quarta-feira, 27 de março de 2019
A DOR DE UM PROPÓSITO
Satã atacou dois pontos fracos do Rei Davi: auto satisfação e falta de confiança em Deus.
Satã sabia que o recenseamento do povo não era pecaminoso, desde que fosse de acordo com a vontade de Deus. Este recenseamento mandado fazer por Davi evidenciava que o Rei Davi queria conhecer o efetivo do seu exército, saber qual era o poder de combate, esquecendo-se que as vitórias foram obtidas unicamente mediante a graça e o poder de Deus. DEUS estava sendo esquecido. Este foi o pecado.
O Senhor não Se agradou quando Davi mandou contar o povo, porque Davi não estava se gloriando no Senhor, mas em sua força. O que o motivou foi então o pecado de descrença. Davi estava confiando em números ao invés de confiar em Deus.
Todos os planos que o Senhor tem para sua vida, passará pela Eira.
Davi havia tomado uma atitude que provocou a ira de Deus sobre o povo. Davi faz um censo e pede para que Joabe, seu principal oficial, por nove meses e vinte dias passasse por todo o território, todas as tribos e contasse cada soldado que estivesse pronto para batalha. O orgulho encontra-se no topo da lista de pecados que Deus abomina (Provérbios 6:16-17. Há seis atitudes que o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente.). O orgulho é o solo em que nascem todos os outros pecados, e a fonte de todas as outras transgressões.
Veio a Peste sobre todo o Israel, até que 70 mil pessoas foram mortas por ela, assim Davi junto aos anciãos e oficiais parte de Jerusalém para Gibeon onde se encontrava o tabernáculo e os sacerdotes a fim de buscar direção de Deus sobre o que fazer. De repente ele teve sua visão aberta e vê o anjo do Juízo sobre a Eira de Araúna.
A visão o parou, ele se aproxima do lugar e percebe que havia um homem chamado Araúna, ou Ornã, são os dois nomes dado a ele pelas escrituras, e sua eira estava em atividade, estava trabalhando o trigo. Direcionado pelo profeta Gade Davi faz uma proposta ao dono e pagou 50 ciclos de prata pelos bois e usou seus jugos de madeira como lenha e pagou 600 ciclos de ouro. Ou seja, 7 Kg e 200 gramas de ouro por todo o território da
Eira. Não quis de graça e sim disse: Porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada.
Abraão havia colocado Isaque sobre o sacrifício naquele lugar, e no futuro o templo construído por Salomão seria naquele lugar. A Eira ficava em um lugar aberto para facilitar o trabalho e o vento que era abundante. Uma Eira cheia era sinal de abundância e anúncio das festas principalmente a de Sucot. Deuteronômio 16:13 - “Quando se juntar a produção de sua Eira e de seu depósito de vinho, faça para você a festa de Sucot, por um período de sete dias”.
Da Eira se tirava a oferta movida e os dízimo ao Senhor. Os feixes eram espalhadas na superfície dura da Eira e então pisados por animais ou passados por um malho com ferro preso, como a figura do tribulom.
A praga cessou na Eira (2a Samuel 24:25. Edificou ali Davi ao Senhor um altar e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o Senhor se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel). Deus disse basta para o Anjo da Aflição. Ali Davi levantou um sacrifício e veio fogo do céu como confirmação que o sacrifício foi aceito e a praga cessou. A tradição diz que o primeiro fogo colocado no sacrifício não era por mãos de sacerdotes que vinha do céu. Acredito que há muito tempo não ocorria, pois em Gibeon já não havia expectativa mais. Tem muitos lugares que tem vivido essa experiência onde o fogo não tem vindo mais, veja, quem tem o poder do fogo ainda é o Senhor.
O fogo fez o altar mudar de endereço. O tabernáculo estava em Gibeon, mas Deus estava na Eira de Araúna. O fogo indicou o novo endereço, Davi investiu seu dinheiro na Eira e não onde estava a estrutura. Em um momento de muitas perdas na vida de Davi, um novo ciclo começou, uma outra fase se inaugurou. O anjo da aflição parou na Eira. A Eira se tornou o lugar do sacrifício, Deus sinalizou onde Ele estava! Davi compra o lugar onde ele viu o anjo.
Um ponto chave dessa palavra é o fato da Eira ser o novo endereço do fogo, ali Davi passou primeiro pela tribulação, mas após o sacrifício, veio um tempo de favor de Deus.
Sua prova se torna maior quando você está à beira da grandeza. A dor de um propósito sempre é aumentada antes do avanço. Tal como um parto
quando está chegando o tempo de nascer, pois o aumento da dor é o anúncio do nascimento. Então, se você quer acabar esse processo, dê um empurrão!
Você tem forças dentro de você para isso, assim como uma mãe a encontra na hora do parto, você vai encontrar força. Não deixe que as circunstâncias ao seu redor diga que não tem mais recursos pois quando essa vitória for alcançada, essa dor do processo será uma memória distante. Dê mais um empurrão!
A tribulação tem um emprego, ela tem a função de produzir algo. Veja o que o Apóstolo Paulo diz em duas ocasiões a respeito da tribulação (Romanos 5:3-5). A igreja tem se encontrado fraca porque nossa relação com Deus flutua com base em nossas circunstâncias e não em nossa promessa.
Você precisa passar pela Eira!
O que te trouxe até aqui não vai te levar para a próxima fase, você precisa passar pela Eira, o chão da Eira é onde se separa o que tem de valor do que não tem valor. Não tem como você continuar e ir para a próxima fase sem fazer essas escolhas em sua vida, porém, essa separação acontece quando o trigo está sendo pisado, passado pelo rolo, pela tribulação. Mas faça como Davi, tire dessa tribulação a revelação para os seus próximos dias.
O Senhor disciplina aqueles que ele ama, para preparar para o próximo nível! O que não é Dele em sua vida vai passar pela Eira. Ele te ama demais para te deixar onde você está. O ponto chave dessa palavra é o fato de Davi ter transformado a Eira de debulhar o trigo em um altar e no futuro o templo de Israel.
Todos os planos que o Senhor tem para sua vida, passará pela Eira. A posição te foi concedida, mas você vai levar o resto da vida para se tornar o que te foi concedido. Todos nós passamos pela Eira, às vezes parece que ele está querendo te matar, mas Ele está separando o que é real do que é falso em sua vida. Deus não vai abençoar o que fingimos ser, Deus vai abençoar o que somos!
terça-feira, 19 de março de 2019
Pilares da Igreja
Depois de:
a PALAVRA
o seu NOME Podemos: Ir à GLÓRIA
João 17:1-11.
GLÓRIA= presença de Deus. É a combinação da Sua PRESENÇA com a manifestação da Sua PALAVRA.
Quantos já tiveram na presença de Deus e nada mudou? E ainda são os mesmos? E nada ficou diferente?
NADA MUDOU -> porque não tivemos Glória. A Bíblia diz que mudamos de acordo com a Sua imagem de Glória em Glória!
AS Pessoas não mudam porque têm medo da GLÓRIA, A VERDADEIRA mudança está na GLÓRIA.
O homem não pode mudar a mulher. A mulher não pode mudar o homem.
A PALAVRA das trevas. O NOME o que foi pago.
A GLÓRIA
que precisamos.
liberta-nos
Ter
Conhecer
proclama
trás a mudança
Não pode haver mudança enquanto não houver PALAVRA -> Porque a PALAVRA tira as TREVAS e gera FÉ!
O NOME é a proclamação da PALAVRA com tudo o que ELE É e REPRESENTA.
==JESUS já te deu a GLÓRIA== João 17
João 17 – antes de ir para os céus Jesus orou não pelo mundo mas pela igreja.
17:1-6 – Jesus deu-lhes a PALAVRA que o Pai lhe tinha dado. V14-20 – Jesus orou por nós--- tempo agora!
V22 –“ Temos a mesma Glória que Jesus teve “ V23,24 – “Onde eu estiver, estejam eles tb.”
ONDE É QUE ESTÁS?
Com Jesus nos lugares celestiais, ACIMA de qualquer potestade ou principado.
V.24-26
Posso mostrar-vos onde é que oração de Jesus foi atendida?
At 2:1-4 “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. “
=== > ISTO É A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA
A PALAVRA teve de subir para a GLÓRIA descer.
É por isso que oramos em nome de Jesus (que contém toda
a PALAVRA) para que a GLÓRIA se manifeste. Co 1:27 “... Cristo em ti, a esperança da Glória”
Cristo (PALAVRA) em ti, a esperança (constante expectativa de bem) da Glória (manifestação de milagres)
1o A GLÓRIA DE DEUS MANIFESTA MILAGRE.
Jo 2:11 “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. “
O 1o Milagre foi para manifestação da Sua Glória.
2o A GLÓRIA DE DEUS MANIFESTA PODER DE RESSURREIÇÃO.
Jo 11:4 “E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. “ (Lázaro morto)
V39,40 “Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse- lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. 40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? “
v41,42 – Jesus sabia que o PAI sempre o ouvia. V44 –Lázaro, sai para fora!
(Jesus foi especifico, se ele não tivesse falado o nome de Lázaro, todos os mortos se teriam levantado)
Porque é que Jesus falou?
Falou -> PALAVRA -> porque a PALAVRA afasta as
trevas.
3o A GLÓRIA É MANIFESTA EM SINAIS E MARAVILHAS.
Mc 16:17-20 “E estes sinais seguirão aos que crerem(PALAVRA): Em meu nome (JESUS) expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram(PALAVRA) por todas as partes, cooperando com eles oSenhor(JESUS), econfirmando a palavra com os sinais (GLÓRIA)que se seguiram. Amém. “
A GLÓRIA confirma a PALAVRA. -> Pregamos (PALAVRA) e alguém é salvo (GLÓRIA).
4o A GLÓRIA MANIFESTA-SE E MUDA-NOS.
2 Co 3:17,18 “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. “
A única coisa que preciso fazer é: Andar na PALAVRA, Pedir no seu NOME, e Ter a manifestação da GLÓRIA.

terça-feira, 12 de março de 2019
O fogo que não se apaga
Êxodo 3:1-4
1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
Com o libertador, Deus fala por meio do fogo!
Moisés foi atraído por uma sarça. É comum uma sarça pegar fogo no deserto, por causa do calor. Mas, à noite, ela apaga por causa do sereno e frio.
Moisés apascentava os rebanhos do seu sogro e ele viu uma sarça que queimava, o que não era novidade, pois, com certeza, ele já vira outras sarças queimando, no entanto, aquela sarça queimava e não se consumia.
Moisés viu uma sarça que queimava e não se consumia – verso 2
O que chamou a atenção de Moisés não foi o fato da sarça pegar fogo, mas foi porque ela não apagava. O que vai atrair as pessoas para um Cristianismo saudável não é aquilo que pega fogo, pois, às vezes, o fogo só dura duas horas ou duas semanas, ou dois meses, ou dois anos. O segredo de atrair não é pegar fogo, mas é não
apagar, é não apagar de noite, é não apagar mesmo no tempo de trevas.
VOCÊ É UMA SARÇA QUEIMANDO! VOCÊ NÃO É UMA ÁRVORE DE NATAL! VOCÊ ATRAI PROFETAS, NÃO CRIANÇAS Á PROCURA DE PRESENTES! Não podemos, como líderes, nos comportar como uma árvore de Natal: cheia de presentes e com luzinhas piscando pra chamar a atenção. Nosso trabalho não é chamar a atenção e dar presentinhos.
Deus está te chamando pra se manter aceso no escuro. Nosso ministério não é aparente, mas é algo permanente. Para isto, a raiz tem que ser forte. NÃO É O QUANTO VOCÊ FAZ, É O QUANTO VOCÊ SUPORTA! O que te mantém em pé é a forma que você reage às circunstâncias.
Moisés olhou e viu – verso 3.
Moisés percebeu que ali tinha algo constante e permanente que valia a pena analisar o porquê daquela sarça não se queimar.
Deus viu o interesse de Moisés – verso 4.
Deus acendeu a luz e ficou ali... Quando Ele percebeu que havia interesse naquilo que estava mostrando, aí Ele falou. Deus não se revela aos desinteressados. Ele mostra, mas se você não tem interesse, Ele não vai dizer nada.
Ex.: Os magos do Oriente (preservados por causa de um judeu – Daniel) viram a estrela quando Jesus nasceu, mas, na corte de Herodes e entre os religiosos, ninguém viu. Deus se revela pra quem interesse e não para religiosos. Não é a tua religião que te estabelece na revelação, mas o teu interesse nEle.
Quando Deus percebeu que Moisés se virava para ver, Ele bradou! Deus está mostrando coisas grandes, mas aonde está a tua atenção, o teu interesse?
A igreja precisa ser o fogo que não se apaga.
A igreja que vai chamar a atenção de Deus e para Deus é uma igreja que não se apaga, que se mantém acesa mesmo em meio ao caos. Não adianta apenas diagnosticar os problemas da nossa geração, temos que ser agentes de transformação nestes lugares problemáticos.
Pv. 31:10-31: A mulher é uma figura da igreja. O verso 15 fala de uma igreja que se organiza nas trevas, no escuro. No meio das trevas, ela consegue organizar a casa.
A igreja que não se apaga é comprometida - Marcos 3:20-29
Jesus estava tão comprometido com aquilo que fazia que as pessoas diziam que Ele estava possesso de demônios. Nestes dias, temos que nos comprometer com aquilo que estamos fazendo, se queremos ser profetas nesta nação.
Deus mandou que Isaías andasse nu para mostrar o estado de Israel; Ele matou a esposa de Ezequiel pra dizer que a nação estava morta; Deus mandou que Oséias casasse com uma prostituta pra dizer que Israel havia se prostituído. Isso é comprometimento! Você vai ter que se comprometer!
Por que perdemos a autoridade sobre demônios? Sobre principados, demônios territoriais, espíritos familiares? Porque falta comprometimento com o Reino.
Cadê as sarças que não vão apagar no escuro? Cadê as sarças que vão continuar queimando? Cadê os profetas que vão ser confundidos com endemoninhados, tamanho o seu comprometimento?
Não deixe a sua luz apagar! Viva uma vida consagrada em oração. Tenha consciência da presença constante dEle com você. Decida ser uma vela – ilumina e queima ao mesmo tempo! Fique aceso no escuro! Fique aceso até Deus bradar!
quinta-feira, 7 de março de 2019
SEJA FILHO
Gn. 22
1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão!"
Ele respondeu: "Eis-me aqui".
2 Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei".
3 Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.
4 No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.
5 Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorar, voltaremos".
6 Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E, caminhando os dois juntos,
7 Isaque disse a seu pai, Abraão: "Meu pai!" "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?"
8 Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos.
9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
11 Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão!" "Eis-me aqui", respondeu ele.
12 "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho."
13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho.
14 Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor Proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".
Neste texto, vemos a jornada entre dois pais e dois filhos: Deus, pai de Abraão e Abraão, pai de Isaque; Abraão, filho de Deus e Isaque, filho de Abraão.
Nesta jornada, nós descobrimos características que o próprio Deus criou como oportunidade para que cresçamos em todos os relacionamentos, mas hoje, vamos focar o relacionamento entre pais e filhos.
Gn. 22 1 e 2 1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo- lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. 2 Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto[78] num dos montes que lhe indicarei”.
1. O filho ouve a voz do pai – Abraão ouviu Deus.
Ele já tinha tido algumas experiências com Deus e não tinha dificuldade de ouvi-Lo. No entanto, na sequência, acrescentou Deus: Tome seu filho, seu filho Isaque a quem amas.
Imagine você receber algo que você tem certeza que veio de Deus para a sua vida, algo que é precioso e Deus vem e fala da benção pelo nome – já ficamos agitados com isto. E Deus manda que Abraão entregue seu filho em sacrifício. Que difícil, que momento complicado!
A Bíblia diz que Tudo fez Deus formoso a seu tempo. DEUS FEZ TUDO, mas é formoso quando é no tempo dEle. Quando Abraão recebeu a promessa de Deus, ele e Sara não souberam esperar e geraram um problema. Talvez agora ele já tivesse aprendido a esperar no Senhor e Deus o surpreende.
Quantas vezes também estamos ouvindo Deus e somos surpreendidos por aquilo que Ele vem nos falar. Era esta a situação em que Abraão se encontrava, quando ouviu Deus e sentiu-se desafiado a fazer algo que acreditava que não fosse possível.
SERÁ QUE NÓS SABEMOS OUVIR DEUS? SERÁ QUE É DEUS QUE NÃO NOS RESPONDE? OU SERÁ QUE NÃO SOMOS NÓS QUE ESTAMOS DISTRAÍDOS? O Senhor é a figura mais importante na hora do culto, não a roupa da irmã. Deus está falando o tempo todo, mas os nossos ouvidos é que estão entulhados. Nossa adoração deve estar totalmente voltada pra quem Deus é, e os nossos olhos e ouvidos serão desvendados para a realidade de quem Ele é.
2. O filho obedece ao pai – Abraão obedeceu.
Obediência redunda em mudança de atitude. Quem ama a Deus não é aquele que fica fazendo declarações de amor, mas aquele que O obedece.
Versos 3 e 4 3 Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. 4 No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.
Quanta coisa Abraão fez! Ele ouviu, mas não ficou passivo. Às vezes, Deus está falando com você e te dando estratégia de como você deve agir como Seu filho, mas você fica insistindo em estratégias que não estão dando resultado. Você ora e nada acontece; será que não está na hora de revisar a sua atitude? Ora pela situação, mas quando se depara diante dela, abre a boca e esculhamba com tudo e com todos. Você planta, mas você mesmo arranca.
Ore, jejue, profetize, mas também abrace, ame, aceite. Às vezes, aceitamos os pecados mais cabeludos dos filhos dos outros, mas com os nossos filhos não temos o mesmo cuidado. Você entrega nas mãos de Deus, mas logo depois está tomando de volta.
Escute e obedeça. Obedeça a Palavra! Pois as pessoas, principalmente nossos familiares, estão mais de olho em quem nós somos, do que no nosso discurso.
Você manda seu filho ler a Bíblia, mas você lê? Você cobra que ele fale a verdade, mas você fala? Você fala com sua filha pra não se vestir como uma piriguete, e você? O MAIOR ENSINO É O EXEMPLO. Se você quer que seus filhos tenham uma experiência com Deus, então tenha VOCÊ uma experiência com Deus, viva pra Deus, transborde Deus e isto vai afetar toda a sua família.
Levante de madrugada, albarde o jumento, caminhe três dias, até que você possa ver o lugar do Senhor. A nossa fé tem que produzir em nós uma mudança de atitude.
3. O filho assume o papel de pai e ensina o que aprendeu – Abraão assumiu o seu papel de pai e ensinou aquilo que conhecia.
Verso 5-6 5 Disse ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos”. 6 Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos,
Abraão botou a mão na massa, ele assumiu o seu papel e não terceirizou o cuidado que deveria ter com seu filho. Quantas famílias vemos hoje onde os pais entregam a responsabilidade que deveriam ter com seus filhos para a igreja, escola, avós, babás, internet, redes sociais. Como pais e futuros pais, é necessário que tenhamos a coragem de assumir o nosso papel.
Abraão fez o que tinha que fazer junto com o seu filho. Ele não mandou um servo carregar a lenha e subir ao local do sacrifício. Ele tomou as rédeas, assumiu o seu papel e levou Isaque junto.
Verso 6 – Isaque também teve que trabalhar pra que aquele momento acontecesse. Hoje, vemos muitos lares em que os pais, talvez com um desejo de proteger excessivamente os filhos, poupam os filhos de ter tarefas, fazem tudo por eles, e terminam atrofiando a sua descendência. Temos que deixar os nossos filhos trabalharem e dar tarefas a eles. É como a história da lagarta que, se alguém ajudar a quebrar o casulo, ela vira uma borboleta com as asas fracas. Muitas vezes, nós pais, temos impedido nossos filhos de crescer, pensando estar protegendo. Dê tarefas para o seu filho! Se ele não tiver tarefas, ele não cresce.
Além de confiar responsabilidade de acordo com a idade, não podemos atrofiar os nossos filhos dando a eles tudo o que eles querem. Deus é um pai pleno e perfeito em amor, e Ele não nos dá tudo o que queremos. O QUE VOCÊ NÃO TEVE FEZ DE VOCÊ QUEM VOCÊ É!
4. O filho caminha junto com o pai – Final dos versos 6 e 8 – 6b E caminhando os dois juntos,; 8b E os dois continuaram a caminhar juntos.
Caminhavam, seguiam ambos juntos. Isaque devia ser um adolescente e, nesta idade, é fundamental que pai ande junto com o filho. E como fazer isso se o trabalho, o prazer e tudo o mais é prioridade diante de passar tempo com seu filho? Você sempre tem tempo para aquilo que é prioridade. Assim, se seu filho e sua filha for prioridade em sua vida, você vai arrumar tempo pra estar com eles.
É importante caminhar junto, andar junto pra ir discipulando e passando as experiências. Seu filho precisa não somente de sua voz, mas andar junto pra ver os princípios que você diz que crê sendo demonstrados na sua vida.
Versos 7 e 8 – 7 Isaque disse a seu pai Abraão: “Meu pai!” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” 8 Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos
Quando andamos com os nossos filhos, especialmente os adolescentes, vamos ouvir perguntas desconcertantes. Mesmo que você não possa responder literalmente, você precisa dar uma resposta. Foi nesta oportunidade que Abraão mostra a seu filho o Deus a quem ele conhecia – DEUS PROVERÁ! Ou seja, era como se dissesse: Isaque, confia! Eu sei quem é o Deus a quem eu sirvo. Ele proverá!
5. O filho confia no pai – Abraão demonstrou uma confiança extravagante.
Versos 9 e 10: 9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
Às vezes, é fácil obedecer a Deus na “primeira milha”: acordar de madrugada, albardar o jumento, preparar a lenha, andar até o lugar... O Senhor, entretanto, geralmente age nos 45’ do segundo tempo quando Ele quer esticar a nossa confiança.
Às vezes, você já fez tudo isso: levantou de madrugada, albardou o jumento, visualizou o monte, subiu o monte... ERGUE O CUTELO! Se você confia em Deus, você pode não estar entendendo o que Ele está fazendo ou como Ele está trabalhando, mas o Senhor já provou que ama, ama extremamente.
Todas as vezes que você quiser vacilar, lembre-se de que o Senhor é fiel. O Senhor é fiel! Mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. Quando você ergue o cutelo, é porque sabe que o Senhor está no controle da situação e que, se está espremendo, é porque Ele está extraindo o óleo de nós.
Confia!! Apenas quando Abraão ergueu o cutelo é que Deus disse: PARE! Deus sabia que Abraão faria isto, mas o levou ao extremo, para que eu e você fossemos abençoados.
Porque Abraão ouviu, ele obedeceu, ele assumiu o seu papel, ele assumiu a educação, ele viveu uma vida de exemplo, uma vida íntegra, ele transmitiu o que conhecia e ele confiou, por isso ele desfrutou da provisão de Deus.
Versos 13 e 14: 13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. 14 Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.
O Pai proveu o cordeiro e essa história antecipava o que o Pai faria, pois Ele não pediu de Abraão aquilo que Ele mesmo não faria, entregando o Seu próprio filho como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Naquele dia, no Monte Moriá, o filho morreu para que eu e você, e os nossos filhos pudéssemos viver.
Não apenas fale que você crê, não apenas freqüente uma igreja como se ela fosse um clube social, viva esse relacionamento de filho, essa amizade que Abraão tinha com Deus, porque, quando você experimenta esta presença, quando escuta esta voz inconfundível, você pode não entender os caminhos que o Senhor irá traçar, mas pode confiar e vai sair um legado, uma experiência transformadora.
Assinar:
Postagens (Atom)