LIÇÕES À BEIRA DO TANQUE DE BETESDA
Texto: João 5:1-9
Quem aqui precisa de um milagre em alguma área da sua vida? Então você veio ao lugar certo pois estamos em um lugar de milagres, e a minha oração é para que o Espírito Santo desperte a sua fé a fim de que você alcance o milagre que você necessita.
O tanque de Betesda era muito conhecido em Jerusalém nos tempos de Jesus, pois ali havia uma multidão de enfermos que frequentava aquele lugar buscando uma cura, um milagre.
Está escrito que de tempos em tempos descia um anjo e agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque era curado de qualquer enfermidade que tivesse. Isso gerou uma espécie de competição, uma corrida alucinada pela bênção.
E como era necessário ser o primeiro a entrar no tanque, algumas coisas começaram a acontecer naquele lugar.
* A tradição conta que havia religiosos que administravam o lugar. (V:10)
* Os mais importantes e os que tinham melhores condições financeira ficavam com os melhores lugares, perto do poço. (V:7)
* Quem não tinha uma boa condição financeira, como aquele paralítico, ficava distante do poço, em um dos cinco alpendres ou pavilhões.
A primeira lição que este episódio nos ensina é que para alcançar o meu milagre eu preciso estar no lugar certo.
1. Lugar certo
Temos de ter a consciência de que, para certas coisas acontecerem na nossa vida, precisamos estar no lugar certo. Quantos lugares havia em Jerusalém, naquela época, para um paralítico estar? Vários: na sua casa, no seu quarto, na porta do Palácio, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias… Mas ele estava junto ao tanque de Betesda, à espera de um milagre. Betesda em hebraico significa "Casa de misericórdia."
E você, que deseja ver o milagre acontecer na sua vida, mas fica aí acomodado no fundo de uma rede, parada na frente da novela e não vai aonde você sabe que já aconteceram milagres? Quantas vezes falta disposição para ir à célula. A célula é lugar de milagres? Eu não sei a sua, mas a minha é lugar de muitos milagres. Não se dispõe a ir na Igreja. Eu não sei qual é a Igreja que você está indo, porque no Ministério Ide acontece milagres. Não tem disposição sequer, de ir à presença de Deus buscar o milagre que tanto deseja. Não quer pagar o preço da bênção almejada. Sabe quem são essas pessoas? São os famosos crentes 'seis ora'. "Seis ora por mim." Saia do comodismo e vá ao encontro do seu milagre. Vença as dificuldades. Pelo menos se disponha a ir onde você sabe que tem milagres acontecendo. É de uma cura que você precisa? É de um milagre que você necessita? Então você está no lugar certo, a Igreja é a Casa de Misericórdia de Deus.
Levante sua mão: "Eu profetizo que a misericórdia do Senhor vai te alcançar como alcançou aquele paralítico. Seja bem vindo ao dia do seu milagre!" Ouse crer!
A segunda lição que este episódio nos ensina é que há um tempo certo para a concretização do meu milagre.
2. Tempo Certo
Não basta estar no lugar certo, mas é preciso esperar pelo tempo certo. O sábio Salomão nos ensina que há um tempo determinado para todo propósito debaixo do sol. (Ec 3:1) O profeta Eliseu só recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias porque ele estava no lugar certo e no tempo certo. (II Rs 2:9-10)
Você diz: "Mas Deus já prometeu que vai libertar o meu filho, que vai transformar o meu marido, que vai salvar a minha família, que vai abrir uma porta, que vai fazer acontecer." Pastor Marcus Gregório diz que: "Toda promessa passa pelo teste do tempo." Abraão esperou 25 anos pelo nascimento do seu filho. Calebe esperou 40 anos pelo território de Hebrom. Há quanto tempo aquele paralítico esperava pelo seu milagre? Há exatos 38 anos! Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca do seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes… e desistiu. "Mas eu já orei e nada aconteceu. Eu bati e a porta não se abriu." Está na hora de voltar a acreditar, de esperar pelo tempo do agir de Deus. Eu profetizo sobre sua vida que este tempo chegou. Tome posse dessa palavra profética!
A terceira lição que este episódio nos ensina é que para a conquista do meu milagre eu preciso ir à pessoa certa.
3. Pessoa Certa
Não é qualquer pessoa que vai nos ajudar. Precisamos falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem. Evite decepções contando os seus problemas e dificuldades para todo mundo, como se qualquer um pudesse resolver sua situação. Se seu problema pudesse ser resolvido por qualquer um, você mesmo já o teria feito, não é mesmo? É claro. Muitos só procuram o Senhor depois de esgotados todos os recursos humanos. Uma atitude totalmente equivocada que estende o seu sofrimento e retarda o seu milagre. Aquele paralítico procurou a pessoa certa: o Senhor. O fato de estar à beira do tanque de Betesda à espera de um milagre comprova isso. A quem você têm procurado? Na porta de quem você têm batido?A quem você têm recorrido? Recorra ao Senhor.
Aquele paralítico buscou a ajuda de Deus e o seu clamor foi ouvido de uma forma tão especial, que o Senhor deu folga ao Anjo e Ele mesmo foi ao seu encontro. E Jesus deu a ordem que mudou a vida daquele homem:
"Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado." (João 5:8-9)
Primeiro: Jesus disse: "Levanta-te." Imediatamente a paralisia foi embora e ele ficou de pé. Hoje muitos estão paralisados, tem pernas, porém, perderam as forças para andar. Não tem mais sonhos, não tem projetos, não têm ânimo, não dão mais frutos, enterraram os seus talentos (dons).
Mas sua vida pode mudar! O Senhor te diz hoje: "LEVANTE-SE, a sua vida não acabou... Eu tenho coisas novas para você!!!" Tome uma posição, saia da caverna espiritual na qual você se encontra, saia da depressão, Deus tem um futuro de sucesso para você. Levante-se!
Segundo: Jesus disse: "Toma o teu leito." Ele prontamente colocou a sua cama debaixo do braço.
Uma ordem no mínimo estranha. Pense comigo, um paralítico quando é curado quer continuar empurrando sua cadeira de rodas? Não. Uma pessoa que usa muletas quando é curada, quer continuar carregando as muletas? Claro que não! Então, porque Jesus pediu para o paralítico carregar o seu leito?
Para que ele nunca esquecesse quem ele era, e o que Deus fez na sua vida. Nunca esqueça quem era você e o que o Senhor fez na sua vida. Isso gera humildade e gratidão.
Para que ele reconhecesse que o milagre veio de Deus. A cama que ele estava levando representava o seu testemunho do milagre que ele viveu e que deveria contar a partir daquele momento. Nunca deixe de contar o que Deus fez por você.
Para que, quando ele quisesse se ensoberbecer, achando-se superior aos outros, olharia para aquela cama e reconheceria que se não fosse a misericórdia de Deus ainda estaria deitado lnaquele leito.
Não tenha vergonha de onde o Senhor te tirou, não tenha vergonha do seu testemunho pois Deus te tirou do lamaçal do pecado para te fazer assentar entre príncipes e reis.
Abra a tua boca, fale do amor de Deus e conte as maravilhas que Jesus fez na sua vida.
Olhe para sua cama (passado), não para querer voltar para lá, mas para Glorificar a Deus por ter te tirado de lá.
Terceiro: Jesus disse "anda" e ele andou.
Ande meu irmão, esta é a ordem do Mestre para a sua vida. Caminhe na direção dos seus sonhos e da vontade de Deus. É para frente que se anda.
Então, vemos que o milagre acontece, mas ainda assim depende, em parte, de nós: precisamos ESTAR no lugar certo, ESPERAR pelo momento certo e ENCONTRAR a Pessoa certa, capaz de resolver nosso problema.
O dia mais esperado por aquele homem chegou, o dia que ele tanto sonhava estava acontecendo, o seu corpo foi curado imediatamente, e ele fez tudo o que Jesus disse.