terça-feira, 28 de junho de 2016

TROCANDO DE JUGO COM JESUS


                                                             
 TROCANDO DE JULGO COM JESUS
            

Mateus 11.28-30

Esta é uma das mais belas promessas de Jesus que a Igreja do Senhor tem proclamado aos necessitados.
Neste texto, normalmente as pessoas se concentram no verso 28. No entanto, a proposta de Jesus não é apenas tirar o seu peso ou fardo, mas é realizar uma troca.

DUAS PROPOSTAS; DOIS RESULTADOS.
Este texto apresenta duas propostas distintas: Vinde a mim – a primeira proposta é: Traz o seu jugo, o seu fardo que eu quero tirá-lo de sobre as suas costas, eu quero tirá-lo de você.  Tomai sobre vós o meu jugo – Eis a segunda proposta: Em lugar do seu, eu quero que você coloque o meu jugo.
Jesus não prometeu apenas tirar o nosso jugo, o que Ele ofereceu foi uma proposta de trocarmos de jugo com Ele. Isso nos ensina que o Senhor espera de nós a expectativa de fé de que Ele é um Deus de intervenção nas nossas vidas, mas Ele também espera de nós um compromisso com Ele.
Além de dois convites, o texto nos fala de dois resultados: diante do primeiro convite (Vinde a mim), o resultado oferecido é um ALÍVIO; diante do segundo convite (Tomais sobre vós o meu jugo), o resultado oferecido é o DESCANSO.
Há uma diferença enorme entre alívio e descanso.

VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI
A maioria das pessoas é atraída pelo primeiro convite – VINDE A MIM. O alívio se experimenta quando a pessoa vai a Cristo e é o que podemos chamar de primeiros socorros, mas não engloba tudo aquilo que Deus deseja fazer na vida de alguém. Por outro lado, o descanso é a próxima fase onde estão os efeitos mais profundos de caminhar com Jesus. Portanto, a única forma de ir além do alívio, é aceitando o jugo de Jesus. É fazendo a troca.

TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO
O que é a proposta do jugo? O jugo fala de união. O jugo (canga) era uma peça de madeira usada para unir dois animais que puxavam o arado. Era uma forma de prender um ao outro e força-los a andarem juntos, no mesmo compasso e direção. 
As Escrituras usam a expressão “jugo” para falar de união, vínculo e sociedade - (2 Coríntios 6.14-16). Ao usar o termo “jugo desigual”, a Bíblia está dizendo que assim como não se usava um jugo entre animais diferentes, assim também há uniões que estão fadadas a não darem certo entre os homens. Paulo emprega vários outros termos sinônimos para jugo ao fazer a comparação de união entre crentes e incrédulos: sociedade, comunhão, harmonia, união, ligação. O próprio termo “cônjuge” que usamos para se referir ao marido ou mulher, quer dizer “companheiro de jugo”.
Quando Jesus está dizendo que quer tirar o nosso peso, Ele não se refere somente aos nossos problemas, mas fala de nossa condição. Mas a proposta de Jesus não é deixar os ombros e o pescoço de ninguém livre. Ele quer que você se disponha a colocar o seu pescoço debaixo de uma canga que te deixe emparelhado com Ele, que te faça caminhar na mesma direção e compasso que Ele, ou seja, que você entre em compromisso com Ele.

ACHAREIS DESCANSO PARA A VOSSA ALMA
Mais do que oferecer os primeiros socorros para nós, o Cristianismo tem uma proposta de transformação.
v  É quando o casamento recebe mais do que os primeiros socorros e passa por um momento de profunda reforma e restauração.
v  É quando vencemos o pecado, em vez de só receber perdão por eles.
v  É quando caminhamos em vitórias constantes e vemos milagres maiores.
Receber um milagre não é só um privilégio, mas também uma responsabilidade. O que o Senhor espera de nós, depois de derramar os Seus milagres, é CORRESPONDÊNCIA: 2 Cr. 32:24-25; Mt. 11:20-24.
Há uma expectativa no coração de Deus de que, depois do Seu primeiro nível de intervenção, o homem não mais permaneça na mesma condição de pecado, mas que ele ofereça a Deus uma resposta de aliança e compromisso com Ele.
Infelizmente, a nossa geração está pregando só a mensagem de alivio, como se a única coisa que a humanidade precisasse e a igreja tivesse a responsabilidade de oferecer fosse dar um jeito de melhorar a saúde, o casamento e as finanças das pessoas.
As pessoas precisam entender que, além de alívio, existe algo muito mais profundo que o Senhor quer fazer em nossas vidas. Mas, esse segundo nível, do DESCANSO pra nossas almas, só virá quando, além de trazer o nosso peso pra Ele tirar, cada um de nós se dispor a colocar o pescoço debaixo do jugo dEle e dizer: Eu aceito o Seu governo, eu aceito o Seu senhorio na minha vida.
Vemos este ciclo progressivo acontecendo na cidade de Éfeso, mediante o ministério do apóstolo Paulo. Quando o apóstolo chegou àquela cidade e começou a pregar o evangelho, os sinais estavam acompanhando-o e indicando o caminho (At 19.5,6). Paulo continua pregando na sinagoga, mas não existe correspondência por parte da maioria do povo nos próximos três meses. Então ele chama os comprometidos e investe em suas vidas para firmá-los ainda mais - Atos 19.8-9. Durante dois anos este grupo foi diariamente ministrado, e a correspondência deles os levou a entraram numa dimensão aparentemente inédita tanto para eles como para o apóstolo Paulo: Atos 19.11,12.
A Bíblia chama de milagres “extraordinários” o que este grupo de irmãos de Éfeso passou a experimentar e, com isto define dois tipos de milagres: o ordinário e o extraordinário. Milagre ordinário é aquele tipo de manifestação que é mais frequente e comum, dimensão onde a maioria de nós está.
Há, porém, outro nível de manifestação do sobrenatural que é classificada como incomum e ocasional. Não é aquele tipo de milagre que se vê com frequência, está num nível mais elevado, por assim dizer, que só vem de uma separação, de uma dedicação, de uma profunda entrega, quando decididamente mantemos o pescoço debaixo do jugo de Jesus.
Se conscientizarmos a Igreja do Senhor em nossos dias a voltar-se para Deus em compromisso genuíno e verdadeiro com Jesus (e seu jugo), entraremos numa dimensão ainda maior de milagres.

PORQUE MEU JUGO É SUAVE
Jugo fala de compromisso. Compromisso é compromisso, e o que Jesus está propondo é isto. Jo. 6:53-56; 60; 66-67. Jesus usa o exemplo do ritual da aliança de sangue para falar de compromisso e até Seus discípulos reconhecem que aquele era um discurso duro e muitos O abandonaram.
O compromisso nunca é totalmente agradável; sempre terá um caráter de jugo. Se você quer ir para a próxima fase, precisa entrar em um profundo nível de compromisso com o Senhor. E não tem nada de pesado nisto!
Pesado não é o jugo de Jesus. Pesado é o pecado. Quem considera o jugo de Cristo pesado são aqueles que não querem se sujeitar ao Seu senhorio. 1 João 5.3,4: Ao falar que os mandamentos de Deus não são penosos, o apóstolo está enfatizando que, embora haja uma dimensão de compromisso, ela não chega a ser pesada.
Vale a pena se comprometer com Deus. A vida cristã é progressiva e, à medida que vamos caminhando com o Senhor, Ele vai esperar um pouco mais de nós e manifestações maiores virão em nossas vidas.

João 6:68-69: Não estamos mais aqui pelos milagres! Queremos a continuidade! Queremos estar no Senhor e que o Senhor esteja em nós! 

terça-feira, 21 de junho de 2016

ALÉM DO QUE PEDIMOS

ALEM DO QUE PEDIMOS

Ef. 3:20-21.
20Àquele que é poderoso de realizar infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós,
21a Ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, por toda a eternidade. Amém!

Você pode ser fraco e incapaz de realizar algo, mas há um Deus que é poderoso. Ele é capaz de superar sua expectativa. Segundo o poder de Deus, e esse poder pode operar em sua vida. Isso vale para a tua vida hoje, mas também para as tuas gerações.
Talvez você esteja vivendo um momento de luta, mas há um Deus capaz de fazer o inimaginável.
Sete leis espirituais para o romper de Deus em sua vida:

1. Temos que pedir.
Você tem uma necessidade? Tem que dizer a Deus, que tem poder para resolve. Nós, muitas vezes, não confessamos, mas não pedimos porque estamos incrédulos - Lc. 11:9.
Há muitas formas de pedir: clamar, sussurrar... Mas, peça. Ao invés de murmurar, peça a Deus! E não desista até que Ele faça!
Ex.: Abraão pediu a Deus pela vida de Ló. Peça por alguém. Ele é capaz de fazer. Por mais difícil que seja a pessoa. Não se atemorize com o tamanho do pedido, porque o seu pedido é menor do que o seu Deus.
Deus disse que ia destruir Israel e começar com Moisés um novo povo. Moisés disse: Risca o meu nome do Teu livro! E Deus mudou de ideia. Deus ama pessoas ousadas no pedir.
Deus manda o profeta Isaías dizer a Ezequias que ele iria morrer. O rei pediu mais tempo, e Deus lhe concedeu mais 15 anos! Deus se agradou do pedido do rei.

2. Pedir com fé.
Crer que Deus é poderoso para fazer o inimaginável. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Há três níveis de fé:
a.    Uma medida que Deus dá a todos - Rm. 12:3. Você é capaz de crer!
b.    Faz parte do fruto do Espírito, é uma fé amadurecida.O fruto só vem quando a árvore já está madura. Esse tipo de fé só é alcançado por quem amadureceu espiritualmente. Não se recuse a crescer.
Um bebê banguela é lindo, mas um velho banguela... Um novo convertido é lindo, mas é feio andar a vida inteira como novo convertido. A fé cresce na medida em que você amadurece. Deixe de ser criança espiritual e amadureça, porque Deus quer aumentar sua fé.
Quanto mais fé, mais conquista, mais realizações, mais você vai saber do que o Seu Deus é capaz.
c.    Dom da fé – I Cor. 12. Capacidade sobrenatural de Deus para realizar o impossível. Faz você receber instantaneamente algo. Não é sempre que ele se manifesta. Quando Deus faz isso é para manifestar a glória dEle. Isso pode acontecer na sua vida.

3. Em nada duvidando – Tg. 1:6-7
As pessoas que tiveram os milagres mais extraordinários foram aquelas que não duvidaram. Quem duvida é como a onda do mar. Quer a benção? NÃO DUVIDE!
 Satanás vai lançar a dúvida, mas você escolhe acolher ou não. Escolhe o que você quer da vida! Você vai crer ou duvidar?
Mc. 9:17-24 – Se você se sente incrédulo algumas vezes, peça ajuda a Deus na sua incredulidade!
A dúvida pode ser pontual em sua vida, mas não deve ser algo constante. O normal é você crer! Pare de duvidar! Pare de ouvir pessoas que colocam mais dúvida do que fé! Está na hora do seu milagre.
Crer é um ato continuo em direção a Deus. Deus vai contar com a tua declaração. Declare o milagre! Se estiver em dúvida, peça ajuda a Deus.

4. Pedir em concordância com alguém – Mt. 8:19-20
Só precisa de dois! Às vezes, nem marido e mulher concordam, e não sabe porque não recebe... Procure alguém que concorde com você em oração. Concordar é SINFONEL = SINFONIA.
Cuidado com quem fica do teu lado só pra te dizer coisas de incredulidade! Se junta com quem vai concordar que Jesus vai fazer o milagre. Quando dois concordam na terra, os céus aplaudem.
Está começando a fraquejar? Chame alguém para orar com você.

5.  Orar no nome de Jesus
No VT, as pessoas oravam em nome do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. No NT, oramos no nome de Jesus, uma aliança superior a que Deus fez com Abraão. Essa aliança é inquebrável!
Jo. 14:13-14 – Ele tem uma aliança com você. Peça no nome de Jesus. O nome de Jesus só pode ser usado por quem tem uma aliança com Ele. Quando você ora em nome de Jesus, você está dizendo que aquilo que Ele fez na cruz é suficiente pra resolver o seu problema.

terça-feira, 14 de junho de 2016

ANDANDO NO SOBRENATURAL

 ANDANDO NO SOBRENATURAL


Efésios 1:3:
"Bendito o nosso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual já nos abençoou com todas as sortes de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus".
Você foi chamado no plano espiritual para cumprir um propósito específico no reino físico. Você não é daqui, está aqui só de passagem. Sua nação verdadeira é a presença do Pai. Esse é o seu lugar de destino, mas, por enquanto, está num reino físico, para cumprir cláusulas e propósitos espirituais. Não é para viver na dimensão da carne, é na do espírito. A Bíblia diz que já fomos abençoados com todas as bênçãos. Não é um pouquinho delas, nem mesmo uma grande medida de bênçãos espirituais. É com toda sorte de bênçãos espirituais.
Não são bênçãos físicas, são espirituais. Muita gente não recebe, porque não sabe tirar os olhos do físico. Nós não nascemos para viver segundo o que é físico, mas para cumprir o projeto de Deus aqui e voltarmos para nossa casa de origem. E, porque vamos cumprir o projeto de Deus, as bênçãos espirituais tornar-se-ão físicas e viveremos de uma forma condigna, como filhos do Rei, com direitos outorgados a um filho do Rei.
Para isso, temos que sair do entendimento tangível, efêmero e entrarmos no espiritual. Quando falo do espiritual, estou falando de fé. Porém, toda fé é acompanhada pela fidelidade. A fé são as nossas obras, os nossos feitos. Se você é crente, prove pelas obras. Tiago diz que a fé sem obras é morta (Tg 2:26). Então, quem não tem fé vive no óbito, morreu no nível da fé.
Deus nos chamou para termos fé e sermos fiéis a Ele. A fidelidade também parte do mundo espiritual e viver nesse nível exige exercício. Sua fé lhe tirará de um nível, de uma dimensão, para outra. Você há de convir que muitos trabalham demais, "suam", e não prosperam. Compram um carro e depois têm que devolver, compram uma casa e não conseguem pagar. Deus vai lhe ensinar agora a sair do nível em que você está para outro maior.
A fé e a fidelidade são caminhos para a prosperidade. Sua prosperidade depende da sua fidelidade, que está ligada à sua fé. Abraão é o pai da fé, da fidelidade e da prosperidade. Ele se tornou um homem próspero quando entregou a sua oferta mais cara, Isaque. Depois disso ele se tornou o homem mais rico da sua época (Gl 3 / Gn 13). Deus não queria Isaque para tirar-lhe a vida, era para provar onde estava o coração de Abraão. Se você retiver a fé e a fidelidade em linha com a Palavra, então haverá prosperidade na sua vida.
Durante um longo tempo, o povo de Israel viveu no Egito. O Egito era o lugar de Faraó, sinal de trevas, mão-de-obra pesada, força do braço, tirania, escravidão, jugo, resistência ao Senhor de Israel.
Os hebreus saíram do Egito com fé, fiéis a Deus e com prosperidade. Não faltava alimento, roupa nem calçado para eles. Não adoeciam e não havia um velho que não gozasse saúde. Deus já nos tirou desse Egito e também temos direito a essas cláusulas.
Deus pode fazer do nosso deserto a terra da nossa prosperidade. Então, se você está num deserto, não murmure, se alegre, porque daí o Senhor vai lhe dar a prosperidade, para que todos vejam que a sua prosperidade não vem da força do seu braço, mas do milagre do Deus Todo Poderoso! No deserto vem os suprimentos de Deus. Foi no deserto que se somaram os maiores milagres do Antigo Testamento.
O povo de Israel foi cativo, também, na Babilônia, de Nabucodonosor. Babilônia era lugar de ostentação, paganismos, ladrões do conhecimento, da formosura (Daniel 3), sede da mentira, do governo da Rainha do Céu, do casamento entre o profano e o sagrado, da heresia.
Babilônia estava sendo conhecida como o deus de Israel. Porém, Ciro fez passar um pregão e todos voltaram para Jerusalém para restaurar a cidade e o templo. Sair de Babilônia significa que Deus nos dará como sinal a restauração do Templo, dos seus utensílios e das festas do Senhor.
Hoje também chegou o tempo, o sinal da restauração dos utensílios do templo do Senhor, a hora de romper com o engano, com a heresia da mistura do sagrado e do profano, das mentiras da Rainha do Céu. O Senhor nos convoca a vivermos na santidade da doutrina de Jerusalém. A doutrina do judaísmo só se tornou límpida quando os judeus saíram da Babilônia. Até então, eles não eram reconhecidos como judeus. Deus deu uma ordem para que eles guardassem os princípios sagrados e, quando eles fizeram isso, veio a restauração do templo. Como resultado, Deus lhes deu uma doutrina límpida e eles restauraram a casa do Senhor, as festas do Senhor e toda a riqueza veio sobre todo o Israel.
Em último lugar, o que poderemos dizer da Terra? Jesus disse que o mundo é a sede onde jaz o maligno. O que vemos nos dias atuais é um mundo cativo às trevas, ostentação, trabalho pela força do braço, tiranias, escravidão, engano, paganismo. Tudo isso é visível neste mundo!
Porém, se os hebreus saíram com fé, fidelidade e prosperidade do Egito, e se os judeus saíram da Babilônia com fé, fidelidade e prosperidade, nós, quando sairmos deste planeta, sairemos com fé, fidelidade e prosperidade. Um dia a trombeta vai tocar! Vai ser a terceira vez que o povo de Deus vai sair de um exílio. O primeiro foi total, o segundo foi regional. O terceiro é de todo o universo, que ainda está debaixo da tirania de Faraó, de Nabucodonosor e de Herodes. Mas, haverá um dia que o Senhor trará libertação e, antes de sairmos daqui, estaremos com:

1. Fé - Jesus um dia perguntou se na sua volta encontraria, porventura, fé na Terra (Lc 18:8). Diga que sim. Você é a sede da fé na Terra.

2. Fidelidade - Jesus lhe dirá: "servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor" (Mt 25:21).

3. Prosperidade - Em tudo Jesus se fez pobre, para que por intermédio de sua pobreza nEle fôssemos ricos (II Co 8:9).
Hoje, Deus quer quebrar o jugo para que entendamos que precisamos entrar no sobrenatural, que é o campo da fé, testemunhando no natural, que é o campo da fidelidade, e o natural com o sobrenatural vai gerar o caminho da prosperidade. Para isso, vamos precisar abdicar de muitas coisas efêmeras, tangíveis que ainda fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que não têm valor para Deus. Deus quer que cada coisa esteja no seu lugar, que tudo tenha seu valor no lugar certo e Deus no Seu lugar com o valor supremo que Ele tem, como Senhor da Glória!

O que você tem para entregar agora ao Senhor? A única coisa que temos de valor hoje é nossa vida. Entenda os mistérios do Reino de Deus e receba no coração essa fé para sair de dimensões de níveis físicos e entrar em níveis espirituais. Se tem algo na sua vida que ocupa o lugar de Deus, entregue para Ele agora. Saia do "Egito" e da "Babilônia" com os sinais de Abraão: fé, fidelidade, prosperidade e com a restauração da visão de Jerusalém. E, quando sairmos deste planeta, já estaremos usufruindo da fé, da fidelidade e da prosperidade. Viva já nesta dimensão, neste entendimento.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

ASPECTOS DA PROMESSA DE DEUS (Parte 2)


ASPECTOS DA PROMEMESSA DE DEUS ( PARTE 2)
ASPECTOS DA PROMESSA DE DEUS (Parte 2)

Isaías 61:1-9



Os prognósticos atuais não são nada bons, mas quem andar na direção de Deus e crer em Suas promessas viverá na contramão deste mundo.

A promessa de Deus para sua vida é de restituição em dobro, conforme Zacarias 9:12 - Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos restaurarei em dobro. Família, imagem, trabalho, finanças, tudo aquilo que foi roubado, se te dará em dobro.



3. A promessa de Deus tem uma metodologia – verso 5: E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.

Deus age como e quando Ele quer. Se não for do jeito de Deus, não será de jeito nenhum. Deus mandará que a benção sobre a sua vida venha de onde você nem imagina, por isso, não espere de homens, mas dEle.

Faça a obra de Deus que Ele cuidará de você. Ele mandará a provisão até pelas mãos dos ímpios, dos estrangeiros. Ou é do jeito de Deus, ou não é de jeito nenhum, porque o Senhor só sabe lidar com quem confia nEle, pois a confiança é uma prova de amor.



4. A promessa de Deus tem uma recompensa – versos 6 e 7: 6 Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. 7 Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

Que parte você não entendeu? Pare de relativizar Deus. Ou você crê em tudo, ou não acredita em nada! Qual é a sua parte? Você será chamado sacerdote do Senhor e ministro do nosso Deus!

Deus não deu herança aos sacerdotes, apenas as cidades de refúgio. Enquanto o dízimo ia para o sustento do tempo, o sacerdote deveria se alimentar das primícias trazidas pelo povo, que era a melhor parte. Deus nos chamou para sermos sacerdotes, e vamos comer as riquezas das nações e teremos dupla honra, isso se obedecermos ao Senhor.

O diabo é ladrão, mas ele só entra por brechas. Se você decidir não abrir brechas em sua vida, o ladrão não vai mais levar vantagem sobre você, e ainda haverá o dobro. A promessa é de que haverá o dobro NA SUA TERRA, o que significa que você vai habitar naquilo que o Senhor prometeu, na terra da sua herança, você não será inquilino, mas proprietário.

Os judeus podiam vender suas terras para pagamento de dívidas, mas elas retornariam à sua possessão no ano do jubileu. O nosso jubileu é YESHUA, e chegou o tempo da restituição em sua vida. E você terá PERPÉTUA ALEGRIA, o que fala de experimentar a justiça de Deus, porque Ele é justo.



5. A promessa de Deus tem uma garantia - 8 Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles. 9 E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.

Qual a garantia que temos? A de que o Senhor ama a justiça e odeia o roubo. Mesmo quando você abre brechas e o diabo rouba a sua prosperidade, o Senhor, que odeia o roubo, entra com Sua infinita misericórdia. Quando há arrependimento, Ele apaga o pecado e cumpre as promessas em sua vida e descendência.

Sua descendência será conhecida nesta terra como benditos do Senhor!
Precisamos viver crendo, confiando e andando na promessa.