terça-feira, 28 de junho de 2016

TROCANDO DE JUGO COM JESUS


                                                             
 TROCANDO DE JULGO COM JESUS
            

Mateus 11.28-30

Esta é uma das mais belas promessas de Jesus que a Igreja do Senhor tem proclamado aos necessitados.
Neste texto, normalmente as pessoas se concentram no verso 28. No entanto, a proposta de Jesus não é apenas tirar o seu peso ou fardo, mas é realizar uma troca.

DUAS PROPOSTAS; DOIS RESULTADOS.
Este texto apresenta duas propostas distintas: Vinde a mim – a primeira proposta é: Traz o seu jugo, o seu fardo que eu quero tirá-lo de sobre as suas costas, eu quero tirá-lo de você.  Tomai sobre vós o meu jugo – Eis a segunda proposta: Em lugar do seu, eu quero que você coloque o meu jugo.
Jesus não prometeu apenas tirar o nosso jugo, o que Ele ofereceu foi uma proposta de trocarmos de jugo com Ele. Isso nos ensina que o Senhor espera de nós a expectativa de fé de que Ele é um Deus de intervenção nas nossas vidas, mas Ele também espera de nós um compromisso com Ele.
Além de dois convites, o texto nos fala de dois resultados: diante do primeiro convite (Vinde a mim), o resultado oferecido é um ALÍVIO; diante do segundo convite (Tomais sobre vós o meu jugo), o resultado oferecido é o DESCANSO.
Há uma diferença enorme entre alívio e descanso.

VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI
A maioria das pessoas é atraída pelo primeiro convite – VINDE A MIM. O alívio se experimenta quando a pessoa vai a Cristo e é o que podemos chamar de primeiros socorros, mas não engloba tudo aquilo que Deus deseja fazer na vida de alguém. Por outro lado, o descanso é a próxima fase onde estão os efeitos mais profundos de caminhar com Jesus. Portanto, a única forma de ir além do alívio, é aceitando o jugo de Jesus. É fazendo a troca.

TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO
O que é a proposta do jugo? O jugo fala de união. O jugo (canga) era uma peça de madeira usada para unir dois animais que puxavam o arado. Era uma forma de prender um ao outro e força-los a andarem juntos, no mesmo compasso e direção. 
As Escrituras usam a expressão “jugo” para falar de união, vínculo e sociedade - (2 Coríntios 6.14-16). Ao usar o termo “jugo desigual”, a Bíblia está dizendo que assim como não se usava um jugo entre animais diferentes, assim também há uniões que estão fadadas a não darem certo entre os homens. Paulo emprega vários outros termos sinônimos para jugo ao fazer a comparação de união entre crentes e incrédulos: sociedade, comunhão, harmonia, união, ligação. O próprio termo “cônjuge” que usamos para se referir ao marido ou mulher, quer dizer “companheiro de jugo”.
Quando Jesus está dizendo que quer tirar o nosso peso, Ele não se refere somente aos nossos problemas, mas fala de nossa condição. Mas a proposta de Jesus não é deixar os ombros e o pescoço de ninguém livre. Ele quer que você se disponha a colocar o seu pescoço debaixo de uma canga que te deixe emparelhado com Ele, que te faça caminhar na mesma direção e compasso que Ele, ou seja, que você entre em compromisso com Ele.

ACHAREIS DESCANSO PARA A VOSSA ALMA
Mais do que oferecer os primeiros socorros para nós, o Cristianismo tem uma proposta de transformação.
v  É quando o casamento recebe mais do que os primeiros socorros e passa por um momento de profunda reforma e restauração.
v  É quando vencemos o pecado, em vez de só receber perdão por eles.
v  É quando caminhamos em vitórias constantes e vemos milagres maiores.
Receber um milagre não é só um privilégio, mas também uma responsabilidade. O que o Senhor espera de nós, depois de derramar os Seus milagres, é CORRESPONDÊNCIA: 2 Cr. 32:24-25; Mt. 11:20-24.
Há uma expectativa no coração de Deus de que, depois do Seu primeiro nível de intervenção, o homem não mais permaneça na mesma condição de pecado, mas que ele ofereça a Deus uma resposta de aliança e compromisso com Ele.
Infelizmente, a nossa geração está pregando só a mensagem de alivio, como se a única coisa que a humanidade precisasse e a igreja tivesse a responsabilidade de oferecer fosse dar um jeito de melhorar a saúde, o casamento e as finanças das pessoas.
As pessoas precisam entender que, além de alívio, existe algo muito mais profundo que o Senhor quer fazer em nossas vidas. Mas, esse segundo nível, do DESCANSO pra nossas almas, só virá quando, além de trazer o nosso peso pra Ele tirar, cada um de nós se dispor a colocar o pescoço debaixo do jugo dEle e dizer: Eu aceito o Seu governo, eu aceito o Seu senhorio na minha vida.
Vemos este ciclo progressivo acontecendo na cidade de Éfeso, mediante o ministério do apóstolo Paulo. Quando o apóstolo chegou àquela cidade e começou a pregar o evangelho, os sinais estavam acompanhando-o e indicando o caminho (At 19.5,6). Paulo continua pregando na sinagoga, mas não existe correspondência por parte da maioria do povo nos próximos três meses. Então ele chama os comprometidos e investe em suas vidas para firmá-los ainda mais - Atos 19.8-9. Durante dois anos este grupo foi diariamente ministrado, e a correspondência deles os levou a entraram numa dimensão aparentemente inédita tanto para eles como para o apóstolo Paulo: Atos 19.11,12.
A Bíblia chama de milagres “extraordinários” o que este grupo de irmãos de Éfeso passou a experimentar e, com isto define dois tipos de milagres: o ordinário e o extraordinário. Milagre ordinário é aquele tipo de manifestação que é mais frequente e comum, dimensão onde a maioria de nós está.
Há, porém, outro nível de manifestação do sobrenatural que é classificada como incomum e ocasional. Não é aquele tipo de milagre que se vê com frequência, está num nível mais elevado, por assim dizer, que só vem de uma separação, de uma dedicação, de uma profunda entrega, quando decididamente mantemos o pescoço debaixo do jugo de Jesus.
Se conscientizarmos a Igreja do Senhor em nossos dias a voltar-se para Deus em compromisso genuíno e verdadeiro com Jesus (e seu jugo), entraremos numa dimensão ainda maior de milagres.

PORQUE MEU JUGO É SUAVE
Jugo fala de compromisso. Compromisso é compromisso, e o que Jesus está propondo é isto. Jo. 6:53-56; 60; 66-67. Jesus usa o exemplo do ritual da aliança de sangue para falar de compromisso e até Seus discípulos reconhecem que aquele era um discurso duro e muitos O abandonaram.
O compromisso nunca é totalmente agradável; sempre terá um caráter de jugo. Se você quer ir para a próxima fase, precisa entrar em um profundo nível de compromisso com o Senhor. E não tem nada de pesado nisto!
Pesado não é o jugo de Jesus. Pesado é o pecado. Quem considera o jugo de Cristo pesado são aqueles que não querem se sujeitar ao Seu senhorio. 1 João 5.3,4: Ao falar que os mandamentos de Deus não são penosos, o apóstolo está enfatizando que, embora haja uma dimensão de compromisso, ela não chega a ser pesada.
Vale a pena se comprometer com Deus. A vida cristã é progressiva e, à medida que vamos caminhando com o Senhor, Ele vai esperar um pouco mais de nós e manifestações maiores virão em nossas vidas.

João 6:68-69: Não estamos mais aqui pelos milagres! Queremos a continuidade! Queremos estar no Senhor e que o Senhor esteja em nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário