quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Depressão e desejo de morte

 Depressão e desejo de morte


Josué 24:15: Eu e a minha casa, família seremos do Senhor

Depressão: a maioria já viveu momentos assim, em que a pressão emocional parece ser maior do que poderíamos suportar.
O G1 noticiou que o Acre tem a 4° maior taxa de suicídio entre jovens no país. Os jornais sempre mostram história de pessoas famosas e/ou riquíssimas que cometem suicídio.
Depressão sempre anda lado a lado com a ansiedade.
A Bíblia não cita a palavra depressão, porém em vários livros vemos descrições de seus sintomas. Alguns exemplos de pessoas que viveram momentos de depressão:

Salmos 42 – o salmista fala que chorava dia e noite (verso 3), sentia seus ossos esmigalhados (verso 10) e como se Deus estava distante (verso 9); “porque estás abatida, oh minha alma”.

Salmos 88 – o relato de um homem que nós ouvimos falar sobre ele apenas nesse salmo: “Emã”. É difícil de ler porque é escrito por alguém que escancara sua alma de profunda tristeza, depressivo, que estava aflito e que proclama “as trevas são minha única companhia” (verso 18). Expressão do coração de um homem extremamente triste, lutando contra a depressão.

– estava vivendo momentos de tanta tristeza que demonstra o desprezo que ele tinha pela vida, que só lhe trazia desgosto. Cap. 10:1 - “só sofrimento” o lamento de alma desesperada e triste.

Jeremias – conhecido como “profeta chorão”, escreveu um livro de lamentações, um profeta deprimido. Pediu que pudesse voltar para o ventre de sua mãe, amaldiçoando o dia do seu nascimento, gostaria de não ter nascido.

Apesar da depressão não estar citada de forma direta, Deus relata em Sua palavra para que possamos olhar, nos identificar e sermos curados. Não adianta fechar os olhos e fingir que não acontece conosco ou que não é verdade, sendo que hoje é a doença que mais mata nesse século.

A Bíblia não somente nos apresenta essas histórias, como relata a vida do profeta Elias, um homem de Deus. Ele se conhecia e conhecia a voz de Deus também. Quando falava acerca de si mesmo, ele dizia “Aquele em cuja face eu estou”, ou seja, “vivo perante a face de Deus”.
·      O Senhor ordenou que Elias profetizasse que não haveria chuva durante três anos. Ele obedeceu, e assim foi feito! Ele conhecia a voz de Deus.
·      Depois ele foi para uma cidade chamada Sarepta, se encontrou com uma mulher que estava para morrer, pois só tinha um pouco de farinha e azeite. E Elias disse “me dá um bolo...” O que aconteceu? Se multiplicou.
·      E na casa dessa mesma mulher estava Elias, quando seu filho morreu. Elias pega o filho daquela mulher, aquele cadáver frio, e se deitou sobre ele, e aquele jovem ressuscitou.

Mesmo sendo um tremendo homem de Deus, Elias viveu um período de depressão.
·      Começou no monte Carmelo, onde ele confronta os profetas de Baal. Elias sozinho contra 450 profetas de Baal, mais 400 profetas de Astarote. No meio do dia ele repara o altar “sozinho”, ora e cai fogo do céu. Os falsos profetas são levados ao ribeiro, onde Elias mata os 450 profetas de Baal, mais os 400 de Astarote, sozinho.
·      A adrenalina parecia baixar e ele sobe ao monte. Ora por chuva e a chuva vem. Quando ele ouve a chuva, sai correndo à frente dos cavalos de Acabe.
·      Quando ele diz: “agora vou descansar”, a rainha avisa que vai matá-lo. Elias precisou fugir e andou muito para não morrer.

Muita pressão, cobranças, dificuldades... O que você acha que aconteceu? O resultado desse trabalho intenso, a soma de vários dias sem descanso, além do físico, o mental e espiritual? Stress! E vontade de morrer! Tanta que ele se deita embaixo de uma árvore e diz: Basta, Deus toma a minha alma, não sou melhor do que meus pais! Toma agora. I Re. 19:4.

Homem e mulheres de Deus que são “super-homens” e “super mulheres”, com muito trabalho e pouco descanso, lembre-se que toda essa carga de adrenalina provoca tristeza profunda.
Cortisol – ele não deixa emagrecer e ainda libera uma secreção (suco) no nosso corpo que nos faz mal.
Este ritmo de vida acaba nos deixando até mesmo com desejo de morrer. Tanto conhecimento vai nos mostrar que trabalhamos além da conta, ao ponto de perceber que vivemos no automático.

I Reis 19:5 a 8 – Um anjo tocou em Elias e disse: “levante-se e coma”. Depois de comer e beber Elias foi dormir. O anjo tocou nele pela segunda vez e o mandou comer e beber.
·      A terapia: a mensagem de Deus é algo sobrenatural “come e dorme”!

Elias estava pensando em desistir e a ordem de Deus em I Reis 19:15 a 16 revela algo tremendo: o propósito detrás das tarefas. Elias não podia esquecer os propósitos, sua missão para o futuro, o propósito por detrás dele.
Encontre sua missão e seu propósito, saia do escuro, você tem um propósito e uma missão.
Muitos homens de Deus lutaram contra essa tristeza profunda. Às vezes, esta é a situação que você está passando. Saia desse buraco! Saia desse buraco! Vá em frente! Procure ajuda! Levante-se e vá para fora!

Descanse e vá cumprir o que Deus lhe mandou fazer. Vá em frente no poder que Ele lançou sobre nós. A luz do Senhor vai iluminar seu coração!


                                                                                                                   Joelma Severo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário