quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
TRANSFORMADOS PELO AMBIENTE
I Samuel 10:5-6.
5 Depois disso, tu virás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e sucederá que, quando chegares lá na cidade, encontrarás uma companhia de profetas descendo do lugar alto com um saltério, e um tamborim, e uma flauta, e uma harpa adiante deles; e eles profetizarão;
6 e o Espírito do Senhor virá sobre ti, e tu profetizarás com eles, e serás transformado em outro homem.
Israel pede um rei a Samuel. Apesar de discordar, Samuel unge Saul e lhe dá estas instruções. Ele deveria ir a determinado lugar onde seria transformado em outro homem.
QUE LUGAR ERA ESTE? QUE HOMENS ERAM ESTES (verso 5)? QUE AMBIENTE ERA ESTE, CAPAZ DE TRANSFORMAR SAUL EM OUTRO HOMEM? Que tipo de ambiente Saul encontrou? QUE AMBIENTE É ESTE QUE DEUS PREPAROU PARA NÓS ESTES DIAS?
Existe um ambiente em que nós não precisamos produzir, mas somente atrair. Existe um lugar no Senhor que a música não vai nos levar, que a pregação não vai nos levar, mas somente a nossa intimidade com o Senhor é capaz de fazê-lo.
Deus quer que sejamos homens de ambiente. Só se torna um homem de ambiente quem tem AUTORIDADE. O que nos dá autoridade não é o titulo que temos, mas o entendimento de que somos filhos de Deus. Os homens de ambiente são aqueles que conquistaram um nível de autoridade em Deus.
A autoridade pode ser expressa na seguinte fórmula:
INTIMIDADE + REVELAÇÃO + OBEDIÊNCIA = AUTORIDADE
1. INTIMIDADE
Quanto mais me achego ao Senhor, mais eu descubro quem eu sou. É como se estivéssemos diante de um espelho.
Deus não quer o nosso trabalho. Deus quer cada um de nós. Muitos vão chegar diante do Senhor mostrando o seu trabalho, mas Deus vai dizer: Eu não vos conheço. Apartai-vos de mim!
Gn. 4:1 – Conhecer é ter intimidade. (E Adão conheceu Eva, sua mulher; e ela concebeu e teve Caim, e disse: Concebi um homem do Senhor.)
Toda intimidade nós faz gerar algo em Deus. A intimidade nos faz ouvir Deus. Às vezes, tudo o que precisamos é parar um pouquinho e ficar a sós com Deus. Cuidado! O trabalho pode nos roubar dEle!
Isaías 29:13.
Nosso maior desafio não é subir no altar para ministrar, mas manter a disciplina com o Senhor no dia-a-dia.
Não vamos mudar o ambiente coletivo se não construirmos um ambiente na intimidade, no lugar secreto.
2. REVELAÇÃO
Salmos 25:14. (O segredo do Senhor está com aqueles que o
temem; e ele os mostrará seu pacto.)
Deus tem segredos, mas Ele não os revela a qualquer um. É a intimidade que vai nos levar a ter revelações de Deus.
Mas, é exatamente aqui que “o caldo engrossa” porque, à medida que Deus revela a Sua vontade, nós teremos que decidir entre obedecer ou não.
3. OBEDIÊNCIA
Rm. 8:28. (E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.)
Este amor não é só um amor sentimento, mas aquele que traz uma resposta de obediência.
Geralmente, a revelação da vontade de Deus não é aquilo que queremos fazer porque as coisas de Deus são uma contracultura.
Este é o caminho, é o processo para nos tornarmos homens de ambiente. Então, somente a nossa presença poderá transformar pessoas.
Rm. 11:36 – Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; a ele seja a glória para sempre! Amém.
Tudo é por causa dEle! Nunca foi sobre nós. A obediência vai nos custar TUDO.
É possível haver um grupo de profetas que geram um ambiente capaz de transformar as vidas. No entanto, só quem tem autoridade de Deus é que é uma pessoa que muda ambientes. E Deus quer nos entregar autoridade.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
ATENTOS À VONTADE DE DEUS
Êxodo 13:17-22
O povo quando foi tirado do Egito foi levado ao Deserto, pelo caminho mais longo, no entanto, o caminho segundo o propósito de Deus.
Pelo caminho mais perto Israel teria que enfrentar gigantes de forma prematura, sem antes ser trabalhado em sua identidade como povo de Deus, não teriam sido lapidados e preparados para as batalhas. Muitas vezes o caminho mais curto para a promessa seria o caminho que nos levaria ao retorno e fracasso.
ENTENDA O CAMINHO E O PROPÓSITO. PODERÁ SER MAIS LONGO, MAS SERÁ MAIS SEGURO. Normalmente tudo que encurta os processos e caminhos não correspondem à princípios do Reino. Odeserto caracteriza o período de intenso preparo e lapidação.
Depois de entrarem no deserto, Deus não deixou o povo sem direção, mas todos os dias uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo ia diante do povo para os guiar em sua caminhada, dando destino e ensinando a dependência dos céus.
QUANDO OS CÉUS SE MOVEM TUDO QUE TEMOS E SOMOS DEVEM RESPONDER POSITIVAMENTE.
1. O povo de Israel deveria adotar um estilo de vida diferente dos outros povos da terra.
Entre tantas características podemos citar:
- A atenção nos céus, a sensibilidade em relação a qualquer movimento de Deus.
- O desprendimento das coisas da terra, pois deveriam cuidar no firmar suas tendas e seus rebanhos, pois tudo deveria estar preparado para prosseguir como peregrinos.
Hebreus 11:13. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
I Pedro 2:11. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
TUDO NO MUNDO CONSPIRA PARA NOS DETERMOS AO LUGAR DE NOSSA PEREGRINAÇÃO.
2. O sinal não é mais externo.
- Diferente do povo de Israel que tinha as colunas de nuvem e de fogo que testificavam acerca da vontade de Deus, hoje estas colunas estão dentro de cada um de nós, através do Espírito Santo que testifica sobre a vontade de Deus.
- Naquela época o povo deveria estar atendo ao mover externo, e hoje devemos atentar para o testemunho interno.
3. Uma mente natural é incompatível com este novo sinal.
- Uma mente natural consegue perceber apenas oque está acontecendo fora, contemplar as nuvens e os mais diferenteseventos que Deus promovia.
- Para perceber o testemunho do Espírito que habita dentro de nós, precisamos ter a mente de Cristo, uma renovação em nossa mente para perceber todo seu movimento.
- Se não percebemos quando os céus estão se movendo, correremos o risco de não acompanhá-lo.
4. Tudo deve reagir a este movimento.
- Não era apenas o povo que deveria seguir a nuvem, mas tudo que Israel possuía: Vida, Família, Bens, Trabalho.
- A diferença de hoje é gritante, pois muitas vezes queremos seguir, mas deixamos muitas coisas que temos para trás. Não adianta seguirmos e deixarmos nossa família para trás, ou nosso trabalho, ou ainda nossos bens. Para os que agirem desta forma só restará uma coisa, voltar para restaurar o que foi deixado para trás.
TUDO QUE NÃO ESTÁ EM BAIXO DA VONTADE DE DEUS ESTARÁ CORRENDO SERIO PERIGO.
5. Atentos de dia e de noite.
- As colunas de nuvem e de fogo serviram como sinal da vontade de Deus durante todos os dias e noites.
- Não existia um período específico que iniciava o movimento da nuvem. O povo deveria estar atendo durante o dia e a noite.
O MOVIMENTO É INESPERADO. É O GRANDE ENSINO DE DEPENDÊNCIA.
- Só é percebido pelos que estão vigiando e orando.
- Este novo estilo de vida para Israel implicava em mudança radical, sensibilidade e atenção no céu durante 24 horas por dia, todos os dias sem exceção.
Devemos estar atentos, pois perceber um movimento externo é mais fácil, e ainda assim Israel pereceu. Hoje os céus estão se movendo e muitos não percebem, pois ainda dependem de sinais externos.
Assinar:
Postagens (Atom)