quarta-feira, 30 de maio de 2018

Como entender a presença de Deus!

Como entender a presença de Deus.

João 8:31,32
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

A presença de Deus é fundamental para qualquer cristão. Conhecer a presença de Deus é perceber Deus, é ver quem Deus é. A presença de Deus revela-o!


Devemos entender que sempre que clamamos por Jesus, ele mostra-se, ele apresenta-se… ele faz-se presente pela sua presença. É UMA PROMESSA! Ou seja… se te aproximas de Deus, ele mostra-se!

A mensagem da Graça revela-nos que Deus não nos deixa nem nos abandona. A mensagem da graça mostra-nos que estamos perdoados para sempre.
A mensagem da graça não mostra o quanto estás errado, mostra o quanto estás certo!

João 8:31,32 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Existem muitas pessoas que acreditam em Jesus, mas só existem alguns que o conhecem. Os muçulmanos acreditam que Jesus esteve na terra e que foi um profeta, mas não o conhecem como Salvador.
Existe uma diferença entre acreditar que Ele existe e conhece-lo pessoalmente. Deus está interessado em fazer-se conhecido a ti. Deus quer que o conheças. Marcos 4:20 E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.


O que é “boa terra”?

Existe uma diferença entre ouvir a palavra de Deus e receber a palavra de Deus.
“boa terra” – são aqueles que ouvem a palavra, recebem-na, vivem a palavra e depois DÃO FRUTO!

Devemos entender que para dar fruto, precisamos ouvir a sua palavra! Ou seja…quando ouço a sua palavra, Ele revela a sua presença, e quando ele revela a sua presença Ele manifesta o seu favorIsto é… Dar fruto está diretamente relacionado com o nível de conhecimento que eu tenho de Deus. Por isso o nosso alvo é pregar Jesus para que ao ouvires Jesus sejas cheio dele e possas no fim dar fruto.
Isaías 61:11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.
Terra -> solo -> nosso coração…. Então está a falar de nós! É impossível que a semente que está em nós e começa a brotar, seja parada!
1 Coríntios  3:6-7 “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”
Pregamos a semente todas as semanas. Certo?

Eu prego a palavra de Deus, vocês regam dizendo uns aos outros que foi bom, que Deus abençoou… mas no fim é Deus que a faz crescer em nós! Mas muitos não se colocam na posição onde Deus possa fazer crescer.
João 5:39-40 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; 40 E não quereis vir a mim para terdes vida.”

Esta é a chave do sucesso! Precisas vir a Jesus (presença)
É bom ouvir as pregações, ler um livro cristão… mas É NECESSÁRIO chegar à sua presença para que Ele abençoe! Quando estás em comunhão, quando estás na sua presença, pelo relacionamento que tens com Jesus, ele faz as coisas acontecer. A presença de Jesus é a chave que abre, que manifesta no natural aquilo que ouvimos pela palavra.

João 15:2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

“ tira” – gr 
αἴρω - airó – levantar, elevar, erguer
Então fica assim… “Toda a vara que em mim não dá fruto, ele levanta, eleva, ergue… para que dê mais fruto!”
“eu vou levantar-te… para que dês mais fruto”
“eu vou erguer-te… para que dês mais fruto”

Hebreus 13:9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Estranhas gr “Ksenos” – receber ou entreter outra personalidade. Quando o nosso coração não é estabelecido na graça somos entretidos com outras doutrinas destruidoras.

ENTENDER A PRESENÇA…
João 7:37:38 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.


èNa SUA presença… somos curados, restaurados, abençoados…
èNo VT não podíamos estar perto de alguma coisa imunda (não santa) porque se tocássemos ficávamos impuros…hoje no NT tudo o que tocamos fica abençoado, porque fomos justificados.

João 4:14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Se entendemos bem -> Aquele que beber dele, Ele colocará em nós (dentro de nós) uma FONTE que produzirá VIDA ETERNA! 

SIGNIFICA que Ele muda a nossa forma de pensar e começamos a viver do que temos DENTRO e não do que está FORA.



terça-feira, 22 de maio de 2018

UMA GERAÇÃO QUE OUVE A VOZ DO SENHOR

 UMA GERAÇÃO QUE OUVE A VOZ DO SENHOR

I Sm. 3:1-11
Não importa nos enchermos de conhecimento, ouvindo sem colocar em prática; importa que fiquemos parecidos com o Senhor, que nosso ouvir seja equivalente a obedecer e obedecer ao Seu chamado.
A tradução da palavra “ouvir” em hebraico é a mesma que a da palavra “obedecer”. Ambas vêm de shemá = ouvir = ouvir atentamente, pois tem o intuito de obedecer. Para a linguagem bíblica, não haveria espaço para um “ouvir” dissociado de “obedecer”, daí não haver a necessidade de duas palavras na língua usada nas Escrituras.
Deus quer estabelecer uma cultura, a cultura do Seu Reino. E a cultura do Reino de Deus não consiste somente em fazer algo por fazer, pois isso nada mais é que ativismo. No Reino de Deus você é cooperador, mas como cooperar sem entender? Mt. 13:19
Ajudar sem entender atrapalha. E para entendermos algo, precisamos ser uma geração que ouve a voz do Senhor, sem se deixar levar pelas distrações. Algumas vezes, Deus levanta meninos porque os velhos estão correndo atrás de distrações. Não devemos correr atrás de coisas, mas buscar o Reino, ouvir a voz de Deus obedecer a ela.

1.            Ouvir antes que a luz se apague – versos 3 e 4
Samuel ouviu a voz de Deus dentro do templo, antes que a luz se apagasse. A lâmpada estava quase se apagando: Eli tinha dois filhos, Hofni e Finéias, dois homens endemoninhados e pecadores. Eles sacrificavam, mas comiam o sacrifício antes de a gordura queimar, prostituíam-se e nada acontecia, não havia sobre eles juízo. Diferentes de Nadabe e Abiú, também filhos de sacerdotes, mas que foram fulminados ao oferecer fogo estranho ao Senhor. A diferença estava na presença de Deus em cada lugar - Verso 1:b. Samuel estava deitado no templo e ouviu a voz do Senhor. Pela lógica, Hofni e Fineias deveriam ter ouvido a voz do Senhor também. O problema, às vezes, não é o filho, mas o pai.

2.            Deus quer falar para uma geração que está sendo entregue a Ele.
Samuel foi um menino entregue como presente ao Senhor. O nome dele significa “presente de Deus”. Ele foi dado a uma mulher que tinha a madre fechada e, grata pelo milagre, ela o devolveu a Deus. Deus está disposto a te dar tudo o que você estiver disposto a devolver a Ele!
Samuel estava ali porque foi entregue ao Senhor, estava debaixo de um envio, de uma palavra, não porque ele decidiu estar ali. Deus não teve de conquistar Samuel, pois ele foi entregue por sua mãe. Se esta geração for entregue por nós ao Senhor, Deus não terá de conquistá-los. Isso não anula a necessidade de evangelismo, mas não teremos que evangelizar nossos filhos.
A Bíblia mostra que Ana fez um voto ao Senhor dizendo que, se Ele lhe desse um filho, ela o devolveria a Ele. E quando gerou o filho, colocou-o na casa de três homens desviados. Ela o deu para que Eli cuidasse, mas havia entregado o menino ao Senhor antes disso. Se você foi entregue ao Senhor, pode até estar na casa de um desviado que isso não será suficiente para arrancá-lo de seu propósito.

3.         Fruto de uma geração que o Senhor está ouvindo.
Samuel, deitado no templo, ouviu a voz do Senhor. Ele ainda não reconhecia aquela voz, então correu para Eli. Aqueles homens não costumavam mais ouvir a voz de Deus naquele lugar, por isso Samuel correu para Eli, sem discernir o que ouvia. Ele, porem, foi entregue a Deus por uma mãe que o Senhor ouviu. Uma geração que vai ouvir ao Senhor é fruto de uma geração que o Senhor está ouvindo. Por isso, não peca a Deus membros, peça filhos! Deus só vai lhe dar filhos para que você os leve a ouvir a voz dEle.
Talvez você não conheça a voz do Senhor, mas você é fruto de alguém que Deus está ouvindo. Talvez você seja um pai com o desejo de entregar seu filho ao Senhor. Entregue-os! Prepare-os para que eles possam ouvir a voz do Senhor.

4.         Desperte do sono.
Samuel despertou durante a noite para ouvir a voz de Deus. Deus está despertando uma geração para ouvir a Sua voz. Antes de o Noivo chegar (na parábola das dez virgens), foi uma voz que gritou: Aí vem o Noivo! Essa voz tem de ser nossa! Há uma geração que Deus está preparando para ouvir. Desperte do sono! Não se deite mais no lugar de costume, pois você corre o risco de os seus meninos estarem ouvindo e você não. Não repita o erro de Eli. Saia dessa cadeira, desse lugar de costume.

Mantenha acesa a chama da revelação. A resposta de Samuel, ao ouvir a voz de Deus, foi: Fala, Senhor, pois o teu servo ouve. Mantenha audível a voz que te resgatou. Aquela voz lá do principio precisa estar latente dentro de você.

I Sm. 12:1-5 Aquele menino que ouviu a voz do Senhor no templo um dia, aqui nesta passagem já é um homem de cabelos brancos e, em toda a sua vida, sua integridade o acompanhou. A palavra integridade tem a mesma raiz de “inteiro”. Ser íntegro, portanto, é ser inteiro, é ser completo em Deus. O segredo não é apenas começar bem, mas terminar bem – mente de conclusão. Para isto, pare de ouvir os reis e torne a ouvir aquela voz de novo. 

terça-feira, 15 de maio de 2018

AMOR DE DEUS...

 AMOR DE DEUS...

AMOR DE DEUS... AMOR DE MÃE...

O profeta Isaías enaltece o amor de mãe que é tão grande e tão bonito que chega a ser comparado, na Bíblia, com o próprio amor de Deus: “Pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas?” (Is 49,15a). 
Para justificar o sucesso do homem, costuma-se dizer que, por trás de um homem realizado há sempre a figura de uma grande mulher e, com mais definição, quando essa mulher é a mãe. 
O amor de mãe é tão importante e indispensável na vida e na formação de um filho que, para se fazer homem, o Filho de Deus quis ter uma mãe para ser gerado como homem: “Quando, porém, chegou à plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher...” (Gl 4,4) e, por isso, por ter escolhido entre os humanos uma mãe e ter nascido de mulher, podemos dizer que “é em Cristo que habita, em forma corporal, toda plenitude da divindade” (Cl 2,9) e, ainda mais, que Isabel reconheceu em Maria a mãe de um Deus que se fez homem: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,42-43). 
O amor materno de Maria para com Jesus foi tão grande que, nos estertores da morte, foi à sua mãe que Jesus se dirigiu pela última vez na cruz, transferindo, para a pessoa de João, que representava toda a humanidade naquele momento, todo amor maternal que Maria lhe dedicou em toda a sua vida terrena. 
         A mãe é a face feminina de Deus no lar e tem a consciência de ser a colaboradora desse mesmo Deus na geração de novos filhos. A mãe sabe que seus filhos são uma bênção de Deus e se torna responsável pela educação cristã de sua família. 
Quantas vezes somos esquecidos por amigos, parentes ou quem sabe, até pelo cônjuge que não se lembra de datas importantes da nossa vida como, por exemplo, de aniversário e de casamento, mas a mãe responsável jamais se esquece de qualquer coisa que deixa o seu filho feliz. 
Não foi por acaso que o profeta Isaías, para demonstrar o grande amor que Deus tem por nós, recorre à figura materna com os seus cuidados e amor em relação aos seus filhos: “Pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas?” (Is 4915a). 
Isaías não para por ai, vai além, e chega ao âmago do amor extremado de Deus por seus filhos: “Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você” (Is 49,15b). 
Pena que a citação de Isaias, na leitura, parou por ai. O que vem a seguir e que não consta da leitura desta celebração é tão forte e envolvente como o que está contido no versículo 15. Yahweh continua declarando o seu amor e diz: “Eu tatuei você na palma de minha mão” (Is 49,16a). 
Gravar ou tatuar é colocar uma imagem de uma pessoa amada, permanente, indelével e impossível de ser apagada. A pessoa que tem alguém tatuado em sua pele tem por objetivo manifestar o seu amor e para jamais se esquecer da pessoa retratada na tatuagem. 
E Deus tatuou a cada um de nós na palma de sua mão para não ter como se esquecer de nós. Pode haver lugar do corpo mais visível para a própria pessoa do que a palma da mão? E é na palma de sua mão que Yahweh diz ter tatuado o nosso nome e o nosso semblante. Maior do que o amor de mãe, só o amor do Pai, amor que “tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Cor 13,7).  
As Sagradas Escrituras também comparam o amor de Deus aos seus filhos ao amor da ave pelos seus filhotes: “Como águia que cuida de seu ninho e revoa por cima dos filhotes, ele o tomou, estendendo as suas asas, e o carregou em cima de suas penas” (Dt 32,11). 
Mais tarde Jesus usaria o mesmo exemplo, a mesma metáfora para queixar-se da ingratidão dos homens: “Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os que foram enviados a você! Quantas vezes eu quis reunir seus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas você não quis” (Mt 23,37).



quinta-feira, 10 de maio de 2018

Mentalidade de vencedor

 Mentalidade de vencedor

Muitas pessoas veem as conquistas apenas como um direito que elas podem desfrutar ou não. Porém, na mente do vencedor, não conquistar é errar o alvo, traçar um caminho paralelo ao que Deus propôs...
“Então Calebe fez calar o povo diante de Moisés, e disse: Subamos e possuamos a terra, porque bem podemos prevalecer contra ela.” (Números 13:30).
Quero refletir com você sobre a mente do vencedor, colocando a lupa sobre Calebe, aquele líder israelita que se distinguiu dos demais de sua geração por sua postura de fé.
Recomendo que você faça a leitura de Números 14:6-9,
6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram alguns dos que haviam examinado a terra, rasgaram as suas vestes.
7 E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, e disseram: A terra pela qual passamos para examinar é uma terra muito boa.
8 Se o Senhor se agradar de nós, então nos levará a esta terra e no-la dará, uma terra que mana leite e mel.
9 Somente não vos rebeleis contra o Senhor, e não temais o povo da terra, porque eles são pão para nós; a sua defesa se retirou deles, e o Senhor está conosco; não os temais.

Quando este homem, junto com Josué, mais uma vez levanta a sua voz num ambiente hostil e tomado pela incredulidade.
Diante de suas primeiras intervenções, a situação de desespero e pessimismo do povo não mudou. Que fez então Calebe? Rasgou as suas vestes, num gesto de humilhação diante do povo e especialmente de Deus. Mais uma vez fica claro que ele não confunde firmeza com arrogância, fé com presunção. Ele sabe que o Senhor resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Pode parecer estranho, mas um vencedor sabe os seus limites e os reconhece diante do seu Deus. Rasgar as vestes é isto.
Enfrentar pressões não é fácil. Ninguém consegue manter-se firme diante de grandes oposições sem buscar um renovo da graça de Deus. Assim, muitas vezes será necessário entrar em nosso quarto e chorar, nos humilhar, clamar pela intervenção do Senhor; ou quem sabe separar um tempo de jejum apenas para explicitar o quanto dependemos d'Ele.
Isso me faz lembrar Elias, afirmando a chuva intrepidamente diante de Acabe e depois subindo ao monte e colocando a cabeça entre os joelhos para orar com instância ao Senhor, pedindo que este respaldasse a sua palavra.
Orar é humilhar-nos, especialmente quando o fazemos no lugar secreto, sem a pretensão de impressionar ninguém, a não ser Deus. Só ora quem precisa, quem se reconhece necessitado. É um gesto que equivale a rasgar as nossas vestes em sinal de humilhação.
Quando mantemos uma confissão positiva e nos lançamos às lutas e às conquistas sem o respaldo da oração, talvez estejamos apenas num louco exercício de prepotência.
Outro grande segredo da mente do vencedor é que ele sempre coloca seu foco no lado bom das circunstâncias, mesmo quando o adverso é mais evidente. Jesus disse que, se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo terá luz. Os anjos que anunciaram o nascimento de Cristo fizeram uma proclamação importante: “Paz na terra aos homens de boa vontade”. Isso é um segredo espiritual: se nossa visão se fixa no positivo, se temos boa vontade diante dos cenários que se nos apresentam, podemos superar grandes dificuldades... Calebe e seu parceiro Josué viram os gigantes e os desafios de Canaã, mas seus olhos foram postos numa só verdade: “a terra é muito boa” (vs.7).
Muitos cristãos vivem derrotados porque se guiam pela "lei de Murphy" (se alguma coisa pode dar errado, certamente dará) e não pela lei de Deus. Têm olhos maus, focalizam o negativo e vivem escravas dessa perspectiva sombria.
Jeremias, profeta que viveu em tempos muito difíceis para a fé, tinha um segredo: "trazer a memória o que pode dar esperança". Haverá sempre dois lados para olhar... Os vencedores olham pela ótica das promessas.
Outro segredo que povoa a mente dos vencedores é a consciência de que Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.
 As palavras de Calebe foram: “Se o Senhor se agradar de nós, nos fará herdar esta terra...” (vs. 8). Essa argumentação de tem duas colunas: “Se Deus se agradar de nós” e “Ele fará”. Isso revela uma consciência da necessidade de aprovação e uma confiança na ação sobrenatural de Deus.
Não podemos confundir aceitação com aprovação. Para sermos aprovados, temos que agradar a Deus e esta é uma condição para nosso êxito na vida. Mas é importante sabermos que para agradar a Deus, temos que conhecer a sua vontade e nos esforçar para cumpri-la. Não tente agradar a Deus à sua maneira. Ele lhe reprovará!
Calebe sabia que, embora tivessem que enfrentar os inimigos, Deus era quem os colocaria naquela terra. Ele conhecia o valor da bênção e discernia a verdade de que o preço da bênção é a fidelidade... Quer contar com a parceria imbatível do Todo-Poderoso? Agrade-o, obedeça-o radicalmente, oferte, lute pelo que Ele lhe propôs!
Mais do que tudo isso, um vencedor entende que não conquistar o que o Senhor estabeleceu como propósito para sua vida é uma forma de pecar. É por isso que Calebe clama diante dos desistentes: “Não sejais rebeldes contra o Senhor...” (vs. 9).
Muitas pessoas vêem as conquistas apenas como um direito que elas podem desfrutar ou não. Porém, na mente do vencedor, não conquistar é errar o alvo, traçar um caminho paralelo ao que Deus propôs... É por isso que, diante da desistência do povo, Calebe fala sobre não serem rebeldes e não ofenderem ao Senhor com sua incredulidade.
Você precisa construir essa nova forma de pensar! Tudo o que Deus lhe desafiou a conquistar (um casamento abençoado, uma vida próspera, um ministério frutífero...) faz parte de uma herança que custou o sangue da cruz. Não lutar por ela é desprezar o que Deus fez. Quando alguém desiste por causa das lutas e dos inimigos, está "se rebelando" contra a vontade soberana do Senhor.
Entenda que tudo vem d'Ele, é por meio d'Ele e para Ele. Ele tem uma parceria, na verdade uma aliança com você. Não desista do que Deus não desistiu em sua vida! Não abra mão do que Ele lhe deu por herança!



quarta-feira, 2 de maio de 2018

Se movendo na direção de Deus


SE MOVENDO NA DIREÇÃO DE DEUS

Texto: Tiago 4:8. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

Malaquias 3:7. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

Josué 1:1 – 9. Mateus 11:12 E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto.

Em toda a bíblia somos estimulados a buscar a Deus, pois não é Deus que precisa do homem e sim, o homem que precisa de Deus. Para isso precisamos entender que Deus só faz o que o homem não pode fazer, e que, o homem precisa fazer a sua parte. Quando entendemos isso a nossa forma de buscar a Deus muda completamente.
Para o céu se mover na direção da terra, é preciso a terra se mover na direção do céu. O humano precisa se mover na direção do divino, para o divino se mover na direção do humano. Todo sucesso, toda conquista, toda vitória, todo milagre depende deste princípio: Aquele que precisa corre atrás, com Deus não é diferente. Quando lemos na bíblia estes textos, passamos a entender como Deus se move na terra e na vida do homem.
Existe uma lei da física que diz: Que Para toda ação existe uma reação. Quando o humano se move na direção do divino, o divino se move na direção do humano, quando os dois se encontram o resultado é milagre.
Todo milagre é resultado de uma busca, veja na bíblia, quantos versículos encontramos falando para o homem buscar a Deus.
Mateus 6:33, Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 7:7, Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Isaias 55:6, Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Jeremias 29:12. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.
14 E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregarvos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

 O esforço é a parte humana, só o homem pode fazer, pois Deus não irá se mover na sua direção a menos que você se mova na direção dele. Quando Deus diz para Josué esforça-te e tem bom ânimo, é porque Josué tinha que fazer a parte dele, quando o homem faz a sua parte o resto Deus garante.
Deus chega para Josué e faz promessas tremendas de conquistas e de vitorias, Deus diz assim: Todo lugar que pisar a planta do teu pé vo-lo tenho dado, ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida assim como fui com Moises assim serei contigo, não te deixarei nem te abandonarei.
Que promessas tremendas e poderosas, mais Deus coloca duas condições; A primeira é esforça-te, e a segunda é tem bom ânimo, para se mover na direção das promessas de Deus requer esforço e ânimo.
Desanimo é uma das armas mais usadas pelo diabo na vida de uma pessoa, pois sem ânimo o homem não consegue se mover em nenhuma direção. Ele fica num estado de paralisia emocional tão grande que perde todo poder de ação.
Não tem como Deus agir na vida de uma pessoa se ela não se mover na direção de Deus, toda conquista e toda vitória é resultado do esforço humano na direção do divino.
É preciso esforço para entrar na terra prometida, e tomar posse dela, Deus disse a Josué eu vou a sua frente, eu vou derrubar muralhas, eu vou entregar os teus inimigos nas tuas mãos, porem você vai ter que lutar, esforça-te e tem bom ânimo, é preciso esforço humano para ver milagres acontecendo na sua vida.
É preciso esforço humano na direção do divino para entrar no céu. Lucas 13:24 diz: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita.
É preciso esforço para entrar no céu, porque para ir para o inferno é muito fácil, a porta para o céu é estreita, requer esforço, para o inferno é larga não precisa fazer esforço algum, você vai como diz o ditado, de borbulha.
O caminho do céu é estreito, apertado, mas nos conduz na direção de Deus, o caminho do céu é um caminho de renúncia, requer sacrifício, não tem como eu fazer sacrifício sem esforço. Eu preciso sacrificar a minha vida para se mover na direção de Deus, porque sem a renúncia do pecado ninguém entra no céu.
É preciso esforço humano para ver milagres acontecendo. Josué viu milagres acontecendo na sua vida. Quando foi que Josué viu um dos maiores milagres da história? Exatamente no meio de uma guerra, quando a batalha estava acirrada.
Josué lutava contra cinco reis, e a noite se aproximava, e Josué ousa a fazer uma oração que mudaria o curso do universo, ele diz: Sol, detém-te em Gibeão, e tu lua, no vale de Aijalom, e o sol se deteve, e a lua parou.
E diz a bíblia em Josué 10:14 que não houve dia semelhante aquele, nem antes e nem depois dele, tendo o senhor atendido a voz de um homem.
Ana se moveu na direção de Deus, e recebeu o maior milagre da sua vida. O maior desejo do coração de Ana era ser mãe, por muitos e muitos anos ele se movia na direção do seu marido, e quanto mais ela se movia na direção do seu marido mais frustrada ela ficava, pois, seu desejo não era atendido.
Mais um dia ela decidiu se mover na direção de Deus, e ali derramou a sua alma perante o senhor, quando ela desistiu de se mover na direção do marido e se moveu na direção de Deus o milagre aconteceu.
Jairo viu milagres quando se moveu na direção de Jesus. Quando sua filha estava doente quase morta, ele vai na direção de Jesus e pede ajuda dizendo: socorre minha filha, ela estar morrendo, vem impõe as mãos sobre ela.
Por que ele se moveu na direção de Jesus, Jesus se moveu na direção dele. Quando Jesus começa a se mover na direção de Jairo chega alguém e diz não incomodes o mestre, tua filha acaba de morrer, mais Jesus já estava se movendo na direção de Jairo.
Quando Deus começa se mover na sua direção nada o impedirá de operar o milagre na sua vida, Jesus só diz para Jairo, não temas crer somente, e quando chegou na casa de Jairo ressuscita sua filha.
A mulher do fluxo de sangue, que sofria a doze anos só viu o milagre acontecer quando mesmo sem poder se moveu na direção de Jesus.
Por doze anos ela se movia na direção dos médicos, ela se movia na direção de outras pessoas, mais nada foi proveitoso, nada teve sucesso, porque se movia na direção errada, ele se movia na direção de pessoas
A maioria das vezes que nos movemos na direção de pessoas com expectativas de recebermos algum beneficio somos frustrados, e decepcionados, porque nos movemos na direção errada, mais quando decidimos nos mover na direção certa, na direção de Deus é ai que milagres começam a acontecer.
Foi o que aconteceu com aquela mulher, ela disse: se eu tão somente tocar na orla de suas vestes ficarei curada, e foi, rompeu uma multidão, se moveu na direção de Jesus, e resultado foi o milagre, ela ficou curada na hora, de um mal que a acompanhava a doze anos. 
É preciso se mover na direção de Deus para prosperar. Toda oferta trazida no altar, todo dizimo devolvido na casa de Deus, toda primícia entregue ao sacerdote, é o humano se movendo na direção do divino.
Toda entrega requer esforço, requer sacrifício, havia uma praga em Israel, uma sentença de morte na direção de Jerusalém, Davi viu o anjo da morte com a espada apontada para Jerusalém, chega o profeta à Davi e diz: para que cesse a praga você precisa se mover na direção de Deus faça uma oferta, ofereça um sacrifício na eira de Araúna, e quando Davi se moveu com uma oferta de sacrifício a praga cessou em Israel.
Na época do profeta Malaquias Deus traz uma palavra muito forte para o povo, Deus diz: Vocês não prosperam porque estão debaixo de maldição, porque estão me roubando, vocês deixaram de se mover na minha direção, e já faz muito tempo que se desviaram dos meus estatutos e da minha lei.
Tornem para mim e eu me tornarei para vós outros, se movam na minha direção, trazendo os dízimos e as ofertas, que eu me movo na sua direção abrindo as janelas do céu, e vou derramar benção sem medidas, e de quebra vou repreender o devorador.
Quero vê quem não prospera quando as janelas do céu estão abertas na sua vida, e tudo isso é resultado de se mover na direção de Deus através dos dízimos e ofertas.
Nesta noite eu não sei qual é a tua necessidade, mais de uma coisa eu tenho certeza, se você se mover na direção de Deus ele vai se mover na tua direção.
Faça alguma coisa, não fique de boca fechada, Zaqueu precisava de salvação e se moveu na direção de Jesus, subiu numa árvore.
 Maria Madalena precisava de salvação e libertação, se moveu na direção de Jesus, se lançou aos seus pés e foi perdoada dos seus pecados e libertos de sete espíritos imundos.
Nicodemos mesmo sendo religioso precisava do novo nascimento, se moveu na direção de Jesus mesmo de noite com medo e foi salvo.
Bastimeu o cego se moveu na direção de Jesus, ficou gritando feito um louco, o povo mandava ele calar a boca e ele não calou, ele estava se movendo em direção de Jesus, recebeu o milagre foi curado.
Não sei o que você precisa fazer, só sei que você precisa fazer alguma coisa para que Deus se manifeste na vida com milagre. 

Pr. Evilmar