Rute 1
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?
20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
22 Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada.
A fome pode ser um desejo, uma vontade ou uma necessidade.
Quem tem filhos adolescentes sabe que eles estão sempre com fome. Acabam de comer e já dizem que estão com fome. Seja vontade, necessidade ou desejo, a fome nos leva a fazer escolhas.
O livro de Rute não começa com ela, mas é uma história que começa exatamente por causa de uma fome. Havia uma família que morava em Belém e, por causa de uma grande fome naquela região, se muda para Moabe.
Aonde a nossa fome tem nos levado? Vamos fazer um paralelo entre a nossa fome natural e espiritual.
Alguns ditados populares acerca da fome: Estou morto de fome! Vamos juntar a fome com a vontade de comer! Vou matar a fome! Tô passando fome! São ditados relacionados à nossa necessidade de ingerir alimentos.
Nossa fome nos leva para as escolhas que temos feito em Deus ou não. E precisamos definir melhor as nossas escolhas. Nossa fome, de fato, vai nos levar a algum lugar. Ao sair daqui, você será guiado pelo seu instinto a ir ou pra sua casa, ou a um restaurante, ou a algum lugar onde possa comer.
A tua fome te leva a fazer escolhas para que ela seja saciada. E a questão é: onde a tua fome tem te levado? Exemplos bíblicos de movimentações causadas pela fome:
Gn. 12:10 – Abrão desceu ao Egito por causa da fome no Neguebe.
Gn. 42:5 – A fome em Canaã leva os irmãos de José ao Egito.
Tg. 1:14 – Somos guiados pelos nossos desejos.
Mt. 5:6 – Jesus ensina através das coisas naturais.
Jo. 6 – Jesus alimenta aquelas pessoas e elas passam a segui-Lo.
ONDE A NOSSA FOME TEM NOS LEVADO? QUE ESCOLHAS A NOSSA FOME TEM NOS LEVADO A FAZER? NÓS SEGUIMOS AQUELES QUE SACIAM NOSSA FOME. JESUS É O PÃO DA VIDA E É ELE QUEM MATA A NOSSA FOME ESPIRITUAL.
No texto lido, vemos que a escolha de Elimelequelevou sua família para o nada e isto nos ensina algumas lições:
1. NÃO SE MOVA SEM A DIREÇÃO DIVINA – versos 1 e 2: 1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
Falar com Deus é uma linguagem que precisa ser desenvolvida para que possamos caminhar com Ele. A Bíblia não mostra Elimeleque pedindo nenhuma orientação de Deus, apesar do seu nome significar Ele é o meu Deus, o meu Rei.
Verso 1 – Esta família morava em Belém (casa do pão) de Judá (louvor, gratidão) e, por uma circunstância de fome ela se moveu daquele lugar. Eles são chamados efrateus, pois eram de Efrata, uma região frutífera e abençoada, ou seja, estavam no lugar certo. No entanto, por uma circunstancia momentânea, onde Deus estava aproveitando para lidar com os Seus filhos, Elimeleque sai deste lugar com sua família.
Eles vão para Moabe, um povo que se originou de um incesto e que estava proibido de entrar na casa de Deus até a décima geração. O casamento com os moabitas não era proibido, mas havia uma limitação no relacionamento com Deus. De tantos lugares bons pra Elimeleque ir, ele acaba indo para aquele lugar que se caracterizava pela imoralidade e perversão sexual.
Seus filhos se chamavam Malom e Quiliom. Malomsignifica fracote, doente e Quiliom significa desfalecido. Noemi ficou numa situação difícil após a morte de seu marido, o que nos mostra que a nossa confiança não pode estar em pessoas, seja em nós mesmos ou em outra pessoa.
Versos 3 e 4: 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
Para onde a tua fome tem levado você e a sua família? Não se mova sem a direção de Deus. Se mova pelos princípios em que você acredita, pelos valores que Deus tem revelado ao seu coração. As tuas decisões nunca irão afetar apenas você. Boas ou ruins, as tuas escolhas irão afetar a tua descendência. Então, procure a direção de Deus. Tome um posicionamento diferente diante de Deus.
2. SE ARREPENDA PELA DECISÃO ERRADA – versos 6 e 7: 6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. 7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
Não há remédio para erros, senão arrependimento.Davi afirma que Deus não despreza um coração quebrantado e contrito. Deus gosta de um coração que se arrepende.
Noemi, dez anos depois, ouviu que Deus estava abençoando Seu povo e, finalmente, resolve voltar. Às vezes, também temos ouvido acerca da benção de Deus na vida daquele que O leva a sério, e demoramos a nos posicionar. Precisamos tomar a decisão de ter uma fome diferente, uma fome por Deus, algo que nos leve a mudar de postura e de comportamento.
Noemi entende que suas noras não precisam ir com ela. Orfa decidi ficar em Moabe, mas Rute decide seguir com a sogra porque passou a ter fome do Deus de Noemi (16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.). Ela tinha fome de descobrir o que estava fazendo Noemi voltar à terra de Belém. Precisamos ter este tipo de fome: de descobrir onde Deus está, onde Ele se revela.
Versos 19-21: 19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi? 20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. 21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
A afirmação de Noemi revela que, por causa das escolhas erradas, ela passou a ter uma visão equivocada de si mesma. E quantas pessoas hoje também não carregam culpas por causa de suas escolhas erradas? Se arrependa, se humilhe e permita receber o perdão de Deus para a sua vida.
3. RECOMECE A SUA JORNADA COM A DIREÇÃO DE DEUS.
Comece a ouvir a voz de Deus e deixe-O tomar as rédeas de sua vida.
Noemi perdeu seu esposo, aquele que podia lhe dar segurança, e seus filhos, ou seja, ela perdeu toda a sua referência e sentido de vida (esposa e mãe). Mas ela toma Rute como sua filha e acaba experimentando uma restauração completa em sua vida.
Através da orientação de Deus dada por meio de Noemi, Rute se torna o instrumento de mudança da sorte do que restou daquela família.
Rt. 4:13-17 13 Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. 14 Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. 15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. 16 Noemitomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. 17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
Noemi entendeu que se moveu sem a direção de Deus, mas se arrependeu e recomeçou sua história sendo guiada por Ele. Ela voltou ao propósito de Deus na sua vida.
As lições que tiramos desta história é: Não se mova sem a direção de Deus, mas, caso tenha se movido, se arrependa e volte ao propósito, ao lugar de onde você nunca deveria ter saído.
Este lugar é espiritual, em primeiro lugar. Pode ser seu relacionamento com Deus que esfriou ou seu trabalho mais para a obra de Deus do que para o Deus da obra. Volte ao centro do propósito de Deus. Não culpe a Deus, a si mesmo ou aos outros. Encontre o lugar da esperança e saia da desesperança.