quarta-feira, 28 de outubro de 2015

LIÇÕES À BEIRA DO TANQUE DE BETESDA

LIÇÕES À BEIRA DO TANQUE DE BETESDA

Texto: João 5:1-9
 
Quem aqui precisa de um milagre em alguma área da sua vida? Então você veio ao lugar certo pois estamos em um lugar de milagres, e a minha oração é para que o Espírito Santo desperte a sua fé a fim de que você alcance o milagre que você necessita.
 
O tanque de Betesda era muito conhecido em Jerusalém nos tempos de Jesus, pois ali havia uma multidão de enfermos que frequentava aquele lugar buscando uma cura, um milagre.
 
Está escrito que de tempos em tempos descia um anjo e agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque era curado de qualquer enfermidade que tivesse. Isso gerou uma espécie de competição, uma corrida alucinada pela bênção.
 
E como era necessário ser o primeiro a entrar no tanque, algumas coisas começaram a acontecer naquele lugar.
 
* A tradição conta que havia religiosos que administravam o lugar. (V:10)
 
* Os mais importantes e os que tinham melhores condições financeira ficavam com os melhores lugares, perto do poço. (V:7)
 
* Quem não tinha uma boa condição financeira, como aquele paralítico, ficava distante do poço, em um dos cinco alpendres ou pavilhões.
 
A primeira lição que este episódio nos ensina é que para alcançar o meu milagre eu preciso estar no lugar certo.
 
1. Lugar certo
 
Temos de ter a consciência de que, para certas coisas acontecerem na nossa vida, precisamos estar no lugar certo. Quantos lugares havia em Jerusalém, naquela época, para um paralítico estar? Vários: na sua casa, no seu quarto, na porta do Palácio, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias… Mas ele estava junto ao tanque de Betesda, à espera de um milagre. Betesda em hebraico significa "Casa de misericórdia."
 
E você, que deseja ver o milagre acontecer na sua vida, mas fica aí acomodado no fundo de uma rede, parada na frente da novela e não vai aonde você sabe que já aconteceram milagres? Quantas vezes falta disposição para ir à célula. A célula é lugar de milagres? Eu não sei a sua, mas a minha é lugar de muitos milagres. Não se dispõe a ir na Igreja. Eu não sei qual é a Igreja que você está indo, porque no Ministério Ide acontece milagres. Não tem disposição sequer, de ir à presença de Deus buscar o milagre que tanto deseja. Não quer pagar o preço da bênção almejada. Sabe quem são essas pessoas? São os famosos crentes 'seis ora'. "Seis ora por mim." Saia do comodismo e vá ao encontro do seu milagre. Vença as dificuldades. Pelo menos se disponha a ir onde você sabe que tem milagres acontecendo. É de uma cura que você precisa? É de um milagre que você necessita? Então você está no lugar certo, a Igreja é a Casa de Misericórdia de Deus.
 
Levante sua mão: "Eu profetizo que a misericórdia do Senhor vai te alcançar como alcançou aquele paralítico. Seja bem vindo ao dia do seu milagre!" Ouse crer!
 
A segunda lição que este episódio nos ensina é que há um tempo certo para a concretização do meu milagre.
 
2. Tempo Certo
 
Não basta estar no lugar certo, mas é preciso esperar pelo tempo certo. O sábio Salomão nos ensina que há um tempo determinado para todo propósito debaixo do sol. (Ec  3:1) O profeta Eliseu só recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias porque ele estava no lugar certo e no tempo certo. (II Rs 2:9-10)
Você diz: "Mas Deus já prometeu que vai libertar o meu filho, que vai transformar o meu marido, que vai salvar a minha família, que vai abrir uma porta, que vai fazer acontecer." Pastor Marcus Gregório diz que: "Toda promessa passa pelo teste do tempo." Abraão esperou 25 anos pelo nascimento do seu filho. Calebe esperou 40 anos pelo território de Hebrom. Há quanto tempo aquele paralítico esperava pelo seu milagre? Há exatos 38 anos! Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca do seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes… e desistiu. "Mas eu já orei e nada aconteceu. Eu bati e a porta não se abriu." Está na hora de voltar a acreditar, de esperar pelo tempo do agir de Deus. Eu profetizo sobre sua vida que este tempo chegou. Tome posse dessa palavra profética!
 
A terceira lição que este episódio nos ensina é que para a conquista do meu milagre eu preciso ir à pessoa certa.
 
3. Pessoa Certa
 
Não é qualquer pessoa que vai nos ajudar. Precisamos falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem. Evite decepções contando os seus problemas e dificuldades para todo mundo, como se qualquer um pudesse resolver sua situação. Se seu problema pudesse ser resolvido por qualquer um, você mesmo já o teria feito, não é mesmo? É claro. Muitos só procuram o Senhor depois de esgotados todos os recursos humanos. Uma atitude totalmente equivocada que estende o seu sofrimento e retarda o seu milagre. Aquele paralítico procurou a pessoa certa: o Senhor. O fato de estar à beira do tanque de Betesda à espera de um milagre comprova isso. A quem você têm procurado? Na porta de quem você têm batido?A quem você têm recorrido? Recorra ao Senhor.
 
Aquele paralítico buscou a ajuda de Deus e o seu clamor foi ouvido de uma forma tão especial, que o Senhor deu folga ao Anjo e Ele mesmo foi ao seu encontro. E Jesus deu a ordem que mudou a vida daquele homem:
 
"Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado." (João 5:8-9)
 
Primeiro: Jesus disse: "Levanta-te." Imediatamente a paralisia foi embora e ele ficou de pé. Hoje muitos estão paralisados, tem pernas, porém, perderam as forças para andar. Não tem mais sonhos, não tem projetos, não têm ânimo, não dão mais frutos, enterraram os seus talentos (dons).
 
Mas sua vida pode mudar! O Senhor te diz hoje: "LEVANTE-SE, a sua vida não acabou... Eu tenho coisas novas para você!!!" Tome uma posição, saia da caverna espiritual na qual você se encontra, saia da depressão, Deus tem um futuro de sucesso para você. Levante-se!
 
Segundo: Jesus disse: "Toma o teu leito." Ele prontamente colocou a sua cama debaixo do braço.
 
Uma ordem no mínimo estranha. Pense comigo, um paralítico quando é curado quer continuar empurrando sua cadeira de rodas? Não. Uma pessoa que usa muletas quando é curada, quer continuar carregando as muletas? Claro que não! Então, porque Jesus pediu para o paralítico carregar o seu leito?
 
Para que ele nunca esquecesse quem ele era, e o que Deus fez na sua vida. Nunca esqueça quem era você e o que o Senhor fez na sua vida. Isso gera humildade e gratidão.
 
Para que ele reconhecesse que o milagre veio de Deus. A cama que ele estava levando representava o seu testemunho do milagre que ele viveu e que deveria contar a partir daquele momento. Nunca deixe de contar o que Deus fez por você.
 
Para que, quando ele quisesse se ensoberbecer, achando-se superior aos outros, olharia para aquela cama e reconheceria que se não fosse a misericórdia de Deus ainda estaria deitado lnaquele leito.
 
Não tenha vergonha de onde o Senhor te tirou, não tenha vergonha do seu testemunho pois Deus te tirou do lamaçal do pecado para te fazer assentar entre príncipes e reis.
 
Abra a tua boca, fale do amor de Deus e conte as maravilhas que Jesus fez na sua vida.
 
Olhe para sua cama (passado), não para querer voltar para lá, mas para Glorificar a Deus por ter te tirado de lá.
 
Terceiro: Jesus disse "anda" e ele andou.
 
Ande meu irmão, esta é a ordem do Mestre para a sua vida. Caminhe na direção dos seus sonhos e da vontade de Deus. É para frente que se anda.
 
Então, vemos que o milagre acontece, mas ainda assim depende, em parte, de nós: precisamos ESTAR no lugar certo, ESPERAR pelo momento certo e ENCONTRAR a Pessoa certa, capaz de resolver nosso problema.
 
O dia mais esperado por aquele homem chegou, o dia que ele tanto sonhava estava acontecendo, o seu corpo foi curado imediatamente, e ele fez tudo o que Jesus disse.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PARE, OUÇA A VOZ DE DEUS

PARE, OUÇA A VOZ DE DEUS

“Deus vai falar comigo agora”

Pode ser apenas uma expressão para algumas pessoas. Já outras, não fazem uso desta porque realmente têm dificuldades em ouvir a voz de Deus. Mas tanto para aqueles que somente usam a referida expressão quanto para aqueles que têm dificuldades em ouvir a voz do Senhor, há uma pergunta: 

Como podemos ouvir a voz de Deus?
Como discernir a voz de Dele?

Em João, capítulo 10, a partir do versículo 2 Jesus diz assim: “2.Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 
3.Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
 4. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;
5. mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
Isto é, aquele que é ovelha do Senhor sabe discernir a Sua voz, tanto por meio da Palavra de Deus, como as outras formas que Deus usa para falar conosco. E para aquele que se familiariza com a voz de Deus, se torna mais difícil tomar o caminho errado, pois a voz do Senhor se torna nítida, e ele segue a direção que Deus lhe dá, conforme descrito em João 10.27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”.
A voz de Deus nos guia tanto nas decisões mais difíceis, como nas coisas simples da nossa vida. Deus ouve o Seu povo e deseja que ele também o ouça.

COMO OUVIR A VOZ DE DEUS?

1: ATRAVÉS DO RELACIONAMENTO COM DEUS.

A nossa fé não é religião, é um relacionamento com Deus. Muitas vezes as pessoas acreditam que relacionamento com Deus são usos e costumes, a forma de usar o cabelo ou mesmo as vestimentas, mas a intimidade com Deus está em ouvir a Sua voz e fazer a Sua vontade em nossa vida.
Intimidade implica em conhecimento do outro, e quando conhecemos, reconhecemos e ouvimos a voz, não precisamos ver, mas sabemos quem está falando só de ouvir a voz, e isso acontece também com Deus. A nossa fé é gerada pela intimidade com Ele. 
Quanto mais íntimo do Senhor, mais conheceremos a voz Dele. Ele mesmo disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço...” O Senhor conhece o nosso levantar e o nosso deitar, o que gostamos e o que não gostamos, Ele sabe tudo sobre nós, os nossos pecados, mas, mesmo assim, nos ama.
O protetor da ovelha é o pastor. E Jesus se apresenta como esse pastor, o bom pastor que deu a vida por suas ovelhas e tornou- se a porta do aprisco de Deus, como o grande pastor ressuscitou dentre os mortos para cuidar das Suas ovelhas e Ele virá outra vez para buscá-las. O Bom Pastor vai adiante das Suas ovelhas, elas o seguem e lhe reconhecem a voz.

COMO OUVIR A VOZ DE DEUS?

2. SENDO GUIADO POR DEUS.

Quando escolhemos ser guiados pelo Senhor e temos nossos ouvidos espirituais abertos, a Palavra do Senhor diz no Salmo 73, verso 24: “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória”. A Bíblia é o conselho de Deus. Por isso, não existe nada na vida, uma decisão a tomar, uma direção que não vamos encontrar o princípio na Palavra de Deus para nos mostrar o caminho.
Deus nos guiará com o Seu conselho. E o conselho de Deus não é uma sugestão, porque sugestão nós podemos aceitar ou não, mas o conselho é uma decisão que nos traz paz. Em Isaías, capítulo 48, versos 17 e 18 está escrito:
“Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o San- to de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar”.
Quantas “cabeçadas” damos na vida por negligenciarmos as orientações do Senhor. Se não obedecemos o que está na Palavra, vamos sofrer as consequências. Muitas vezes quando dizemos “Ah!”, pode significar arrependimento, lágrimas. Deus diz assim: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar”. Todas as vezes que negligenciamos a Palavra do Senhor, todas as vezes que deixamos de dar ouvidos à Palavra de Deus, sofremos as consequências: “Ah! Se eu não tivesse feito aquilo, se eu não tivesse ido naquele lugar! Ah!” O desejo do coração de Deus não é que você saia pelo mundo tropeçando, Deus se importa com você. 
Isaías 58, verso 11, diz assim: “O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam”. 
O Senhor não o guiará de vez em quando. Não! Ele o guiará CONTINUAMENTE! Em todo tempo, seja diante de situações as mais difíceis, de desertos cheios de espinhos na sua vida. Conti- nuamente significa não, às vezes, mas todos os dias, guarde isso em seu coração.
“Ele fortificará os teus ossos”. Ter ossos fortes significa poder cair, levantar, e não ter nenhum deles quebrado. Deus está dizendo que você não é uma pessoa que se quebra, ao contrário, “serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam”. 
Você sabe qual é a paisagem mais linda para Deus? É esse jardim regado formado por cada um de nós.
Romanos, capítulo 8, verso 14 trata sobre a questão de sermos guiados pelo Senhor. O Espírito Santo nos guia, mas precisamos ser sensíveis à Sua voz. A promessa é esta: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. 

COMO OUVIR A VOZ DE DEUS?
3. TOMANDO DECISÕES FIRMADAS NA PALAVRA DE DEUS.

Na nossa história, às vezes olhamos para trás e percebemos que perdemos tempo, como se a nossa vida tivesse parado, ficado na mesmice. O casamento tornou-se enfadonho, mas o que conta na vida não é a quantidade de tempo que vivemos, mas a intensidade com que vivemos. 
A vida do ministério do Senhor na Terra durou apenas três anos e meio, mas foram três anos e meio intensos. Não houve um momento sequer nesse tempo que a relação de Jesus como Pai fosse quebrada. 
Ele viveu a plenitude do relacionamento com o Pai, e nos deixou esse exemplo de intimidade com o Senhor, de ouvir a voz de Deus. Então, que cada ovelha do Senhor possa realmente vivenciar essa direção do sumo Pastor, sabendo ouvir a voz Dele de forma clara e objetiva. 
E a Bíblia é a fonte principal pela qual podemos ouvir a voz de Deus, ter a revelação do Senhor e reconhecer a voz dele. Paulo escreveu: Gálatas 1:8. “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema”, ou seja, não somos guiados por anjos, mas pela Palavra do Senhor. Anjos são espíritos ministradores em favor daqueles que herdarão a salvação.
Precisamos entender que a Palavra de Deus é o nosso manual de vida. Se um anjo nos disser algo que contraria a Palavra de Deus, seja ele anátema. Anátema significa maldito, excomungado. 
A revelação das coisas de Deus vem pela Sua Palavra, as nossas decisões precisam estar firmadas pela Palavra de Deus. Deus não trará outra revelação para o homem que já não esteja na Bíblia. 
A Bíblia é a revelação do Senhor. E qualquer revelação que chegar estiver fora ou contrariar o que está escrito nas Escrituras, não vem de Deus, é falsa. Deus nunca vai contrariar a Sua revelação, ela é completa. 
Não existe nenhuma revelação dos últimos dias que não esteja na Bíblia, então, se não está na Palavra, renegue, Deus não trabalha dessa maneira.
Na Palavra encontramos os princípios do Senhor, mas Deus nos deu também o nosso espírito, somos um espírito, temos uma alma e habitamos num corpo. No nosso espírito existe uma área chamada consciência. 
E Ele colocou uma lei moral na consciência do homem. Isto é, quando lemos o que está em Romanos, capítulo 2, verso 15, percebemos que todo ser humano tem um espírito dotado de consciência: “Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se”.
Imagine uma tribo indígena, a qual nunca ninguém pregou o evangelho. Essas pessoas não conhecem a Bíblia, nunca leram, não têm a Bíblia, mas em todo o ser humano Deus colocou a consciência. E a consciência faz o quê? 
“A consciência é uma instância, um poder implantado em nós que avalia moralmente os nossos atos, nossos pensamentos, nossos planos e opiniões”. Ela expõe nossa culpa diante de Deus e nos leva ao arrependimento e ao perdão.
Em Gênesis, capítulo 3, verso 8, o homem logo depois que pecou se escondeu de Deus, mas a consciência dele o despertou para o que tinha feito. Diz assim: “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”.
Por que o homem se escondeu de Deus? A consciência nos aproxima de Deus ou nos leva para longe Dele. Ela nos conduz para mais perto do Senhor ou nos obriga a evitar Sua proximidade. 
Uma consciência pesada foi o que levou muitas pessoas a deixarem de ler a Bíblia, a evitar a comunhão com os irmãos, a se auto justificar e a acusar os outros. Mas quem se refugia no Senhor Jesus receberá perdão. 
Antes do pecado o homem tinha comunhão com Deus, andava com Ele, mas depois a consciência trouxe a acusação e Adão e Eva se esconderam de Deus. Houve uma quebra na comunhão que o homem tinha com Deus e para restabelecer essa comunhão, um sacrifício precisava ser feito. 
Em Gênesis 3.15, está registrado que Deus enviaria Jesus para a redenção da humanidade. Hoje podemos ouvir a voz de Deus porque Jesus Cristo veio ao mundo e em sacrifício de cruz pagou um preço por nós, justificando a todos, nos tornando filhos e filhas do Deus altíssimo. 
Por isso, a maneira de sermos sensíveis à voz do Senhor é conhecer e confessar Jesus como Senhor e Salvador. Ou seja, somente aquelas pessoas que nasceram de novo, aquelas que têm o Espírito Santo habitando nelas, têm condição de serem conduzidas pelo Senhor. 
Quando uma pessoa nasce de novo, confessa Jesus como Senhor e Salvador, ela tem o coração mudado. A Palavra diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5.17).



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O PERIGO DE COMEÇAR BEM E TERMINAR MAL

Texto: 2 Crônicas 26.1-23

Introdução

     Você conhece alguém que começou bem em sua vida, mas terminou mal?
     O ideal é começar bem e terminar bem. Terrível é começar mal e terminar mal. Mas é melhor começar mal e terminar bem do que começar bem e terminar mal!

     O Rei Uzias é um exemplo de alguém que começou bem no seu reinado, mas terminou mal.
     Começou bem: Começou a reinar bem jovem, com dezesseis anos e tinha a aprovação popular para o seu reinado (v. 1); fortaleceu o controle de Judá ao erguer construções no importante golfo de Elote (v. 2); fez o que era reto perante o Senhor (v. 4); tinha um ótimo mentor espiritual, Zacarias (v. 5); buscou o Senhor e por isso Deus o fez prosperar (v. 5); foi vitorioso nas guerras e edificou cidades e guarnições em territórios inimigos (vs. 6,7); recebia tributos estrangeiros e obteve muita fama (v. 8); teve vários projetos de construção, foi chamado de amigo da agricultura (v. 9,10); teve muita abundância (v. 10); teve um grande exército de 307.500 homens altamente treinados e equipados inclusive com armamento exclusivo inventado pelos homens de Uzias (v. 11-15).

     Terminou mal: Terminou seus dias leproso, morando sozinho, separado da família, dos amigos e excluído da Casa do Senhor.
     Existe, em nossa vida, em nossa caminhada, a possibilidade real de começarmos bem e terminarmos muito mal.
     O texto nos mostra algumas razões pelas quais alguém pode começar bem e terminar mal. A primeira razão que quero destacar é o orgulho.

I) Orgulho. (v. 16)

     "16 Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para sua própria ruína..."

     A prosperidade é um grande perigo; não estou dizendo que é um grande pecado, mas que é um grande perigo!

     Dificilmente alguém se afasta de Deus por escassez, mas a prosperidade pode causar orgulho, soberba, espírito de superioridade, autossuficiência e autoconfiança. 

      O orgulho leva a pessoa a menosprezar os outros olhando-os de cima para baixo. Enquanto a humildade nos leva a reconhecer os nossos erros e as nossas limitações, o orgulho nos impede de reconhecer os nossos erros e a achar que somos infalíveis. O orgulhoso pensa que ele se basta, que não precisa de ninguém, que para chegar aonde está não existiram mentores ou facilitadores, e que para alcançar os resultados obtidos foi mérito individual e não de uma equipe. O orgulhoso não quer ninguém ao seu lado, mas abaixo dele, quer ter as pessoas comendo na sua mão.

     O sucesso é um grande perigo. Davi caiu em pecado de adultério no momento de maior prosperidade e sucesso de seu reinado!

     Uzias se esqueceu de que tudo o que conquistou foi lhe dado pelo Senhor quando humildemente o buscou.

     Jamais podemos nos esquecer de que tudo o que somos, temos e viermos a ter, provém do Senhor nosso Deus.

     O orgulho pode se manifestar sutilmente em nossas vidas. Certas atitudes como a nossa frequência aos cultos, nossa atitude nos cultos, nossa obediência à Palavra de Deus, nossa linguagem, podem demonstrar se realmente dependemos do Senhor ou se só dizemos isso da boca para fora. Vigiemos!

     O texto diz: “… exaltou-se o seu coração para sua própria ruína …” (V.16) Quando você vê alguém se exaltando, fique atento, a ruína é uma questão de tempo! Está escrito: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." (Pv 16:18)
     Deus abomina os orgulhosos, mas dá graça aos humildes. 

“Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.” (Sl 138:6)
“E assim diz o Soberano, o Senhor: Tire o turbante e a coroa. Não será como antes - os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.” (Ez 21:26)
“Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” (Tg 4:6)
     Temos dado lugar ao orgulho e nos afastado do Senhor, ou temos sido humildes, quebrantados e nos aproximado dele?
      A segunda razão que quero destacar é o pecado.

II) Pecado. (v. 16)

     O texto diz: “(…) cometeu transgressões contra o Senhor (…)”
     Quando uma pessoa permite que o pecado entre em sua vida, certamente terminará mal, mesmo que tenha começado bem! 

     O pecado nos embaraça, nos impede de correr, de avançar, nos limita, nos paralisa. 
"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta." (Hb 12:1)

     O pecado nos afasta de Deus. "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Is 59:2)

     O pecado é uma fonte de ruína em todas as áreas da nossa vida: espiritual, financeira, familiar, saúde, emocional.

     Seja sincero: Você tem buscado se santificar diante do Senhor ou tem dado lugar ao pecado em sua vida?

      A terceira razão que quero destacar é se colocar acima da Palavra de Deus.

III) Se colocar acima da Palavra de Deus. (v. 16)

     "(...) e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.

     Uzias chegou ao ponto de querer se colocar acima da Palavra de Deus, acima da Lei de Deus, ao querer queimar incenso no templo, tarefa que competia somente aos sacerdotes. (v. 16)

     Ninguém pode se colocar acima da Palavra de Deus, acima dos princípios estabelecidos por Deus em sua Palavra, pois todos os que assim agiram sofreram consequências.

     Não é porque Uzias ou Davi eram reis, que poderiam se colocar acima da Palavra de Deus. Não é porque o Senhor me constituiu Pastor ou Apóstolo que eu posso acrescentar, excluir ou revogar o que Ele estabeleceu na sua Palavra. Existem limites a serem observados, a serem respeitados. 

      O próprio Jesus disse que não veio revogar a Lei, mas cumprir. (Mt 5:17) Se Deus diz que nós não podemos nos colocar debaixo de um jugo desigual, quem sou eu para abrir uma concessão para que você se case com um descrente? (II Co 6:14) Se o Senhor estabeleceu que o dízimo é 10% quem sou eu para mudar o que por Ele foi determinado?

     Se nos colocarmos acima da Palavra, acima dos princípios estabelecidos por Deus, sofreremos as consequências, não importa quão importantes sejamos!

      “Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.” (Ap 22:18-19)

      A quarta razão que quero destacar é não se deixar confrontar.

IV) Não se deixar confrontar. (v. 17-19)

"17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes.
18 E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus.
19 Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso."
     Enquanto Uzias se acercou de uma pessoa sábia e se deixou aconselhar e confrontar, Deus o fez prosperar.  (v. 5)
     Com o passar do tempo, provavelmente Zacarias morreu e Uzias se deixou levar pelo ativismo, afinal tinha grandes construções a realizar, obras para tocar, cidades a construir, guerras para guerrear, um grande exército para liderar e por isso já não tinha mais tempo para buscar ao Senhor ou ouvir os seus profetas!
     Com o passar do tempo, Uzias foi se isolando cada vez mais e possivelmente não procurou um novo mentor ou novos mentores para serem seus conselheiros, para o confrontarem quando necessário fosse. Temos que tomar muito cuidado com o isolamento. "Aquele que se isola busca o seu próprio interesse; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria." (Pv 18.1) 

     Quando nos afastamos dos nossos mentores e conselheiros, somos cercados pelos bajuladores. 
     Uzias chegou a um ponto em que não se deixava mais confrontar. Tinha no seu reino homens dignos, que seriam ótimos conselheiros, “… homens da maior firmeza…” (v. 17), mas não deu atenção a eles(os quais representavam o próprio Deus)!
     Você ainda permite que Deus te confronte através da Sua Palavra, através de uma pessoa (séria e espiritual), através de uma pregação?

Conclusão

     A consequência dos erros de Uzias foi que ele terminou sua vida solitário por causa da lepra.
     Solitário: Longe da família, longe de amigos, e pior, longe do templo do Senhor, o que significava estar longe da presença de Deus, da comunhão com o Senhor!
     Leproso: Doente no corpo e na alma. Para nós hoje, pode representar uma lepra espiritual.
     Se não queremos acabar mal, solitários e espiritualmente leprosos, aprendamos com o exemplo de Uzias e evitemos os erros que ele cometeu!