força para que não sejamos destruídos. Mesmo quando age em nós com severidade, Ele o faz medindo a força. 
Por quê? Porque força pode vencer força, mas se Deus tratasse conosco com ira, o máximo que Ele teria de nós era medo. Somente o amor pode conquistar o coração. Uma pessoa que foi disciplinada com amor por Deus, será grata pelo resto da vida. Deus não te trata com dureza, mas com misericórdia, graça e gentileza. 
O maior exemplo disto foi Jesus. Mt. 9:9-13: Jesus não aceitou a murmuração e julgamento dos fariseus. Ele tratou com misericórdia, porque Deus olha pra nós e vê não o que somos, mas o que seremos. Lc. 19:5-7: 
O chamado da igreja é, literalmente, olhar para o pecador e ser instrumento de amor e aceitação, pra que este indivíduo seja transformado por Deus. Não seja um juiz! Você é um instrumento de transformação. Trate com a mesma gentileza com que você tem sido tratado por Deus.
Deus quer fazer na tua vida uma historia linda de transformação, como fez na vida de Davi, como fez na vida de Pedro, cuja história não terminou com a negação. A igreja que Deus quer levantar hoje é uma igreja relevante, onde as pessoas serão conquistadas pelo amor de Jesus que há em nós.
O primeiro passo que precisamos dar para alcançar um propósito de grandeza é nos render a Jesus. Começa com uma vida de rendição e de entrega a Jesus. Mas, continua com uma vida de fé, de reconhecimento de que, mesmo nas tribulações, a Sua destra nos sustem. E, sobretudo, uma vida que trata o seu semelhante com a mesma generosidade com que Deus nos trata.
O chamado de Deus para a grandeza é o seu legado. A grandeza de Deus pode ser simplesmente, uma vida de testemunho que abala as pessoasQuantos querem ser grandes pra DeusQuantos querem ser forjados por Deus? Antes de sermos grandes na vida, temos que ser grandes em nosso caráter.
Davi termina o Salmo 18 louvando ao Senhor – versos 49 e 50: 49 Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome. 50 É ele quem dá grandes vitórias ao seu rei e usa de benignidade para com o seu ungido, com Davi e sua posteridade, para sempre.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Aceitando sua missão


Coríntios 3:5-7. 
Quem, então, é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, conforme o Senhor deu a cada homem?
Eu tenho plantado, Apolo regado; mas Deus dá o crescimento.
Assim então, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Efésios 2.10; BV
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus estabeleceu para que andássemos nelas.
Você foi posto na Terra para fazer uma contribuição. 
Você não foi criado apenas para consumir recursos — comer, respirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça uma diferença. Apesar de muitos livros de sucesso informarem sobre como tirar o máximo da vida, não foi para isso que Deus o criou. Você foi criado para acrescentar à vida da Terra, não apenas para extrair. Deus quer que você devolva algo. Esse é o quarto propósito de Deus para sua vida, e se chama “ministério” ou serviço
Você foi criado para servir a Deus. A Bíblia diz: [Deus] nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. Essas “boas obras” são o seu serviço. Sempre que você serve às pessoas de alguma forma, você está na verdade servindo a Deus e cumprindo um de seus propósitos. Você foi posto neste planeta para uma missão especial. 
Você foi salvo para servir a Deus. A Bíblia diz: Foi ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do princípio do mundo — mostrar o seu amor e a sua bondade para conosco por meio de Cristo. Deus o redimiu para que você pudesse exercer sua “santa vocação”. Você não foi salvo pelo serviço, mas foi salvo para o serviço. No Reino de Deus você tem um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir. Isso dá a sua vida enorme importância e valor. 
Comprar sua salvação custou a Jesus a própria vida. A Bíblia nos recorda: Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:20.) Não servimos a Deus por causa de culpa, medo ou mesmo obrigação, mas pela alegria e profunda gratidão pelo que ele fez por nós. Nós lhe devemos a vida. Pela salvação, nosso passado foi perdoado, nosso presente faz sentido e nosso futuro é seguro. À luz dessas incríveis vantagens, Paulo concluiu: Por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço.
O apóstolo João ensinou que nossos préstimos amorosos às outras pessoas mostram que somos verdadeiramente salvos. Ele disse: Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos.(1 João 3:14.) Se não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas e me preocupo somente com minhas necessidades, deveria questionar se Cristo está realmente na minha vida. Um coração salvo é um coração que deseja servir. 
Outro termo relativo a servir a Deus que é mal compreendido pela maioria das pessoas é a palavra ministério. Quando a maioria das pessoas escuta “ministério”, pensa em pastores, padres e sacerdócio profissional, mas Deus diz que cada membro de sua família é um ministro. Na Bíblia, as palavras servo e ministro são sinônimas, assim como serviço e ministério. Se você é cristão, é um ministro e, quando está servindo, está ministrando. 
Quando a sogra de Pedro, enferma, foi curada por Jesus, ela instantaneamente se levantou e começou a servi-lo, usando seu novo dom de saúde. É exatamente isso que devemos fazer. Somos curados para ajudar aos outros. Somos abençoados para ser uma bênção. Somos salvos para servir, e não para ficar sentados esperando pelo céu. 
Você nunca se perguntou por que Deus não nos leva para o céu, imediatamente após aceitarmos sua graça? Por que ele nos deixa em um mundo decadente? Ele nos deixa aqui para cumprir seus propósitos. Uma vez que você esteja salvo, Deus pretende usá-ló para seus objetivos. Deus tem para você um ministério em sua igreja e uma missão no mundo. 
Você é chamado para servir a Deus. Enquanto crescia, você deve ter pensado que ser “chamado” por Deus era algo que somente missionários, pastores, e outros obreiros “de tempo integral” experimentavam, mas a Bíblia diz que todo cristão é chamado para servir. Seu chamado para ser salvo incluiu o chamado para servir; ambos são o mesmo chamado. Independentemente de seu emprego ou carreira, você é chamado para ser um cristão servindo em tempo integral. Um “cristão não-servo” é uma antítese. 
A Bíblia diz: Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. 1 Pedro 1:2. acrescenta: Vocês foram escolhidos de acordo com o propósito de Deus, o Pai. E pelo Espírito de Deus vocês foram feitos um povo dedicado a ele a fim de obedecerem a Jesus Cristo e ficarem purificados pelo seu sangue. Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus! Vocês foram escolhidos para falar sobre as excelentes qualidades de Deus, que os chamou. Sempre que você faz uso das habilidades que Deus lhe concedeu para ajudar os outros, você está cumprindo o seu chamado. 
A Bíblia diz: Vocês [...] agora pertencem a ele [...] para [...] ter uma vida útil no serviço de Deus.Quanto do seu tempo vem sendo utilizado a serviço de Deus? Em algumas igrejas na China, dão-se as boas-vindas a novos crentes dizendo: “Jesus agora tem um novo par de olhos para ver, novos ouvidos para escutar, novas mãos com as quais ajudar e um novo coração para amar os outros”.
Uma razão pela qual você precisa estar vinculado a uma igreja, é o cumprimento do seu chamado para servir a outros crentes de maneira prática. Todos vocês, juntos, são o corpo único de Cristo, e cada um de vocês é um membro separado e necessário a ele. O seu serviço é desesperadamente necessário no corpo de Cristo — basta perguntar em qualquer igreja local. Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada um deles é importante. Não existe serviço pequeno para Deus; tudo importa. 
Do mesmo modo, não existem ministérios insignificantes na igreja. Alguns são visíveis e alguns são desempenhados nos bastidores, mas todos são valiosos. Ministérios pequenos ou velados fazem frequentemente uma grande diferença. Em uma casa, a luminária mais importante não é o enorme lustre da sala de jantar, mas a pequena luz noturna que nos impede de tropeçar quando levantamos à noite. Não há uma correlação exata entre tamanho e importância. Todo ministério é importante, porque todos dependemos uns dos outros para funcionar. 
O que acontece quando uma parte do seu corpo deixa de funcionar? Você adoece. O resto do seu corpo sofre. Imagine se seu fígado decidisse começar a viver por conta própria: “Eu estou cansado! Não quero mais servir este corpo! Quero um ano de folga, só me alimentando. Eu tenho de pensar no que é melhor para mim! 
Deixe que outra parte do corpo assuma”. O que aconteceria? O seu corpo iria morrer. Hoje em dia, milhares de igrejas locais estão morrendo por causa de cristãos que não têm vontade de servir. Eles ficam assistindo de lado, e o corpo sofre. 
A ordem é servir a Deus. Jesus foi categórico: A atitude de vocês deve ser igual à minha, porque eu, o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos. Para os cristãos, servir não é questão de opção, não é algo a ser encaixado em nossas agendas caso haja tempo disponível. Servir é o núcleo da vida cristã. Jesus veio para “servir” e para “dar” — esses dois verbos também devem servir para definir sua vida na Terra. Serviço e doação resumem o quarto propósito de Deus para sua vida. Madre Tereza disse certa vez: “Viver em santidade consiste em realizar a obra de Deus com um sorriso”.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

ISSO LEVA TEMPO!

 ISSO LEVA TEMPO

Tudo na terra tem seu próprio tempo, sua própria estação. Eclesiastes 3.1; CEV
E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando Sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia em que Jesus Cristo voltar.
Filipenses 1.6; BV
Não existem atalhos para chegar à maturidade.
Precisamos de vários anos para chegar à idade adulta, e é necessária toda uma estação para que uma fruta cresça e amadureça. O mesmo se dá com o fruto do Espírito. O desenvolvimento do caráter cristão não pode ser apressado. O crescimento espiritual, assim como o físico, requer tempo.
Quando você tenta amadurecer rapidamente um fruto, ele perde o sabor. Nos Estados Unidos, os tomates são normalmente colhidos antes do amadurecimento, a fim de que não fiquem machucados durante o transporte até o varejista. Então, antes de vendidos, os tomates verdes são vaporizados com co2, o que os torna vermelhos instantaneamente. Tomates vaporizados são comestíveis, mas não são páreo para o sabor de um tomate deixado para maturar lentamente no pé.
Enquanto nos preocupamos em crescer rapidamente, Deus se preocupa em que cresçamos fortes. Deus vê a nossa vida desde a eternidade e para a eternidade; então, nunca está com pressa.
Deus prometeu que: aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-lá”.
Discipulado é o processo no qual se toma a forma de Cristo.... a fim de que o corpo todo seja edificado até chegar o tempo em que, na unidade da fé em comum e do conhecimento em comum do Filho de Deus, alcancemos a verdadeira maturidade — aquela medida de desenvolvimento implícita na expressão “a plenitude de Cristo”. Tornar-se semelhante a Cristo é seu destino final, mas a jornada durará toda uma vida.
Até aqui, vimos que essa jornada envolve acreditar (pela adoração), pertencer (pela comunhão) e transformar-se (pelo discipulado). Deus quer que todos os dias você se torne mais parecido com ele: Você começou a viver uma nova vida, na qual está sendo feito de novo e se tornando como aquele que o criou.
Hoje somos obcecados por velocidade, mas Deus se interessa mais por força e estabilidade do que por rapidez. Queremos o jeitinho, o atalho, a solução imediata. Queremos um sermão, um seminário ou uma experiência que resolva instantaneamente todos os problemas, retire todas as tentações e nos alivie de toda dor. Mas a verdadeira maturidade nunca chega depois de uma única experiência, pois mais que seja poderosa ou emocionante. Crescer é um processo gradual. A Nossa vida vai se tornando gradualmente mais brilhante e mais bonita à medida que Deus entra nela e nos tornamos semelhantes a ele.
Por que demora tanto tempo?
Embora Deus possa transformar-nos instantaneamente, ele escolheu nos desenvolver vagarosamente. Jesus é cauteloso no desenvolvimento de seus discípulos. Assim como Deus permitiu que os israelitas se apoderassem da Terra Prometida aos poucos, para que eles não fossem sobrepujados, ele prefere trabalhar gradualmente em nossa vida.
Por que levamos tanto tempo para mudar e crescer?
Existem várias razões.
1.      Aprendemos lentamente.
É comum termos de aprender uma lição quarenta ou cinquenta vezes para realmente captá-lá. O problema se repete periodicamente, e pensamos “De novo, não! Eu já aprendi isso!”, mas Deus é quem de fato sabe o de que precisamos. A História de Israel demonstra quão depressa nos esquecemos das lições que Deus nos ensina e a rapidez com que retornamos aos velhos padrões de comportamento. Precisamos de reiteradas explicações.
2.      Temos muito a desaprender.
Muitas pessoas vão ao psicólogo com um problema pessoal ou relacionai que levou anos para se desenvolver e dizem: “Preciso que você dê um jeito em mim. Tenho uma hora”. Ingenuamente esperam uma solução rápida para uma dificuldade enraizada há anos. Como a maioria de nossos problemas e todos os nossos hábitos ruins não se desenvolvem da noite para o dia, não tem cabimento esperar que desapareçam imediatamente. Não há pílula, oração ou teoria que desfaça instantaneamente os danos de muitos anos. É necessário o trabalho duro de eliminação e substituição. A Bíblia chama isso despir-se do velho homem e revestir-se do novo homem. Efésios 4: 21 Se é que o tendes ouvido e por ele fostes ensinados, como a verdade está em Jesus,
22 que, quanto ao procedimento anterior, vos despojeis do velho homem, que é corrupto segundo as concupiscências do engano;
23 e vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em justiça e verdadeira santidade.
  Ainda que tenha recebido uma natureza inteiramente nova no momento da conversão, você ainda preserva os velhos hábitos, padrões e práticas que precisam ser eliminados e substituídos.
3. Temos medo de humildemente encarar a verdade sobre nós.
Já destaquei que a verdade nos libertará, mas com frequência nos torna, antes de tudo, infelizes. O medo do que poderíamos descobrir se encarássemos honestamente os defeitos de nosso caráter nos mantém aprisionados, negando a realidade. Somente quando se permite que Deus brilhe a luz de sua verdade sobre nossas faltas, fracassos e traumas é que podemos começar a trabalhar neles. É por isso que não podemos crescer sem uma postura de humildade disposta para a instrução.
4.      Crescer é quase sempre doloroso e assustador.
Não há crescimento sem mudanças, não existem mudanças sem medo ou perdas e não há perda sem dor. Toda mudança envolve perda de algum tipo. Você deve se livrar dos velhos hábitos para experimentar os novos. Tememos essas perdas, mesmo que nossos antigos costumes estejam fadados ao fracasso, pois, como um par de sapatos usados, eram ao menos confortáveis e conhecidos.
Não raro as pessoas formam sua identidade em torno de seus defeitos. Dizemos: “É bem o meu jeito de ser...” e “É desse jeito que eu sou”. A preocupação inconsciente é que, se eu me livrar de meu hábito, minha dor ou minha inibição, em que me tornarei? Esse medo pode certamente retardar seu crescimento.
5.      Hábitos levam tempo para se desenvolver.
Lembre-se de que seu caráter é a soma total de seus hábitos. Você não pode se dizer gentil, a menos que seja habitualmente gentil; você demonstra gentileza sem nem mesmo pensar nisso. Você não pode afirmar que é integro, a menos que tenha o hábito de ser honesto. O marido fiel à mulher a maior parte do tempo não é de modo algum fiel! Seus hábitos definem seu caráter.
Só há uma maneira de desenvolver os hábitos do caráter semelhante ao de Cristo: praticá-lós; e isso leva tempo! Não existem hábitos instantâneos. Paulo exortou Timóteo: Pratique essas coisas. Dedique sua vida a elas, para que todos possam ver seu progresso.
Com tempo de prática, você fica bom em qualquer coisa. A repetição é a mãe do caráter e da habilidade. Os hábitos que constroem o caráter são em geral chamados “disciplinas espirituais”, e existem dezenas de ótimos livros que ensinam a aplicá-lás.


terça-feira, 3 de julho de 2018

TRANSFORMADO PELA PROVAÇÃO

 Transformado pela provação

... pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
Coríntios 4.17; NVI
É o fogo do sofrimento que produz o ouro da santidade. 
Deus tem um propósito por trás de cada problema. 
Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Na verdade, ele se utiliza mais das circunstânciaspara nos tornar semelhantes a Jesus do que da nossa leitura da Bíblia. A razão é óbvia: você se defronta com as circunstâncias da vida 24 horas por dia. 
Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo. Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Toda vez que você resolve um, tem outro aguardando a vez. Nem todos são grandes, mas todos são importantes para o processo de crescimento que Deus tem para você. Pedro nos assegura de que problemas são normais: Queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão para vir, pois isto não é coisa estranha nem fora do comum que lhes vai acontecer.(1Pedro 4:12-13).
Deus utiliza os problemas para trazê- para perto de si. A Bíblia diz: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.(Salmo 34:18.) Suas mais íntimas e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios — quando seu coração estiver partido, você se sentir abandonado, não tiver mais nenhuma opção, a dor for intensa — e você buscar somente a Deus. É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus. Quando sentimos dor física ou emocional, não temos disposição para orações superficiais. 
Joni Eareckson Tada observa: “Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirindo conhecimentos sobre Jesus, imitando-o, citando-o e falando sobre ele. Mas é somente ao sofrer que conheceremos Jesus”. No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma. 
Deus podia ter mantido José fora da cadeia, Daniel fora da cova dos leões, evitado que Jeremias fosse lançadoem um poço de lama, impedido os três naufrágios de Paulo, evitado que os três jovens hebreus fossem jogados na fornalha em chamas — mas não o fez. Ele deixou que esses problemas ocorressem, e, em decorrência deles, cada um desses homens foi trazido para mais perto de Deus. Os problemas nos forcam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos. Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que ele seja tudo o que você tiver. 
Tudo que acontece com você tem significado espiritual. Tudo! Romanos 8.28,29 explica por quê: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.
29 Para quem ele conheceu antes, ele também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito dentre muitos irmãos.
(Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que o amam e são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conhecia de antemão as pessoas e as escolheu para se tornarem iguais ao seu Filho.)
Essa é uma das passagens bíblicas mais incompreendidas e erroneamente citadas. Ela não diz: “Deus faz que tudo saia da forma que eu quero”. É lógicoque isso não pode ser verdade. Também não diz: “Deus faz que tudo na terra acabe com um final feliz”. Isso também não é verdade. Existem muitos finais infelizes sobre a terra. 
“Sabemos...” Nossa Esperança em tempos difíceisnão é fundamentada em pensamentos positivos, em anseios ou em um otimismo natural. É uma certeza que se baseia na verdade de que Deus tem pleno controle do Universo e ama a todos nós.  
“... que Deus age...” Há um Grande Projetista por trás de tudo. Nossa vida não é o resultado de um acaso fortuito, destino ou sorte. Existe um plano-mestre. A História pertence a Deus. É Deus quem controla o leme. Nós cometemos erros, mas Deus jamais. Deus não pode cometer um erro — porque ele é Deus. 
“... em todas as coisas...” O plano de Deus para nossa vida envolve tudo que nos acontece — erros, pecados e mágoas. Deus pode fazer o bem aflorar da pior perversidade. Ele fez isso no Calvário. Não de forma isolada ou independentemente; os fatos de sua vida agem em conjunto, conforme o plano de Deus. Não são atos isolados, mas partes interdependentes do processo que o tornarão semelhante a Cristo. Para fazer um bolo, você utiliza farinha, sal, ovos crus, açúcar e óleo. Comidos isoladamente, cada ingrediente é bastante desagradável ou mesmo amargo. Mas juntos se tornarão deliciosos. Se você der a Deus todas as suas experiências horríveis e desagradáveis, ele as misturará para que se tornem agradáveis
“... para o bem...” Isso não quer dizer que tudo na vida seja bom. Grande parte do que acontece no nosso mundo é mau e cruel, mas Deus é especialista em extrair o bem de tudo isso. Na genealogia oficial de Jesus Cristo,existem quatro mulheres listadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Tamar seduziu seu sogro para engravidar. Raabe era prostituta. Rute nem mesmo era judia, e infringiu a lei casando com um judeu. Bate-Seba cometeu adultério com Davi, o que acabou causando o assassinato do marido. Não são exatamente reputações excelentes, mas Deus fez que o bem resultasse do mal, e Jesus veio através dessa linhagem. O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados. 
“... daqueles que o amam e são chamados...” Essa promessa é somente para os filhos de Deus, não para todos. Todas as coisas contribuem para o mal daqueles que vivem em oposição a Deus, insistindo em seguir o próprio caminho. 
“... de acordo com o seu propósito...” Que propósitoé esse? É que sejamos “iguais a seu Filho”. Tudo que Deus deixa acontecer na nossa vida é permitido por causa desse propósito
Lembre-se de que o plano de Deus é bom. Ele sabe o que é melhor para você e visa apenas a seu bem. Deus disse a Jeremias: Os planos que tenho para vocês [são] planos de fazê-lós prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11.Porque eu sei os pensamentos que tenho sobre vós, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Recuse-se a desistir. Seja paciente e persistente. Entendam que [os problemas] veem para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco.
construção do caráter é um processo lento. Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, invalidamos o processo, atrasamos nosso crescimento e na verdade acabamos com um tipo de sofrimento ainda pior — o tipo inútil, que acompanha a negação e a rejeição. Quando você compreende as consequências eternas do desenvolvimento de seu caráter, faz menos orações do tipo “Consola-me” (“Faze que eu me sinta melhor”) e mais orações do tipo “Torna- me adequado” (“Usa isso para tornar-me mais semelhante a ti”). Você sabe que está amadurecendo quando cômica a ver a mão de Deus nos acontecimentos aleatórios e confusos e nas circunstânciasda vida aparentemente sem sentido. 
Se você estiver enfrentando problemas neste exato momento, não pergunte: “Por que eu?”. Em vez disso, pergunte: “O que você quer que eu aprenda?”. Entãoconfie em Deus e siga fazendo o que é certo. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu? Não desista — cresça